Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • conferir documentos com identificação;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • distribuir malotes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar senso de organização;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar pró atividade;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar autonomia;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • transmitir recados e fax;
  • coordenar equipe;
  • ouvir com atenção;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • organizar malotes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • organizar materiais de trabalho;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar iniciativa;
  • agir com bom senso;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar eficiência;
  • imprimir relatórios de controle;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • verificar cadastro e reserva;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • interagir com os outros departamentos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • circular informações internas;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar paciência;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • receber pagamentos;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • anotar telefonemas e recados;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar empatia;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • efetuar acertos em contas;
  • anunciar a chegada do cliente;


Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Estalageiro
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Estalageiro