Salário para o cargo de Retalhista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Retalhista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Retalhista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • monitorar o andamento de projetos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • recepcionar mercadorias;
  • gerir investimentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir perfil do consumidor final;
  • representar a empresa;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • demonstrar motivação;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • designar equipe para projeto;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • orientar clientes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • cooperar na definição de projetos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estimular a motivação das equipes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • fazer orçamentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • captar recursos;
  • gerir estoques;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • planejar compras e locações;
  • promover funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • atender agentes de fiscalização;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • determinar perfis profissionais;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • promover programas prevencionistas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • manter apresentação pessoal;
  • propor compra de novos itens;
  • participar de reuniões;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • exercer liderança;
  • administrar remanejamentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • expressar-se gestualmente;
  • exercitar a autonomia;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • formular incentivos de produtividade;
  • examinar currículos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • contratar serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • qualificar fornecedores;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • agir com dinamismo;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • avaliar desempenho;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • delegar atribuições;
  • buscar atualização profissional;
  • elaborar plano de investimentos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir compras;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • instruir subordinados;
  • operar equipamentos de informática;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir custos;
  • cobrar resultados;
  • remanejar leiaute;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • expressar-se oralmente;
  • controlar o cumprimento de normas;


Setores que mais contratam Retalhista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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