Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista atendente
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista
- Recepcionista de banco
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Atendente de seguro saúde
- Concierge
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Agente de tráfego
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista secretária
Recepcionistas devem:
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- imprimir relatórios de controle;
- propor associação de programas de fidelidade;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar pró atividade;
- anunciar a chegada do cliente;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar paciência;
- ouvir com atenção;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- fornecer informações meteorológicas;
- conferir idoneidade dos clientes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- anotar telefonemas e recados;
- distribuir malotes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar autonomia;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- acolher o cliente e passageiro;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar espírito de equipe;
- efetuar acertos em contas;
- organizar malotes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar senso de organização;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar interesse;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- pré-cadastrar o cliente;
- circular informações internas;
- demonstrar entusiasmo;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- receber pagamentos;
- agir com bom senso;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- transmitir recados e fax;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar iniciativa;
- verificar cadastro e reserva;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar empatia;
- atender o cliente com informações precisas;
- organizar materiais de trabalho;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- interagir com os outros departamentos;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- coordenar equipe;
- demonstrar eficiência;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar respeito mútuo;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas