Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de seguro saúde
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de clínica veterinária
- Agente de tráfego
- Recepcionista atendente
- Auxiliar de recepção
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Atendente de seguro saúde
- Guest relations
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista telefonista
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- agendar serviços;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- acolher o cliente e passageiro;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- pré-cadastrar o cliente;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar iniciativa;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- agir com bom senso;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar respeito mútuo;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- organizar materiais de trabalho;
- identificar o espaço físico da empresa;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- emitir notas fiscais e recibos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- conferir documentos com identificação;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar interesse;
- transmitir recados e fax;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar pró atividade;
- conferir idoneidade dos clientes;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- circular informações internas;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- interagir com os outros departamentos;
- ouvir com atenção;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar autonomia;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar paciência;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- verificar cadastro e reserva;
- receber pagamentos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar senso de organização;
- propor associação de programas de fidelidade;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- anotar telefonemas e recados;
- atender o cliente com informações precisas;
- efetuar acertos em contas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar empatia;
- organizar malotes;
- anunciar a chegada do cliente;
- coordenar equipe;
- distribuir malotes;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
Setores que mais contratam Recepcionista telefonista no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas