Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • conferir documentos com identificação;
  • organizar malotes;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • organizar materiais de trabalho;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • imprimir relatórios de controle;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • distribuir malotes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar pró atividade;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • circular informações internas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • receber pagamentos;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar iniciativa;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • efetuar acertos em contas;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • coordenar equipe;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar interesse;
  • agir com bom senso;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar senso de organização;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • transmitir recados e fax;
  • verificar cadastro e reserva;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar paciência;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • emitir notas fiscais e recibos;


Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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