Salário para o cargo de Recepcionista secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista secretária

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;

Atividades

  • identificar o espaço físico da empresa;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar senso de organização;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • coordenar equipe;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • verificar cadastro e reserva;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar interesse;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • distribuir malotes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • conferir documentos com identificação;
  • imprimir relatórios de controle;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar eficiência;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • agir com bom senso;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar iniciativa;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar pró atividade;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar empatia;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • circular informações internas;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar entusiasmo;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • transmitir recados e fax;
  • anotar telefonemas e recados;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • efetuar acertos em contas;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • organizar malotes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;


Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Arte educador
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Arte educador