Salário para o cargo de Recepcionista secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista secretária

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • transmitir recados e fax;
  • efetuar acertos em contas;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • organizar materiais de trabalho;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • circular informações internas;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • conferir documentos com identificação;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar eficiência;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar empatia;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar entusiasmo;
  • interagir com os outros departamentos;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • verificar cadastro e reserva;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar pró atividade;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • organizar malotes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar autonomia;
  • distribuir malotes;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar interesse;
  • imprimir relatórios de controle;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • anotar telefonemas e recados;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar senso de organização;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;


Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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