Salário para o cargo de Recepcionista secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista secretária

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • coordenar equipe;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • efetuar acertos em contas;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • demonstrar autonomia;
  • agir com bom senso;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • receber pagamentos;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar entusiasmo;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar empatia;
  • distribuir malotes;
  • conferir documentos com identificação;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • demonstrar iniciativa;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar pró atividade;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • circular informações internas;
  • verificar cadastro e reserva;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar paciência;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • organizar malotes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • transmitir recados e fax;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar senso de organização;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • organizar materiais de trabalho;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar interesse;
  • ouvir com atenção;


Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de pensão
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de pensão