Salário para o cargo de Recuperador de crédito
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador de crédito - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador de crédito

Cobradores devem:

  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • comunicar-se com devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • informar ao devedor;
  • cobrar valores devidos;

Atividades

  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • demonstrar desinibição;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar dinamismo;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • demonstrar ambição;
  • operar sistema de telefonia;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • definir estratégias de cobrança;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar perseverança;
  • localizar pagamento efetuado;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • analisar razões da inadimplência;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • operar meios eletrônicos;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • fechar negociações com devedor;
  • lidar com conflitos;
  • informar locais de pagamento;
  • registrar informações da negociação;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar postura profissional;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • identificar-se ao devedor;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar disciplina;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar paciência;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • informar devedor sobre o débito;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar segurança;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • emitir recibos;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • anexar documentos;
  • demonstrar objetividade;
  • informar sobre campanhas de desconto;


Setores que mais contratam Recuperador de crédito no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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