Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista caixa
- Concierge
- Recepcionista de banco
- Atendente de consultório veterinário
- Encarregado da recepção
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista atendente
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de seguro saúde
Recepcionistas devem:
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar entusiasmo;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- demonstrar interesse;
- agir com bom senso;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- ouvir com atenção;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- coordenar equipe;
- demonstrar respeito mútuo;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- distribuir malotes;
- demonstrar autonomia;
- identificar o espaço físico da empresa;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar empatia;
- demonstrar eficiência;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar iniciativa;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- organizar materiais de trabalho;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- transmitir recados e fax;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar espírito de equipe;
- circular informações internas;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar paciência;
- demonstrar pró atividade;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
Setores que mais contratam Recepcionista de seguro saúde no mercado de trabalho
- Planos de saúde
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços de quimioterapia
- Serviços de diagnóstico por métodos ópticos - endoscopia e outros exames análogos
- Atividades funerárias e serviços relacionados
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Atividades de condicionamento físico
- Laboratórios de anatomia patológica e citológica
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Hotéis