Salário para o cargo de Supervisor de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de cobrança

Um Supervisor de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.992,26 e R$ 6.820,55, com a média salarial de R$ 3.177,18 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.177,18 38.126,12 794,29 14,79
1º Quartil 1.992,26 23.907,14 498,07 9,27
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,64
3º Quartil 5.201,64 62.419,68 1.300,41 24,21
Teto Salarial 6.820,55 81.846,55 1.705,14 31,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.983 - 10.045 3.987,62 1.982,68 2.803,00 8.293,37 10.045,18
Curitiba - PR 1.781 - 5.891 2.835,85 1.781,02 2.259,50 4.863,46 5.890,77
Fortaleza - CE 1.629 - 4.040 2.200,13 1.629,10 2.000,00 3.335,08 4.039,55
Belo Horizonte - MG 1.902 - 6.016 3.019,44 1.902,05 2.604,50 4.966,71 6.015,82
Bauru - SP 2.160 - 5.132 3.015,75 2.159,71 2.826,00 4.236,88 5.131,83
Rio de Janeiro - RJ 1.769 - 7.864 3.881,18 1.769,27 3.500,00 6.492,65 7.864,10
Porto Alegre - RS 2.055 - 6.505 3.333,95 2.055,08 3.000,00 5.370,72 6.505,18
Ribeirão Preto - SP 2.384 - 6.384 3.328,05 2.384,24 2.851,00 5.270,56 6.383,86
Joinville - SC 2.125 - 5.115 2.908,74 2.125,02 2.631,00 4.223,12 5.115,17
Campo Grande - MS 1.898 - 5.961 3.047,16 1.898,11 2.500,00 4.921,40 5.960,95
Goiânia - GO 1.865 - 6.895 3.201,21 1.865,20 2.560,00 5.692,23 6.894,60
Uberlândia - MG 1.675 - 4.573 2.490,80 1.675,00 2.134,00 3.775,25 4.572,70
Barueri - SP 2.328 - 11.380 4.432,99 2.327,81 2.875,00 9.395,36 11.379,95
Recife - PE 1.766 - 4.771 2.595,50 1.766,48 2.403,00 3.939,18 4.771,26
Brasília - DF 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Sorocaba - SP 1.948 - 4.260 2.426,57 1.947,78 2.084,00 3.517,33 4.260,30
São Caetano do Sul - SP 2.174 - 3.375 2.336,27 2.174,25 2.215,00 2.786,29 3.374,84
Araçatuba - SP 2.051 - 3.746 2.388,53 2.050,88 2.199,00 3.092,75 3.746,03
Osasco - SP 2.052 - 5.631 2.977,05 2.052,38 2.387,50 4.648,77 5.630,73
Maringá - PR 1.818 - 6.152 2.791,57 1.817,87 2.078,00 5.079,38 6.152,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.996 - 8.720 3.661,56 1.996,48 2.700,00 7.198,91 8.719,54
Paraná 1.741 - 5.713 2.749,93 1.741,33 2.170,00 4.716,64 5.712,94
Minas Gerais 1.711 - 5.451 2.752,38 1.710,70 2.386,50 4.500,48 5.451,12
Ceará 1.631 - 4.152 2.231,94 1.631,36 2.000,00 3.427,65 4.151,67
Rio Grande do Sul 1.843 - 5.834 3.060,91 1.843,40 3.000,00 4.816,80 5.834,25
Rio de Janeiro 1.621 - 8.550 3.750,56 1.620,78 2.981,00 7.058,63 8.549,62
Santa Catarina 1.932 - 6.024 3.074,90 1.931,89 2.710,00 4.973,68 6.024,27
Goiás 1.686 - 7.700 3.297,70 1.685,84 2.500,00 6.357,23 7.700,07
Mato Grosso do Sul 1.871 - 5.677 2.963,44 1.871,26 2.500,00 4.687,26 5.677,35
Maranhão 1.451 - 4.020 2.008,58 1.451,47 1.590,00 3.318,94 4.020,00
Pernambuco 1.740 - 5.021 2.601,63 1.740,17 2.387,65 4.145,64 5.021,33
Pará 1.433 - 3.957 2.057,68 1.433,00 1.757,00 3.267,00 3.957,09
Bahia 1.521 - 5.415 2.443,86 1.520,80 1.920,00 4.470,40 5.414,68
Distrito Federal 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Espírito Santo 1.425 - 4.591 2.506,08 1.424,67 2.373,00 3.790,56 4.591,23
Mato Grosso 1.444 - 4.913 2.371,71 1.443,75 1.981,50 4.055,88 4.912,60
Piauí 1.666 - 3.970 2.464,35 1.666,20 2.486,00 3.277,80 3.970,17
Amazonas 1.906 - 5.702 2.716,33 1.905,50 2.040,00 4.708,00 5.702,47
Alagoas 1.615 - 2.456 1.863,98 1.615,49 1.946,00 2.027,33 2.455,57
Rondônia 1.460 - 3.324 1.905,06 1.460,00 1.768,00 2.743,96 3.323,57
Sergipe 1.827 - 4.651 2.572,50 1.827,33 2.215,00 3.839,67 4.650,72
Tocantins 1.450 - 4.269 2.332,67 1.450,00 2.075,00 3.524,50 4.268,98
Rio Grande do Norte 1.573 - 4.191 2.363,88 1.572,50 2.058,50 3.460,00 4.190,86
Paraíba 1.694 - 4.078 2.169,50 1.694,00 1.800,00 3.367,00 4.078,21
Acre 1.412 - 2.798 1.722,33 1.412,00 1.600,00 2.310,00 2.797,94


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • atuar com dinamismo;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor promoções de funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • justificar diferenças de caixa;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • recolher numerário dos guichês;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • elaborar programação de férias;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • agir com criatividade;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • liderar equipe;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • promover reuniões;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • orçar custos;
    • treinar novos funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • definir perfil para cargos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • agir com flexibilidade;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • selecionar pessoal;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • analisar relatórios;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • confrontar dados coletados;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • agir com empatia;
    • controlar movimentação de questionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • agir com desenvoltura;
    • definir rotinas de trabalho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • propor fechamento de contratos;
    • conferir faturas;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • controlar as emoções;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • promover rodízio de funções;
    • controlar ligações telefônicas;
    • criticar questionários preenchidos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • identificar prioridades;
    • definir recursos de trabalho;
    • estimar volume de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • manter-se atualizado;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • tabular dados;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • monitorar atendimento telefônico;


    Setores que mais contratam Supervisor de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Correspondentes de instituições financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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