Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • coordenar equipe;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • ouvir com atenção;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar eficiência;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • organizar malotes;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • circular informações internas;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar senso de organização;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar pró atividade;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar empatia;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • organizar materiais de trabalho;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar interesse;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • distribuir malotes;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar entusiasmo;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • anotar telefonemas e recados;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • receber pagamentos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar paciência;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • agir com bom senso;


Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Caricaturista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Caricaturista