Salário para o cargo de Recepcionista secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista secretária

Recepcionistas devem:

  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • distribuir malotes;
  • agir com bom senso;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • conferir documentos com identificação;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • receber pagamentos;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • transmitir recados e fax;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • verificar cadastro e reserva;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar senso de organização;
  • interagir com os outros departamentos;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • efetuar acertos em contas;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar interesse;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar eficiência;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • circular informações internas;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar pró atividade;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar autonomia;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • organizar malotes;
  • ouvir com atenção;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar iniciativa;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • imprimir relatórios de controle;
  • organizar materiais de trabalho;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;


Setores que mais contratam Recepcionista secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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