Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Um Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.238,98 e R$ 18.996,97, com a média salarial de R$ 5.521,18 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.521,18 66.254,17 1.380,30 25,85
1º Quartil 1.238,98 14.867,74 309,74 5,80
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 12,36
3º Quartil 14.487,90 173.854,84 3.621,98 67,84
Teto Salarial 18.996,97 227.963,69 4.749,24 88,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.593 - 28.858 11.285,27 2.592,80 9.385,56 23.825,64 28.858,33
Fortaleza - CE 1.168 - 16.158 5.110,94 1.167,50 2.113,06 13.340,45 16.158,36
Curitiba - PR 1.605 - 11.382 4.339,90 1.604,72 3.393,00 9.397,46 11.382,48
Rio de Janeiro - RJ 1.613 - 13.833 4.871,77 1.612,69 3.230,63 11.420,77 13.833,18
Goiânia - GO 1.648 - 20.345 6.367,19 1.648,23 2.620,00 16.797,01 20.345,04
Belo Horizonte - MG 1.453 - 10.334 3.646,80 1.453,47 2.500,00 8.531,51 10.333,63
Recife - PE 1.149 - 6.951 2.719,22 1.149,00 2.132,69 5.738,47 6.950,61
Teresina - PI 1.078 - 1.963 1.213,62 1.077,55 1.101,00 1.620,90 1.963,29
Aracaju - SE 1.102 - 2.600 1.471,46 1.101,74 1.350,00 2.146,50 2.599,91
Umuarama - PR 1.383 - 3.268 1.885,99 1.383,36 1.558,20 2.698,44 3.268,43
Porto Alegre - RS 1.978 - 20.508 7.489,08 1.978,07 4.827,59 16.931,73 20.508,22
Ribeirão Preto - SP 1.409 - 10.809 4.672,53 1.409,01 4.658,42 8.923,58 10.808,51
Redenção - PA 1.045 - 1.480 1.100,11 1.045,00 1.045,00 1.221,79 1.479,86
Caruaru - PE 1.065 - 1.366 1.115,52 1.065,00 1.128,15 1.128,15 1.366,45
São José do Rio Preto - SP 1.993 - 9.936 4.097,48 1.993,00 3.000,00 8.203,60 9.936,44
Aparecida de Goiânia - GO 2.390 - 8.728 4.968,08 2.390,03 5.883,92 7.205,80 8.727,88
Presidente Prudente - SP 1.650 - 12.510 5.044,66 1.650,00 2.579,00 10.328,24 12.509,87
Maringá - PR 1.230 - 6.056 2.647,75 1.229,60 2.111,40 5.000,00 6.056,15
Franca - SP 3.644 - 4.757 3.776,10 3.643,90 3.740,00 3.927,00 4.756,50
Salvador - BA 1.055 - 13.140 4.186,87 1.055,19 3.500,00 10.848,39 13.139,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.917 - 24.739 9.023,50 1.917,17 6.522,23 20.424,51 24.738,77
Paraná 1.348 - 8.854 3.246,34 1.348,47 2.100,00 7.309,71 8.853,74
Santa Catarina 1.408 - 7.525 2.785,26 1.407,92 1.696,00 6.213,03 7.525,41
Ceará 1.138 - 13.359 3.988,22 1.138,20 1.500,00 11.029,63 13.359,42
Minas Gerais 1.102 - 8.885 3.118,62 1.102,37 2.041,40 7.335,79 8.885,33
Goiás 1.668 - 16.004 5.367,07 1.668,36 2.648,36 13.212,65 16.003,56
Rio de Janeiro 1.471 - 12.034 4.229,24 1.470,85 2.629,17 9.935,00 12.033,57
Rio Grande do Sul 1.208 - 17.124 5.720,83 1.207,57 3.359,83 14.137,64 17.123,94
Pernambuco 1.092 - 5.142 2.063,85 1.091,72 1.202,50 4.245,50 5.142,27
Piauí 1.078 - 2.154 1.259,97 1.077,96 1.117,72 1.778,10 2.153,69
Pará 1.045 - 4.882 1.838,51 1.045,00 1.154,50 4.030,66 4.882,06
Sergipe 1.102 - 2.745 1.513,07 1.101,74 1.500,00 2.266,50 2.745,25
Bahia 1.204 - 7.484 3.128,14 1.204,34 2.427,09 6.178,61 7.483,72
Mato Grosso 1.146 - 23.127 6.712,06 1.146,33 3.621,54 19.093,50 23.126,62
Maranhão 1.075 - 9.263 2.461,06 1.074,56 1.194,65 7.647,31 9.262,65
Rondônia 1.133 - 6.675 2.268,80 1.133,33 1.315,40 5.510,83 6.674,88
Rio Grande do Norte 1.045 - 8.479 3.115,75 1.045,00 2.213,89 7.000,00 8.478,61
Mato Grosso do Sul 1.137 - 4.065 1.942,82 1.136,67 1.463,00 3.355,74 4.064,58
Amazonas 1.045 - 5.429 2.570,00 1.045,00 2.667,03 4.482,03 5.428,76
Espírito Santo 1.256 - 8.935 3.752,65 1.256,40 2.336,90 7.377,00 8.935,24
Roraima 1.059 - 1.575 1.099,17 1.059,00 1.059,00 1.300,00 1.574,60
Distrito Federal 1.476 - 7.953 3.280,17 1.476,28 2.570,33 6.566,29 7.953,29
Alagoas 1.200 - 6.243 2.321,57 1.200,00 1.635,00 5.154,00 6.242,68


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • otimizar fluxo de trabalho;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • atender auditoria interna e externa;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • classificar clientes (rating e score);
    • estipular políticas por produto;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • selecionar pessoas;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • analisar mercado e concorrência;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • programar férias da equipe;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • demonstrar poder de decisão;
    • implementar políticas internas e externas;
    • revisar plano diretor;
    • demonstrar flexibilidade;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • demonstrar segurança;
    • participar de comitê de crédito;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • elaborar orçamento da área;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • estudar sugestões de clientes;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • motivar equipes;
    • determinar perfil de ocupações;
    • coordenar equipes;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • identificar necessidade de cliente;
    • acompanhar formalização de operações;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • promover interação da equipe;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • demonstrar persuasão;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • remanejar pessoal;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • controlar custos;
    • examinar operações gerenciais;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • propor remuneração de pessoal;
    • consolidar informações gerenciais;
    • incrementar resultados;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • conferir autenticidade de informações;
    • executar consultas de crédito;
    • demonstrar liderança;
    • delegar atribuições;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • contratar serviços terceirizados;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • respeitar valores da instituição;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • estabelecer prioridades;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • gerir processos de crédito;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • dispensar pessoas;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • administrar conflitos;
    • participar de projetos da instituição;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • controlar orçamento da área;
    • visitar clientes;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • demonstrar visão gerencial;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de móveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços advocatícios
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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