Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista telefonista
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
Atividades
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar interesse;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar senso de organização;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- atender o cliente com informações precisas;
- identificar o espaço físico da empresa;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar paciência;
- receber pagamentos;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar espírito de equipe;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar respeito mútuo;
- transmitir recados e fax;
- conferir documentos com identificação;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- anunciar a chegada do cliente;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- acolher o cliente e passageiro;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- coordenar equipe;
- agir com bom senso;
- demonstrar pró atividade;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- circular informações internas;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar iniciativa;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar autonomia;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- interagir com os outros departamentos;
- fornecer informações meteorológicas;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar entusiasmo;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- pré-cadastrar o cliente;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- efetuar acertos em contas;
- emitir notas fiscais e recibos;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- organizar malotes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- imprimir relatórios de controle;
- distribuir malotes;
- verificar cadastro e reserva;
- anotar telefonemas e recados;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- ouvir com atenção;
- demonstrar empatia;
- participar de reuniões na troca de turnos;
Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas