Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista telefonista

Um Recepcionista telefonista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.486,45 e R$ 2.701,77, com a média salarial de R$ 1.707,63 e o salário mediana em R$ 1.609,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista telefonista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.707,63 20.491,52 426,91 8,00
1º Quartil 1.486,45 17.837,46 371,61 6,97
Salário Mediana 1.609,00 19.308,00 402,25 7,54
3º Quartil 2.060,49 24.725,83 515,12 9,66
Teto Salarial 2.701,77 32.421,25 675,44 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.518 - 2.988 1.862,14 1.517,58 1.726,00 2.467,15 2.988,29
Rio de Janeiro - RJ 1.438 - 2.722 1.713,52 1.437,89 1.588,00 2.247,71 2.722,49
Belo Horizonte - MG 1.443 - 2.923 1.777,88 1.443,36 1.626,00 2.413,12 2.922,84
Brasília - DF 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Curitiba - PR 1.538 - 2.601 1.791,38 1.538,36 1.741,00 2.147,31 2.600,89
Salvador - BA 1.418 - 2.369 1.606,24 1.418,07 1.533,00 1.955,93 2.369,08
Goiânia - GO 1.423 - 2.502 1.647,24 1.422,55 1.520,00 2.065,39 2.501,66
Fortaleza - CE 1.412 - 2.466 1.609,26 1.412,00 1.493,00 2.036,23 2.466,34
Santo André - SP 1.533 - 2.787 1.820,57 1.532,69 1.726,00 2.300,81 2.786,81
Porto Alegre - RS 1.486 - 2.592 1.748,67 1.485,84 1.676,00 2.139,76 2.591,74
Campinas - SP 1.532 - 2.693 1.813,03 1.532,01 1.759,00 2.223,73 2.693,45
Recife - PE 1.418 - 2.173 1.552,01 1.418,24 1.502,00 1.793,84 2.172,75
Barueri - SP 1.532 - 2.806 1.811,48 1.532,02 1.700,00 2.316,82 2.806,20
Florianópolis - SC 1.550 - 2.930 1.923,03 1.549,77 1.844,00 2.419,01 2.929,98
Lauro de Freitas - BA 1.422 - 2.313 1.596,42 1.421,61 1.533,00 1.909,92 2.313,35
Belém - PA 1.412 - 2.376 1.604,02 1.412,00 1.500,00 1.961,61 2.375,96
São Bernardo do Campo - SP 1.535 - 3.544 1.997,02 1.535,36 1.750,00 2.925,81 3.543,83
Ribeirão Preto - SP 1.534 - 2.713 1.812,10 1.534,10 1.722,00 2.240,26 2.713,47
Joinville - SC 1.507 - 2.575 1.783,53 1.507,14 1.746,25 2.125,87 2.574,92
Guarulhos - SP 1.512 - 2.713 1.794,67 1.512,27 1.703,00 2.239,49 2.712,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.511 - 2.785 1.807,89 1.511,02 1.703,00 2.299,66 2.785,42
Minas Gerais 1.414 - 2.507 1.642,55 1.413,78 1.550,00 2.069,78 2.506,98
Rio de Janeiro 1.429 - 2.540 1.667,32 1.428,56 1.565,00 2.097,05 2.540,02
Santa Catarina 1.551 - 2.740 1.858,02 1.550,74 1.800,00 2.262,53 2.740,44
Paraná 1.481 - 2.544 1.757,11 1.480,94 1.740,00 2.100,49 2.544,18
Rio Grande do Sul 1.488 - 2.590 1.749,37 1.487,56 1.688,00 2.138,42 2.590,12
Bahia 1.412 - 2.296 1.571,66 1.412,00 1.490,00 1.895,54 2.295,93
Goiás 1.412 - 2.428 1.607,47 1.412,00 1.500,00 2.004,75 2.428,21
Distrito Federal 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Pernambuco 1.413 - 2.119 1.527,42 1.413,44 1.489,00 1.749,27 2.118,77
Ceará 1.412 - 2.406 1.584,79 1.412,00 1.458,00 1.986,65 2.406,29
Mato Grosso 1.412 - 2.506 1.647,37 1.412,30 1.522,00 2.068,85 2.505,85
Espírito Santo 1.419 - 2.302 1.581,91 1.418,56 1.485,00 1.900,22 2.301,60
Pará 1.412 - 2.274 1.564,13 1.412,00 1.475,00 1.877,62 2.274,23
Mato Grosso do Sul 1.421 - 2.371 1.622,34 1.421,05 1.550,00 1.957,25 2.370,68
Paraíba 1.412 - 2.233 1.539,14 1.412,00 1.429,00 1.843,41 2.232,80
Maranhão 1.412 - 2.148 1.526,96 1.412,00 1.455,00 1.773,00 2.147,51
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.155 1.513,11 1.412,00 1.427,00 1.779,12 2.154,92
Rondônia 1.413 - 2.311 1.591,03 1.412,71 1.500,00 1.907,73 2.310,70
Piauí 1.412 - 2.058 1.498,44 1.412,00 1.430,00 1.699,01 2.057,89
Amazonas 1.412 - 2.270 1.550,27 1.412,00 1.448,00 1.873,93 2.269,76
Alagoas 1.412 - 2.178 1.527,07 1.412,00 1.445,00 1.797,96 2.177,74
Sergipe 1.412 - 2.123 1.501,31 1.412,00 1.412,00 1.752,91 2.123,17
Tocantins 1.412 - 2.300 1.565,90 1.412,00 1.440,00 1.899,06 2.300,20
Amapá 1.412 - 2.210 1.564,02 1.412,00 1.476,00 1.824,56 2.209,96
Acre 1.412 - 2.476 1.602,84 1.412,00 1.477,00 2.044,36 2.476,19
Roraima 1.412 - 1.988 1.472,18 1.412,00 1.412,00 1.641,52 1.988,26


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;

  • Atividades

    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • demonstrar empatia;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • atualizar conta;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • transmitir recados e fax;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • organizar malotes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • fornecer serviço de cofre;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • conferir documentos com identificação;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • encerrar a conta no sistema;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • fechar contas masters;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • emitir extrato de contas;
    • efetuar acertos em contas;
    • demonstrar iniciativa;
    • acionar serviço de higienização;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • interagir com os outros departamentos;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar paciência;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • demonstrar autonomia;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • demonstrar pró atividade;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • demonstrar eficiência;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • receber pagamentos;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • bloquear apartamento;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • agir com bom senso;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • organizar materiais de trabalho;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • anotar telefonemas e recados;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • ouvir com atenção;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar entusiasmo;
    • distribuir malotes;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • imprimir relatórios de controle;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • lançar despesas em contas;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • verificar o pedido de internação;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • circular informações internas;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • planejar o dia seguinte;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar interesse;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • verificar cadastro e reserva;
    • registrar acompanhantes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • internar o paciente;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • coordenar equipe;


    Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividades de condicionamento físico
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Hotéis
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Cabeleireiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria