Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Agente de tráfego
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de hotel
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de seguro saúde
- Auxiliar de recepção
- Concierge
- Recepcionista
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista secretária
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- transmitir recados e fax;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- pré-cadastrar o cliente;
- efetuar acertos em contas;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar interesse;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- distribuir malotes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar paciência;
- demonstrar eficiência;
- coordenar equipe;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- organizar materiais de trabalho;
- conferir documentos com identificação;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- anunciar a chegada do cliente;
- receber pagamentos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar respeito mútuo;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar empatia;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar pró atividade;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar entusiasmo;
- atender o cliente com informações precisas;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- agir com bom senso;
- fornecer informações meteorológicas;
- imprimir relatórios de controle;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar iniciativa;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- organizar malotes;
- interagir com os outros departamentos;
- identificar o espaço físico da empresa;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- ouvir com atenção;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar espírito de equipe;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- circular informações internas;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- emitir notas fiscais e recibos;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar conhecimentos de informática;
Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas