Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Concierge
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de hospital
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Agente de tráfego
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de banco
- Atendente de clínica veterinária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de seguro saúde
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- demonstrar autonomia;
- transmitir recados e fax;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar senso de organização;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar iniciativa;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- agir com bom senso;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar entusiasmo;
- interagir com os outros departamentos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- anunciar a chegada do cliente;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- distribuir malotes;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar interesse;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar paciência;
- ouvir com atenção;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar pró atividade;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar empatia;
- demonstrar espírito de equipe;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- coordenar equipe;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- circular informações internas;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
Setores que mais contratam Recepcionista de seguro saúde no mercado de trabalho
- Planos de saúde
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços de quimioterapia
- Serviços de diagnóstico por métodos ópticos - endoscopia e outros exames análogos
- Atividades funerárias e serviços relacionados
- Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
- Atividades de condicionamento físico
- Laboratórios de anatomia patológica e citológica
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Hotéis