Salário para o cargo de Recuperador de ativos
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador de ativos - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador de ativos

Cobradores devem:

  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;
  • cobrar valores devidos;
  • atualizar cadastro;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • comunicar-se com devedor;

Atividades

  • analisar histórico creditício do devedor;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar segurança;
  • identificar-se ao devedor;
  • definir estratégias de cobrança;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • informar devedor sobre o débito;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • emitir recibos;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • registrar informações da negociação;
  • demonstrar desinibição;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar ambição;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • demonstrar postura profissional;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • demonstrar paciência;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • lidar com conflitos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar polidez;
  • transmitir confiança;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • anexar documentos;
  • demonstrar perseverança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • analisar razões da inadimplência;
  • fechar negociações com devedor;
  • contatar fiador ou avalista;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • informar locais de pagamento;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • operar sistema de telefonia;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar objetividade;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • localizar pagamento efetuado;
  • operar meios eletrônicos;


Setores que mais contratam Recuperador de ativos no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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