Salário para o cargo de Retalhista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Retalhista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Retalhista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • instruir subordinados;
  • formular incentivos de produtividade;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • agir com dinamismo;
  • gerir estoques;
  • gerir compras;
  • remanejar leiaute;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • promover programas prevencionistas;
  • elaborar normas e instruções;
  • manter apresentação pessoal;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • examinar currículos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • representar a empresa;
  • entrevistar candidatos;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • definir perfil do consumidor final;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • avaliar desempenho;
  • estimular a motivação das equipes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar remanejamentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • promover funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • operar equipamentos de informática;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se oralmente;
  • elaborar plano de investimentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • analisar tendências do mercado;
  • cooperar na definição de projetos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • buscar atualização profissional;
  • demonstrar motivação;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • exercitar a autonomia;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • expressar-se gestualmente;
  • fazer orçamentos;
  • exercer liderança;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • orientar clientes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir custos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • contratar serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • medir resultados de treinamento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • captar recursos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • participar de reuniões;
  • delegar atribuições;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • cobrar resultados;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • atender agentes de fiscalização;
  • resolver reclamações de clientes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir investimentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • determinar perfis profissionais;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • transferir numerário para o banco;
  • recepcionar mercadorias;
  • designar equipe para projeto;


Setores que mais contratam Retalhista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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