Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de hospital
- Agente de tráfego
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista caixa
- Atendente de seguro saúde
- Atendente de consultório veterinário
- Atendente de clínica médica
- Concierge
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hotel
Recepcionistas devem:
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- organizar informações a serem prestadas;
Atividades
- anotar telefonemas e recados;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- distribuir malotes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- efetuar cobrança ´no show´;
- demonstrar iniciativa;
- circular informações internas;
- propor associação de programas de fidelidade;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- fechar contas masters;
- acolher o cliente e passageiro;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- demonstrar paciência;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- realizar câmbio de moedas;
- efetuar acertos em contas;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- transmitir recados e fax;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar autonomia;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar empatia;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- atualizar conta;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar eficiência;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- atender o cliente com informações precisas;
- planejar o dia seguinte;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- agir com bom senso;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar interesse;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- encerrar a conta no sistema;
- demonstrar senso de organização;
- solicitar o serviço de manobrista;
- coordenar equipe;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- verificar cadastro e reserva;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- emitir notas fiscais e recibos;
- fornecer serviço de cofre;
- preparar o ´mise-en-place´;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- demonstrar respeito mútuo;
- lançar despesas em contas;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- ouvir com atenção;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- conferir documentos com identificação;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar espírito de equipe;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- bloquear apartamento;
- imprimir relatórios de controle;
- organizar materiais de trabalho;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- receber pagamentos;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar entusiasmo;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- emitir extrato de contas;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- averiguar horário de saída dos grupos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- oferecer transporte ao cliente;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- interagir com os outros departamentos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- registrar acompanhantes;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial