Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito imobiliário
CBO 1417-25 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito imobiliário - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito imobiliário

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;

Atividades

  • acompanhar formalização de operações;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • conferir autenticidade de informações;
  • participar do comitê operacional e de produtos;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • motivar equipes;
  • estudar sugestões de clientes;
  • classificar clientes (rating e score);
  • incrementar resultados;
  • controlar orçamento da área;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • demonstrar persuasão;
  • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
  • delegar atribuições;
  • propor remuneração de pessoal;
  • participar de comitê de crédito;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • visitar clientes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • atender auditoria interna e externa;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar liderança;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • estipular políticas por produto;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • promover interação da equipe;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • remanejar pessoal;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • demonstrar visão gerencial;
  • analisar mercado e concorrência;
  • identificar necessidade de cliente;
  • revisar plano diretor;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • reciclar-se profissionalmente;
  • checar aplicação do crédito na finalidade;
  • participar de projetos da instituição;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • selecionar pessoas;
  • dispensar pessoas;
  • respeitar valores da instituição;
  • coordenar equipes;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • examinar operações gerenciais;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar segurança;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • gerir processos de crédito;
  • controlar custos;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • elaborar orçamento da área;
  • demonstrar poder de decisão;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • determinar perfil de ocupações;
  • programar férias da equipe;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • consolidar informações gerenciais;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • administrar conflitos;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • executar consultas de crédito;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • implementar políticas internas e externas;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito imobiliário no mercado de trabalho

  • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Bancos comerciais
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Construção de edifícios
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial




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