Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar senso de organização;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • circular informações internas;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • transmitir recados e fax;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar eficiência;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • distribuir malotes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar pró atividade;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • ouvir com atenção;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar iniciativa;
  • efetuar acertos em contas;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • anotar telefonemas e recados;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • organizar malotes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar autonomia;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • conferir documentos com identificação;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • coordenar equipe;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • interagir com os outros departamentos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • receber pagamentos;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar paciência;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • agir com bom senso;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar interesse;
  • atender o cliente com informações precisas;


Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: