Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Um Administrador de carteiras de crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.364,37 e R$ 14.789,82, com a média salarial de R$ 5.628,79 e o salário mediana em R$ 3.606,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.628,79 67.545,50 1.407,20 26,23
1º Quartil 2.364,37 28.372,45 591,09 11,02
Salário Mediana 3.606,00 43.272,00 901,50 16,80
3º Quartil 11.279,35 135.352,21 2.819,84 52,55
Teto Salarial 14.789,82 177.477,88 3.697,46 68,91


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.256 - 20.682 7.950,76 3.255,91 5.300,00 17.075,36 20.682,19
Rio de Janeiro - RJ 2.192 - 25.500 7.485,54 2.192,33 3.471,00 21.053,33 25.500,43
Belo Horizonte - MG 2.447 - 13.604 5.565,92 2.447,33 4.299,00 11.231,33 13.603,73
Goiânia - GO 1.925 - 7.124 3.582,92 1.925,00 3.606,00 5.882,00 7.124,45
Caxias do Sul - RS 1.650 - 2.350 1.768,60 1.650,00 1.750,00 1.940,00 2.349,79
Curitiba - PR 2.326 - 19.770 6.719,63 2.326,00 4.098,00 16.322,00 19.769,70
Fortaleza - CE 1.933 - 7.537 2.845,00 1.933,00 2.068,00 6.223,00 7.537,48
São Bernardo do Campo - SP 2.300 - 15.007 6.153,60 2.300,00 2.300,00 12.390,00 15.007,14
Salvador - BA 1.800 - 5.735 2.800,00 1.800,00 2.316,00 4.735,00 5.735,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.710 - 23.043 8.517,06 2.709,87 5.360,50 19.024,20 23.042,68
Minas Gerais 2.025 - 10.951 4.623,54 2.025,45 4.150,00 9.041,40 10.951,21
Goiás 1.913 - 7.061 3.604,60 1.912,50 3.606,00 5.829,50 7.060,87
Rio de Janeiro 2.316 - 20.746 6.686,75 2.316,25 3.338,50 17.128,25 20.746,25
Rio Grande do Sul 1.650 - 3.476 1.949,64 1.650,00 1.800,00 2.870,00 3.476,23
Paraná 2.326 - 19.770 7.306,33 2.326,00 4.735,00 16.322,00 19.769,70
Mato Grosso do Sul 1.412 - 6.783 2.863,78 1.412,00 2.000,00 5.600,00 6.782,89
Bahia 1.931 - 5.351 3.087,50 1.931,00 2.793,50 4.417,50 5.350,61
Ceará 1.412 - 7.537 2.606,17 1.412,00 2.000,50 6.223,00 7.537,48


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • gerenciar pessoas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;

  • Atividades

    • examinar operações gerenciais;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • conferir autenticidade de informações;
    • coordenar equipes;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • demonstrar persuasão;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • implementar políticas internas e externas;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • estipular políticas por produto;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • promover interação da equipe;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • controlar custos;
    • identificar necessidade de cliente;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • selecionar pessoas;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • administrar conflitos;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • respeitar valores da instituição;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • participar de projetos da instituição;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • determinar perfil de ocupações;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • demonstrar visão gerencial;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • participar de comitê de crédito;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • propor remuneração de pessoal;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • classificar clientes (rating e score);
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • remanejar pessoal;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • analisar mercado e concorrência;
    • revisar plano diretor;
    • visitar clientes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • estabelecer prioridades;
    • demonstrar poder de decisão;
    • consolidar informações gerenciais;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • gerir processos de crédito;
    • delegar atribuições;
    • estudar sugestões de clientes;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • elaborar orçamento da área;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • demonstrar liderança;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • contratar serviços terceirizados;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • demonstrar percepção (feeling);
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • acompanhar formalização de operações;
    • incrementar resultados;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • dispensar pessoas;
    • controlar orçamento da área;
    • motivar equipes;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • programar férias da equipe;
    • atender auditoria interna e externa;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • executar consultas de crédito;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Construção de edifícios
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Diretor de leasing