Salário para o cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior
CBO 1417-15 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Um Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.865,85 e R$ 22.619,71, com a média salarial de R$ 8.738,47 e o salário mediana em R$ 7.048,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.738,47 104.861,58 2.184,62 41,88
1º Quartil 2.865,85 34.390,16 716,46 13,73
Salário Mediana 7.048,39 84.580,68 1.762,10 33,78
3º Quartil 17.250,75 207.009,04 4.312,69 82,67
Teto Salarial 22.619,71 271.436,47 5.654,93 108,40


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.170 - 22.852 9.580,68 3.169,78 8.478,68 18.866,53 22.851,71
Campinas - SP 4.266 - 17.692 8.530,41 4.265,98 8.500,00 14.606,61 17.691,97
Rio de Janeiro - RJ 2.761 - 23.403 11.448,79 2.760,50 12.000,57 19.321,71 23.403,03
Curitiba - PR 2.575 - 22.558 7.161,01 2.574,88 5.485,69 18.624,00 22.557,95
Florianópolis - SC 2.000 - 5.439 2.803,78 2.000,00 2.764,21 4.490,46 5.438,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.122 - 21.760 9.235,28 3.122,37 7.835,88 17.965,52 21.760,37
Santa Catarina 2.224 - 17.128 6.394,84 2.224,29 4.745,23 14.140,89 17.127,87
Paraná 2.058 - 12.968 5.433,03 2.058,29 4.971,37 10.706,61 12.968,17
Rio de Janeiro 3.526 - 21.860 10.411,94 3.525,59 9.881,16 18.047,80 21.860,04
Rio Grande do Sul 2.238 - 16.770 7.939,77 2.237,98 7.000,00 13.845,02 16.769,50
Minas Gerais 3.000 - 18.967 7.135,17 3.000,00 4.500,00 15.659,00 18.966,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;

  • Atividades

    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • participar de comitê de crédito;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • estipular políticas por produto;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • demonstrar persuasão;
    • demonstrar visão gerencial;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • coordenar equipes;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • dispensar pessoas;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • demonstrar segurança;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • conferir autenticidade de informações;
    • participar de projetos da instituição;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • propor remuneração de pessoal;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • classificar clientes (rating e score);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • determinar perfil de ocupações;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • implementar políticas internas e externas;
    • promover interação da equipe;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • revisar plano diretor;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • programar férias da equipe;
    • demonstrar liderança;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • visitar clientes;
    • incrementar resultados;
    • estudar sugestões de clientes;
    • estabelecer prioridades;
    • executar consultas de crédito;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • respeitar valores da instituição;
    • administrar conflitos;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • identificar necessidade de cliente;
    • elaborar orçamento da área;
    • examinar operações gerenciais;
    • delegar atribuições;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • selecionar pessoas;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • controlar orçamento da área;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • acompanhar formalização de operações;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • gerir processos de crédito;
    • consolidar informações gerenciais;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • demonstrar poder de decisão;
    • contratar serviços terceirizados;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • motivar equipes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • analisar mercado e concorrência;
    • controlar custos;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atender auditoria interna e externa;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • remanejar pessoal;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;


    Setores que mais contratam Gerente de administração de carteiras de câmbio e comércio exterior no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos comerciais
    • Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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