Salário para o cargo de Subgerente de loja (operações comerciais)
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subgerente de loja (operações comerciais) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subgerente de loja (operações comerciais)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • atender agentes de fiscalização;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • implantar técnicas de vendas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • entrevistar candidatos;
  • examinar currículos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • analisar tendências do mercado;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • agir com dinamismo;
  • manter apresentação pessoal;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • avaliar desempenho;
  • definir perfil do consumidor final;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • cooperar na definição de projetos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • promover programas prevencionistas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • gerir compras;
  • delegar atribuições;
  • instruir subordinados;
  • exercer liderança;
  • qualificar fornecedores;
  • definir estratégias de terceirização;
  • expressar-se oralmente;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • providenciar integração de funcionários;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • medir resultados de treinamento;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • cobrar resultados;
  • determinar perfis profissionais;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar compras e locações;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerir custos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • expressar-se gestualmente;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • orientar clientes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • remanejar leiaute;
  • exercitar a autonomia;
  • operar equipamentos de informática;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • sugerir investimentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • transferir numerário para o banco;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • contratar serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • participar de reuniões;
  • fazer orçamentos;
  • designar equipe para projeto;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • representar a empresa;
  • captar recursos;
  • demonstrar motivação;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • resolver reclamações de clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • buscar atualização profissional;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir estoques;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • redigir comunicados e normas;
  • recepcionar mercadorias;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • sugerir inovações;
  • formular incentivos de produtividade;
  • administrar remanejamentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estimular a motivação das equipes;


Setores que mais contratam Subgerente de loja (operações comerciais) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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