Salário para o cargo de Supervisor de bilheteira de transportes
CBO 5101-05 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de bilheteira de transportes - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de bilheteira de transportes

Um Supervisor de bilheteira de transportes trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.379,76 e R$ 7.786,64, com a média salarial de R$ 3.781,25 e o salário mediana em R$ 3.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de bilheteira de transportes

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.781,25 45.375,02 945,31 17,39
1º Quartil 2.379,76 28.557,15 594,94 10,95
Salário Mediana 3.300,00 39.600,00 825,00 15,18
3º Quartil 5.938,43 71.261,12 1.484,61 27,31
Teto Salarial 7.786,64 93.439,72 1.946,66 35,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.269 - 9.685 4.430,88 2.269,21 3.733,89 7.995,69 9.684,61
Rio de Janeiro - RJ 1.840 - 6.402 3.494,60 1.840,21 3.303,00 5.285,37 6.401,80
Duque de Caxias - RJ 3.070 - 6.889 4.176,09 3.069,64 3.869,00 5.687,63 6.889,03
Barueri - SP 3.018 - 10.126 4.900,67 3.018,08 4.000,00 8.360,13 10.126,03
Uberlândia - MG 1.500 - 4.952 2.296,95 1.500,00 1.500,00 4.088,63 4.952,27
Fortaleza - CE 1.645 - 6.324 2.808,52 1.645,15 2.000,00 5.220,84 6.323,64
Ribeirão Preto - SP 3.272 - 7.928 5.001,38 3.271,70 5.000,00 6.545,15 7.927,68
Guarulhos - SP 2.461 - 7.216 3.960,24 2.460,97 3.710,00 5.957,64 7.216,07
Jundiaí - SP 2.714 - 9.402 4.724,58 2.714,06 4.000,00 7.762,11 9.401,70
Belo Horizonte - MG 1.801 - 7.952 3.969,92 1.800,60 4.000,00 6.565,58 7.952,43
Curitiba - PR 2.222 - 7.209 3.949,69 2.222,13 3.658,00 5.952,19 7.209,47
Salvador - BA 2.002 - 5.879 2.980,21 2.002,10 2.500,00 4.853,51 5.878,71
Brasília - DF 1.662 - 6.415 3.036,57 1.662,07 2.504,00 5.296,47 6.415,24
Itajaí - SC 2.617 - 9.800 4.685,14 2.616,79 3.804,00 8.091,21 9.800,32
Osasco - SP 2.989 - 20.455 8.290,88 2.989,17 5.300,00 16.888,00 20.455,25
São José dos Pinhais - PR 1.841 - 5.785 2.972,82 1.841,00 2.903,00 4.775,92 5.784,73
Aparecida de Goiânia - GO 1.770 - 5.589 3.031,47 1.770,25 2.601,00 4.614,42 5.589,12
Cuiabá - MT 2.257 - 6.646 3.640,38 2.257,00 3.500,00 5.486,73 6.645,69
Campo Grande - MS 1.786 - 6.337 3.282,79 1.785,91 3.113,00 5.231,59 6.336,66
Contagem - MG 2.396 - 6.683 3.846,66 2.395,64 4.000,00 5.517,45 6.682,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.356 - 9.701 4.598,84 2.356,15 4.000,00 8.008,87 9.700,59
Minas Gerais 1.634 - 7.534 3.536,71 1.633,79 3.000,00 6.219,73 7.533,52
Rio de Janeiro 2.011 - 6.752 3.659,15 2.011,41 3.828,00 5.574,50 6.752,00
Santa Catarina 2.056 - 7.445 3.691,69 2.056,04 3.214,50 6.146,97 7.445,40
Paraná 1.921 - 6.682 3.441,79 1.921,20 3.138,00 5.516,45 6.681,69
Mato Grosso 2.268 - 6.840 3.523,82 2.267,81 3.000,00 5.647,06 6.839,88
Goiás 1.885 - 6.432 3.292,91 1.885,37 3.000,00 5.310,71 6.432,49
Bahia 1.926 - 7.045 3.359,85 1.926,19 2.725,00 5.816,09 7.044,62
Rio Grande do Sul 2.019 - 7.182 3.730,66 2.019,19 3.430,00 5.929,17 7.181,59
Ceará 1.646 - 6.918 3.075,72 1.645,72 2.297,00 5.711,89 6.918,42
Pernambuco 1.732 - 7.177 3.347,02 1.732,42 2.956,00 5.925,09 7.176,64
Pará 2.076 - 7.715 3.857,40 2.076,08 3.368,00 6.369,81 7.715,31
Espírito Santo 1.927 - 6.544 3.277,07 1.927,18 2.826,86 5.402,73 6.543,95
Mato Grosso do Sul 1.965 - 8.263 4.086,19 1.964,50 3.690,00 6.822,05 8.263,08
Maranhão 1.799 - 6.455 3.278,36 1.798,83 3.000,00 5.329,17 6.454,85
Distrito Federal 1.662 - 6.415 3.036,57 1.662,07 2.504,00 5.296,47 6.415,24
Paraíba 1.763 - 5.395 2.673,75 1.762,85 2.343,00 4.453,77 5.394,54
Rio Grande do Norte 1.600 - 5.749 2.803,41 1.600,42 2.200,00 4.746,43 5.749,01
Amazonas 1.502 - 5.401 2.639,59 1.501,50 2.367,00 4.459,00 5.400,87
Piauí 1.766 - 4.462 2.626,92 1.765,70 2.500,00 3.684,17 4.462,38
Alagoas 1.553 - 8.697 3.379,93 1.553,25 2.446,00 7.180,00 8.696,63
Rondônia 1.705 - 4.812 2.690,22 1.704,71 2.544,00 3.972,71 4.811,87
Tocantins 1.564 - 5.650 2.737,39 1.563,74 2.500,00 4.665,00 5.650,39
Sergipe 1.973 - 6.258 3.422,93 1.973,33 3.170,50 5.166,33 6.257,62
Roraima 1.706 - 6.844 3.274,89 1.706,00 2.946,00 5.650,50 6.844,06
Amapá 1.900 - 3.840 2.367,88 1.900,00 2.081,50 3.170,00 3.839,60


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de bilheteira de transportes

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • planejar operações para datas especiais;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar emissão de comandas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • acomodar clientes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • acompanhar visitações;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • encaminhar clientes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • recepcionar clientes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • demonstrar agilidade;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • manter-se atualizado;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • aplicar normas do condomínio;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • orientar execução dos serviços;
    • implementar sanções disciplinares;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • supervisionar horários de portaria;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • registrar pedido do cliente;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • executar preparação de bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • verificar estado das instalações;
    • manter boa postura pessoal;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • demonstrar bom senso;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • orientar pedido do cliente;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • motivar funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • atender reclamações;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • liderar equipe;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • distribuir funcionários em setores;
    • executar trabalho de subordinados;
    • participar de programas de treinamento;
    • controlar venda de bilhetes;
    • escolher matéria-prima;
    • supervisionar guarda de valores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;


    Setores que mais contratam Supervisor de bilheteira de transportes no mercado de trabalho

    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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