Salário para o cargo de Recuperador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador interno

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • atualizar cadastro;
  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • preparar cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • demonstrar habilidade numérica;
  • informar locais de pagamento;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar paciência;
  • fechar negociações com devedor;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar polidez;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • demonstrar postura profissional;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • localizar pagamento efetuado;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar ambição;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • identificar-se ao devedor;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • lidar com conflitos;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • informar devedor sobre o débito;
  • definir estratégias de cobrança;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar perseverança;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar disciplina;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • emitir recibos;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar segurança;
  • contatar fiador ou avalista;
  • anexar documentos;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • transmitir confiança;
  • analisar razões da inadimplência;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar dinamismo;
  • operar meios eletrônicos;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • demonstrar desinibição;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar objetividade;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;


Setores que mais contratam Recuperador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




Profissões em Destaque: