Salário para o cargo de Representante de cobrança
CBO 4213-05 > Cobradores

Representante de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Representante de cobrança

Um Representante de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.439,56 e R$ 2.773,39, com a média salarial de R$ 1.699,20 e o salário mediana em R$ 1.546,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.699,20 20.390,42 424,80 7,79
1º Quartil 1.439,56 17.274,69 359,89 6,60
Salário Mediana 1.546,00 18.552,00 386,50 7,09
3º Quartil 2.115,11 25.381,29 528,78 9,70
Teto Salarial 2.773,39 33.280,71 693,35 12,72


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.758 - 3.213 2.050,94 1.757,72 1.890,00 2.652,59 3.212,90
Barueri - SP 1.794 - 2.393 1.877,68 1.794,06 1.869,00 1.975,80 2.393,15
Fortaleza - CE 1.412 - 1.943 1.465,58 1.412,00 1.412,00 1.604,30 1.943,18
Rio Bonito - RJ 1.412 - 1.762 1.423,88 1.412,00 1.412,00 1.454,94 1.762,26
Goiânia - GO 1.449 - 1.888 1.477,76 1.448,56 1.452,00 1.558,49 1.887,69
Jundiaí - SP 1.435 - 1.764 1.440,23 1.435,00 1.435,00 1.456,13 1.763,71
Teresina - PI 1.419 - 1.811 1.441,82 1.418,83 1.425,00 1.495,21 1.811,05
Florianópolis - SC 1.685 - 2.432 1.910,29 1.685,43 1.974,00 2.007,74 2.431,84
Arapongas - PR 1.798 - 2.308 1.871,27 1.798,47 1.890,00 1.905,72 2.308,27
Ubatuba - SP 1.843 - 2.244 1.846,37 1.842,84 1.845,00 1.852,72 2.244,07
Juazeiro do Norte - CE 1.415 - 2.020 1.489,24 1.415,45 1.437,00 1.667,52 2.019,75
Santa Cruz do Sul - RS 1.694 - 3.465 2.030,52 1.694,12 1.784,00 2.860,68 3.464,94
Jatai - GO 1.412 - 2.269 1.524,69 1.412,00 1.412,00 1.873,48 2.269,21
Feira de Santana - BA 1.460 - 1.940 1.528,06 1.460,16 1.546,00 1.602,05 1.940,45
Belém - PA 1.437 - 2.411 1.665,01 1.437,29 1.619,00 1.990,54 2.411,01
São Luís - MA 1.454 - 2.145 1.575,36 1.453,80 1.565,00 1.770,87 2.144,93
Ribeirão Preto - SP 1.580 - 2.318 1.683,09 1.579,86 1.619,00 1.913,86 2.318,12
São José de Ribamar - MA 1.487 - 1.926 1.560,05 1.486,82 1.590,00 1.590,00 1.925,86
Castanhal - PA 1.430 - 2.623 1.773,12 1.430,23 1.872,00 2.165,50 2.622,91
Caruaru - PE 1.412 - 1.843 1.440,33 1.412,00 1.412,00 1.521,75 1.843,19


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.555 - 2.917 1.919,56 1.555,18 1.855,50 2.408,41 2.917,13
Maranhão 1.412 - 1.965 1.482,71 1.412,00 1.455,00 1.622,49 1.965,21
Ceará 1.412 - 1.970 1.470,15 1.412,00 1.412,00 1.626,42 1.969,97
Minas Gerais 1.412 - 2.735 1.651,65 1.412,00 1.468,00 2.257,64 2.734,52
Pará 1.412 - 2.315 1.594,85 1.412,00 1.519,00 1.911,62 2.315,41
Goiás 1.412 - 2.061 1.498,52 1.412,00 1.452,00 1.701,88 2.061,37
Paraná 1.602 - 2.906 1.936,60 1.601,70 1.890,00 2.399,48 2.906,32
Piauí 1.414 - 1.861 1.451,64 1.413,85 1.430,00 1.536,76 1.861,37
Rio de Janeiro 1.412 - 2.461 1.570,19 1.412,00 1.420,00 2.031,93 2.461,14
Bahia 1.412 - 2.179 1.528,04 1.412,00 1.461,00 1.798,65 2.178,58
Rio Grande do Sul 1.625 - 3.350 1.998,83 1.624,56 1.784,00 2.766,03 3.350,30
Santa Catarina 1.606 - 2.608 1.921,00 1.606,47 1.974,00 2.153,57 2.608,47
Mato Grosso 1.412 - 2.581 1.628,61 1.412,00 1.441,50 2.131,19 2.581,36
Mato Grosso do Sul 1.451 - 2.498 1.687,28 1.451,08 1.630,00 2.062,66 2.498,35
Pernambuco 1.412 - 2.178 1.513,75 1.412,00 1.412,00 1.798,34 2.178,21
Rondônia 1.436 - 2.227 1.600,19 1.436,14 1.600,00 1.838,34 2.226,66
Tocantins 1.412 - 2.007 1.492,14 1.412,00 1.440,00 1.657,21 2.007,26
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.913 1.453,81 1.412,00 1.412,00 1.579,78 1.913,47
Paraíba 1.412 - 1.946 1.464,38 1.412,00 1.425,00 1.606,65 1.946,02
Espírito Santo 1.445 - 1.980 1.517,81 1.444,93 1.455,00 1.634,67 1.979,96
Amapá 1.412 - 1.926 1.459,50 1.412,00 1.412,00 1.590,10 1.925,98
Alagoas 1.412 - 2.355 1.551,56 1.412,00 1.412,00 1.944,63 2.355,39
Amazonas 1.412 - 2.883 1.649,56 1.412,00 1.412,00 2.379,90 2.882,60
Sergipe 1.412 - 1.789 1.426,37 1.412,00 1.412,00 1.476,67 1.788,58
Distrito Federal 1.412 - 4.380 2.002,14 1.412,00 1.537,00 3.616,00 4.379,81
Roraima 1.412 - 1.791 1.428,75 1.412,00 1.412,00 1.479,00 1.791,41
Acre 1.412 - 2.395 1.550,72 1.412,00 1.412,00 1.977,47 2.395,17


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de cobrança

Cobradores devem:

  • comunicar-se com devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;
  • cobrar valores devidos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • analisar razões da inadimplência;
    • lidar com conflitos;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • demonstrar postura profissional;
    • informar devedor sobre o débito;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • avaliar estado físico do bem;
    • operar meios eletrônicos;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • emitir recibos;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
    • consultar instituições financeiras;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • contatar fiador ou avalista;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • demonstrar paciência;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • demonstrar objetividade;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • demonstrar perseverança;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • registrar informações da negociação;
    • fechar negociações com devedor;
    • notificar débito através de carta;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • anexar documentos;
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • localizar pagamento efetuado;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • demonstrar ambição;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • operar sistema de telefonia;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • transmitir confiança;
    • agrupar documentos;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • consultar instituições públicas;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • demonstrar desinibição;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • informar locais de pagamento;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • demonstrar segurança;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • demonstrar polidez;
    • consultar informações cartográficas;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • identificar-se ao devedor;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • definir estratégias de cobrança;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • demonstrar dinamismo;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • demonstrar disciplina;
    • demonstrar disposição para viagem;


    Setores que mais contratam Representante de cobrança no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de engenharia
    • Serviços de funerárias
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Marketing direto
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista