Salário para o cargo de Recuperador de ativos
CBO 4213-10 > Cobradores

Recuperador de ativos - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recuperador de ativos

Cobradores devem:

  • informar ao devedor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar cobranças indevidas;
  • cobrar valores devidos;
  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;

Atividades

  • analisar histórico creditício do devedor;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • demonstrar desinibição;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • demonstrar perseverança;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • demonstrar segurança;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • informar locais de pagamento;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • operar meios eletrônicos;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar objetividade;
  • identificar-se ao devedor;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • contatar fiador ou avalista;
  • lidar com conflitos;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • demonstrar dinamismo;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • analisar razões da inadimplência;
  • registrar informações da negociação;
  • emitir recibos;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • demonstrar polidez;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • definir estratégias de cobrança;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • operar sistema de telefonia;
  • anexar documentos;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • demonstrar postura profissional;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • informar devedor sobre o débito;
  • localizar pagamento efetuado;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar ambição;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • notificar débito através de carta;
  • fechar negociações com devedor;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • transmitir confiança;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • demonstrar capacidade de persuasão;


Setores que mais contratam Recuperador de ativos no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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