Salário para o cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Um Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.413,60 e R$ 18.445,29, com a média salarial de R$ 5.176,10 e o salário mediana em R$ 2.350,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.176,10 62.113,24 1.294,03 23,98
1º Quartil 1.413,60 16.963,14 353,40 6,55
Salário Mediana 2.350,00 28.200,00 587,50 10,89
3º Quartil 14.067,17 168.806,02 3.516,79 65,18
Teto Salarial 18.445,29 221.343,51 4.611,32 85,47


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.278 - 31.668 11.429,43 2.277,76 8.000,00 26.145,06 31.667,68
Belo Horizonte - MG 1.614 - 3.598 2.026,68 1.614,29 1.813,14 2.970,80 3.598,32
Rio de Janeiro - RJ 1.703 - 10.653 4.131,35 1.703,13 2.900,00 8.795,28 10.653,10
Goiânia - GO 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Curitiba - PR 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.806 - 26.334 8.800,14 1.806,39 5.500,00 21.741,69 26.334,19
Minas Gerais 1.564 - 4.041 2.104,21 1.563,55 1.813,14 3.336,13 4.040,82
Rio de Janeiro 1.672 - 10.653 4.005,98 1.671,88 2.500,00 8.795,28 10.653,10
Goiás 1.045 - 3.815 1.493,66 1.045,00 1.050,00 3.150,00 3.815,37
Rio Grande do Sul 1.544 - 3.815 2.445,19 1.544,32 2.500,00 3.150,00 3.815,37
Paraná 1.400 - 5.470 2.475,79 1.400,00 1.800,00 4.516,13 5.470,07


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • atender auditoria interna e externa;
    • programar férias da equipe;
    • analisar mercado e concorrência;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • incrementar resultados;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • estudar sugestões de clientes;
    • selecionar pessoas;
    • determinar perfil de ocupações;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • examinar operações gerenciais;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • demonstrar liderança;
    • implementar políticas internas e externas;
    • delegar atribuições;
    • elaborar orçamento da área;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • remanejar pessoal;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • visitar clientes;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • participar de projetos da instituição;
    • contratar serviços terceirizados;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • gerir processos de crédito;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • revisar plano diretor;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • executar consultas de crédito;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • participar de comitê de crédito;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • consolidar informações gerenciais;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • promover interação da equipe;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • classificar clientes (rating e score);
    • sugerir promoção de pessoal;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • dispensar pessoas;
    • demonstrar visão gerencial;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • demonstrar persuasão;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • demonstrar segurança;
    • respeitar valores da instituição;
    • identificar necessidade de cliente;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • conferir autenticidade de informações;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • estipular políticas por produto;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • administrar conflitos;
    • coordenar equipes;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • propor remuneração de pessoal;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • estabelecer prioridades;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • motivar equipes;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • demonstrar flexibilidade;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • acompanhar formalização de operações;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • controlar orçamento da área;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • controlar custos;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • demonstrar poder de decisão;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteira de crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Construção de edifícios
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Compra e venda de imóveis próprios
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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