Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Guest relations
- Atendente de consultório médico
- Concierge
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de banco
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Agente de tráfego
- Funcionário de setor de informação
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista telefonista
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- demonstrar entusiasmo;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar interesse;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar pró atividade;
- verificar cadastro e reserva;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- efetuar acertos em contas;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- distribuir malotes;
- acolher o cliente e passageiro;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- ouvir com atenção;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- emitir notas fiscais e recibos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- receber pagamentos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar espírito de equipe;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar paciência;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar eficiência;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- interagir com os outros departamentos;
- organizar malotes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar iniciativa;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- conferir idoneidade dos clientes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- organizar materiais de trabalho;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- conferir documentos com identificação;
- agir com bom senso;
- coordenar equipe;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar autonomia;
- transmitir recados e fax;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- circular informações internas;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- anotar telefonemas e recados;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- fornecer informações meteorológicas;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar empatia;
- propor associação de programas de fidelidade;
- anunciar a chegada do cliente;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar senso de organização;
Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas