Salário para o cargo de Recuperador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador interno

Cobradores devem:

  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • informar ao devedor;

Atividades

  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • emitir recibos;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar disciplina;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • anexar documentos;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • informar devedor sobre o débito;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • localizar pagamento efetuado;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • identificar-se ao devedor;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar desinibição;
  • demonstrar polidez;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar ambição;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • contatar fiador ou avalista;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar paciência;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • operar meios eletrônicos;
  • definir estratégias de cobrança;
  • demonstrar perseverança;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar objetividade;
  • informar locais de pagamento;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • lidar com conflitos;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • demonstrar segurança;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • operar sistema de telefonia;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar postura profissional;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • analisar razões da inadimplência;
  • fechar negociações com devedor;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;


Setores que mais contratam Recuperador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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