Salário para o cargo de Recepcionista secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista secretária

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • demonstrar interesse;
  • circular informações internas;
  • organizar malotes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar empatia;
  • imprimir relatórios de controle;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • anotar telefonemas e recados;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • ouvir com atenção;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • receber pagamentos;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • conferir documentos com identificação;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar pró atividade;
  • efetuar acertos em contas;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar paciência;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • distribuir malotes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar senso de organização;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar autonomia;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar eficiência;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • coordenar equipe;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • verificar cadastro e reserva;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;


Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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