Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista telefonista
Recepcionistas devem:
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- agendar serviços;
Atividades
- anotar telefonemas e recados;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar iniciativa;
- circular informações internas;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- interagir com os outros departamentos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- conferir documentos com identificação;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- coordenar equipe;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- pré-cadastrar o cliente;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- organizar malotes;
- imprimir relatórios de controle;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar paciência;
- organizar materiais de trabalho;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- verificar cadastro e reserva;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- efetuar acertos em contas;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar senso de organização;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar autonomia;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- fornecer informações meteorológicas;
- distribuir malotes;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- ouvir com atenção;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- receber pagamentos;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar espírito de equipe;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar entusiasmo;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar respeito mútuo;
- agir com bom senso;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar pró atividade;
- emitir notas fiscais e recibos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar empatia;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- propor associação de programas de fidelidade;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- atender o cliente com informações precisas;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar interesse;
Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas