Salário para o cargo de Recepcionista telefonista
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista telefonista - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista telefonista

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;

Atividades

  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar iniciativa;
  • organizar malotes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • distribuir malotes;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • coordenar equipe;
  • transmitir recados e fax;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • imprimir relatórios de controle;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar senso de organização;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar paciência;
  • circular informações internas;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar empatia;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • agir com bom senso;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar interesse;
  • conferir documentos com identificação;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar pró atividade;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • verificar cadastro e reserva;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar autonomia;
  • receber pagamentos;


Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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