Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

Atividades

  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar iniciativa;
  • coordenar equipe;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • interagir com os outros departamentos;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • demonstrar empatia;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • verificar cadastro e reserva;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • planejar o dia seguinte;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • bloquear apartamento;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • imprimir relatórios de controle;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • receber pagamentos;
  • emitir extrato de contas;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • atualizar conta;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • realizar câmbio de moedas;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar paciência;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • organizar materiais de trabalho;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • registrar acompanhantes;
  • conferir documentos com identificação;
  • circular informações internas;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • efetuar acertos em contas;
  • ouvir com atenção;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • lançar despesas em contas;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar interesse;
  • anotar telefonemas e recados;
  • agir com bom senso;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar eficiência;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • transmitir recados e fax;
  • distribuir malotes;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • fechar contas masters;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • encerrar a conta no sistema;
  • demonstrar autonomia;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;


Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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