Salário para o cargo de Retalhista (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Retalhista (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Retalhista (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • cobrar resultados;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • promover programas prevencionistas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • definir perfil do consumidor final;
  • atender agentes de fiscalização;
  • determinar perfis profissionais;
  • exercer liderança;
  • designar equipe para projeto;
  • representar a empresa;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir custos;
  • participar de reuniões;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • buscar atualização profissional;
  • cooperar na definição de projetos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • agir com dinamismo;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • qualificar fornecedores;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • operar equipamentos de informática;
  • transferir numerário para o banco;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • examinar currículos;
  • recepcionar mercadorias;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir estoques;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir compras;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar remanejamentos;
  • fazer orçamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • entrevistar candidatos;
  • remanejar leiaute;
  • orientar clientes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • manter apresentação pessoal;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • planejar compras e locações;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • avaliar desempenho;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • elaborar normas e instruções;
  • exercitar a autonomia;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir investimentos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • instruir subordinados;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • demonstrar motivação;
  • resolver reclamações de clientes;
  • contratar serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • captar recursos;
  • delegar atribuições;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • elaborar plano de investimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • providenciar integração de funcionários;


Setores que mais contratam Retalhista (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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