Salário para o cargo de Subgerente de loja (operações comerciais)
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subgerente de loja (operações comerciais) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subgerente de loja (operações comerciais)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • fazer orçamentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • qualificar fornecedores;
  • elaborar normas e instruções;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • gerir compras;
  • remanejar leiaute;
  • operar equipamentos de informática;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • expressar-se oralmente;
  • cooperar na definição de projetos;
  • determinar perfis profissionais;
  • medir resultados de treinamento;
  • exercer liderança;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • gerir custos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • formular incentivos de produtividade;
  • delegar atribuições;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • cobrar resultados;
  • definir perfil do consumidor final;
  • captar recursos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • demonstrar motivação;
  • expressar-se gestualmente;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • propor compra de novos itens;
  • providenciar integração de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • sugerir inovações;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • exercitar a autonomia;
  • instruir subordinados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • manter apresentação pessoal;
  • contratar serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • orientar clientes;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • redigir comunicados e normas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • entrevistar candidatos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • planejar compras e locações;
  • administrar remanejamentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • sugerir investimentos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • designar equipe para projeto;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • avaliar desempenho;
  • participar de reuniões;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • examinar currículos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • gerir estoques;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • representar a empresa;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • agir com dinamismo;
  • implantar técnicas de vendas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;


Setores que mais contratam Subgerente de loja (operações comerciais) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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