Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Concierge
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de banco
- Agente de tráfego
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Atendente de clínica veterinária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista secretária
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- organizar malotes;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar iniciativa;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- atender o cliente com informações precisas;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- conferir idoneidade dos clientes;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar pró atividade;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- receber pagamentos;
- anunciar a chegada do cliente;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- ouvir com atenção;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar paciência;
- distribuir malotes;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar eficiência;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar interesse;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar espírito de equipe;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar empatia;
- circular informações internas;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- fornecer informações meteorológicas;
- transmitir recados e fax;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar entusiasmo;
- coordenar equipe;
- efetuar acertos em contas;
- demonstrar respeito mútuo;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- propor associação de programas de fidelidade;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- pré-cadastrar o cliente;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar autonomia;
- acolher o cliente e passageiro;
- anotar telefonemas e recados;
- conferir documentos com identificação;
- agir com bom senso;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- organizar materiais de trabalho;
Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas