Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;

Atividades

  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • interagir com os outros departamentos;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar pró atividade;
  • organizar malotes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar senso de organização;
  • efetuar acertos em contas;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • circular informações internas;
  • demonstrar paciência;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar interesse;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • agir com bom senso;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • verificar cadastro e reserva;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • receber pagamentos;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • ouvir com atenção;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • demonstrar empatia;
  • coordenar equipe;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar entusiasmo;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar eficiência;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • transmitir recados e fax;
  • organizar materiais de trabalho;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • anotar telefonemas e recados;


Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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