Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • organizar materiais de trabalho;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • efetuar acertos em contas;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar autonomia;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • circular informações internas;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar paciência;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • interagir com os outros departamentos;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • agir com bom senso;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar pró atividade;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar empatia;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar senso de organização;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • conferir documentos com identificação;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • organizar malotes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • transmitir recados e fax;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • verificar cadastro e reserva;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • ouvir com atenção;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar eficiência;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • distribuir malotes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • anotar telefonemas e recados;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar entusiasmo;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;


Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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