Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • imprimir relatórios de controle;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • receber pagamentos;
  • organizar malotes;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • transmitir recados e fax;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • agir com bom senso;
  • conferir documentos com identificação;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar entusiasmo;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar pró atividade;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • efetuar acertos em contas;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar empatia;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar autonomia;
  • organizar materiais de trabalho;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • interagir com os outros departamentos;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • distribuir malotes;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • circular informações internas;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar paciência;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar eficiência;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar iniciativa;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • ouvir com atenção;
  • anotar telefonemas e recados;


Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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