Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Retalhista (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- acompanhar a execução orçamentária;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- examinar currículos;
- apreciar inovações organizacionais;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- atender agentes de fiscalização;
- elaborar normas e instruções;
- negociar preços e condições de pagamento;
- formular incentivos de produtividade;
- operar equipamentos de informática;
- prover ações de preservação ambiental;
- agir com dinamismo;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- avaliar desempenho;
- analisar tendências do mercado;
- orientar clientes;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- transferir numerário para o banco;
- liberar mercadorias para entrega;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- representar a empresa;
- recomendar promoção de funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- participar de reuniões;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- gerir custos;
- administrar remanejamentos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- gerir compras;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- controlar o cumprimento de normas;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- gerir estoques;
- prestar assistência social aos funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- definir perfil do consumidor final;
- implementar reciclagem de funcionários;
- promover funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- administrar conflitos entre funcionários;
- providenciar integração de funcionários;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- remanejar leiaute;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- captar recursos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- exercer liderança;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- implantar técnicas de vendas;
- acompanhar rotinas administrativas;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- designar equipe para projeto;
- cobrar resultados;
- realizar reuniões com a equipe;
- demonstrar motivação;
- recepcionar mercadorias;
- expressar-se gestualmente;
- divulgar mercadorias e serviços;
- buscar atualização profissional;
- qualificar fornecedores;
- exercitar a autonomia;
- fazer orçamentos;
- resolver reclamações de clientes;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- gerir investimentos;
- determinar perfis profissionais;
- colaborar na definição de epi e epc;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- monitorar o andamento de projetos;
- delegar atribuições;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- definir estratégias de terceirização;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- argumentar com convicção (persuasão);
- planejar compras e locações;
- propor compra de novos itens;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- elaborar plano de investimentos;
- cooperar na definição de projetos;
- instruir subordinados;
- manter apresentação pessoal;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- medir resultados de treinamento;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- entrevistar candidatos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- contratar serviços;
- estimular a motivação das equipes;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- expressar-se oralmente;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
Setores que mais contratam Retalhista (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos