Salário para o cargo de Recuperador interno
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador interno - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador interno

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • informar ao devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • identificar cobranças indevidas;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • preparar cobrança;
  • atualizar cadastro;

Atividades

  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • localizar pagamento efetuado;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • operar meios eletrônicos;
  • demonstrar desinibição;
  • demonstrar ambição;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • demonstrar paciência;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • emitir recibos;
  • transmitir confiança;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • anexar documentos;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • informar devedor sobre o débito;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • analisar razões da inadimplência;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar segurança;
  • contatar fiador ou avalista;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • registrar informações da negociação;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • informar locais de pagamento;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar perseverança;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • operar sistema de telefonia;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • identificar-se ao devedor;
  • definir estratégias de cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar postura profissional;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • notificar débito através de carta;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar objetividade;
  • fechar negociações com devedor;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;


Setores que mais contratam Recuperador interno no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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