Salário para o cargo de Recuperador de crédito
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador de crédito - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador de crédito

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • comunicar-se com devedor;
  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;

Atividades

  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • notificar débito através de carta;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar ambição;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar perseverança;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar disciplina;
  • definir estratégias de cobrança;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • anexar documentos;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • informar locais de pagamento;
  • transmitir confiança;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • demonstrar polidez;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • identificar-se ao devedor;
  • lidar com conflitos;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • demonstrar dinamismo;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • informar devedor sobre o débito;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar postura profissional;
  • operar sistema de telefonia;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • operar meios eletrônicos;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • contatar fiador ou avalista;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • analisar razões da inadimplência;
  • demonstrar desinibição;
  • emitir recibos;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • localizar pagamento efetuado;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • demonstrar segurança;


Setores que mais contratam Recuperador de crédito no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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