Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • reciclar-se profissionalmente;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • demonstrar segurança;
  • determinar perfil de ocupações;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • revisar plano diretor;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • selecionar pessoas;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • elaborar orçamento da área;
  • remanejar pessoal;
  • acompanhar formalização de operações;
  • analisar dossiê de operações de câmbio;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar liderança;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • consolidar informações gerenciais;
  • respeitar valores da instituição;
  • administrar conflitos;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • participar de projetos da instituição;
  • examinar operações gerenciais;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • programar férias da equipe;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • analisar mercado e concorrência;
  • motivar equipes;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • demonstrar poder de decisão;
  • validar contratos de produtos com compliance;
  • controlar orçamento da área;
  • contratar serviços terceirizados;
  • demonstrar visão gerencial;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • atender auditoria interna e externa;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • implementar políticas internas e externas;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • executar consultas de crédito;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • dispensar pessoas;
  • controlar custos;
  • estipular políticas por produto;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • propor remuneração de pessoal;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • visitar clientes;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • obter conformidade legal de produtos e serviços;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • demonstrar flexibilidade;
  • incrementar resultados;
  • estabelecer prioridades;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • conferir autenticidade de informações;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • estudar sugestões de clientes;
  • participar de comitê de crédito;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • classificar clientes (rating e score);
  • interagir com demais áreas do banco;
  • coordenar equipes;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar persuasão;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • identificar necessidade de cliente;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • promover interação da equipe;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • fomentar prospecção de clientes;


Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • Agenciamento de cargas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Cooperativas de crédito mútuo




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Técnico petroquímico
Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

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