Salário para o cargo de Recuperador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador interno

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;
  • cobrar valores devidos;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • fechar negociações com devedor;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • localizar pagamento efetuado;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • notificar débito através de carta;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • registrar informações da negociação;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar disciplina;
  • informar locais de pagamento;
  • emitir recibos;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • anexar documentos;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar dinamismo;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • demonstrar postura profissional;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar segurança;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • analisar razões da inadimplência;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • operar sistema de telefonia;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • demonstrar desinibição;
  • definir estratégias de cobrança;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • informar devedor sobre o débito;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • demonstrar ambição;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar paciência;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • operar meios eletrônicos;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • identificar-se ao devedor;
  • demonstrar perseverança;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;


Setores que mais contratam Recuperador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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