Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista caixa
- Auxiliar de recepção
- Atendente de consultório médico
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de seguro saúde
- Concierge
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista secretária
- Atendente de clínica veterinária
- Agente de tráfego
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista telefonista
Recepcionistas devem:
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
Atividades
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- pré-cadastrar o cliente;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- acolher o cliente e passageiro;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar paciência;
- demonstrar entusiasmo;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar eficiência;
- transmitir recados e fax;
- circular informações internas;
- demonstrar espírito de equipe;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar iniciativa;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar interesse;
- ouvir com atenção;
- coordenar equipe;
- receber pagamentos;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- propor associação de programas de fidelidade;
- organizar malotes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- conferir documentos com identificação;
- emitir notas fiscais e recibos;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- efetuar acertos em contas;
- imprimir relatórios de controle;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- organizar materiais de trabalho;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar pró atividade;
- fornecer informações meteorológicas;
- anotar telefonemas e recados;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- distribuir malotes;
- conferir idoneidade dos clientes;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- agir com bom senso;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar empatia;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- interagir com os outros departamentos;
- verificar cadastro e reserva;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar senso de organização;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas