Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Atendente de consultório médico
- Encarregado da recepção
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista atendente
- Recepcionista
- Recepcionista de hospital
- Atendente de clínica veterinária
- Funcionário de setor de informação
- Concierge
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista telefonista
Recepcionistas devem:
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
Atividades
- imprimir relatórios de controle;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- interagir com os outros departamentos;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar iniciativa;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar empatia;
- organizar malotes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- verificar cadastro e reserva;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- transmitir recados e fax;
- ouvir com atenção;
- efetuar acertos em contas;
- organizar materiais de trabalho;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar senso de organização;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar interesse;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar espírito de equipe;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- conferir idoneidade dos clientes;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- identificar o espaço físico da empresa;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- acolher o cliente e passageiro;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- conferir documentos com identificação;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar respeito mútuo;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- distribuir malotes;
- receber pagamentos;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- circular informações internas;
- propor associação de programas de fidelidade;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- agir com bom senso;
- coordenar equipe;
- demonstrar eficiência;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar entusiasmo;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar paciência;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar pró atividade;
- anotar telefonemas e recados;
- anunciar a chegada do cliente;
Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas