Salário para o cargo de Recuperador de ativos
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador de ativos - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador de ativos

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com devedor;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • cobrar valores devidos;
  • identificar cobranças indevidas;
  • atualizar cadastro;

Atividades

  • definir estratégias de cobrança;
  • informar devedor sobre o débito;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar ambição;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • anexar documentos;
  • operar sistema de telefonia;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar desinibição;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • demonstrar polidez;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar perseverança;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • emitir recibos;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar paciência;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • operar meios eletrônicos;
  • analisar razões da inadimplência;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • fechar negociações com devedor;
  • demonstrar disciplina;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • demonstrar dinamismo;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar segurança;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar postura profissional;
  • demonstrar objetividade;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • localizar pagamento efetuado;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • lidar com conflitos;
  • registrar informações da negociação;
  • identificar-se ao devedor;
  • transmitir confiança;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;


Setores que mais contratam Recuperador de ativos no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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