Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista secretária
- Concierge
- Recepcionista de banco
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista atendente
- Recepcionista telefonista
- Auxiliar de recepção
- Encarregado da recepção
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hotel
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- distribuir malotes;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- emitir notas fiscais e recibos;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- anotar telefonemas e recados;
- efetuar acertos em contas;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- fechar contas masters;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- fornecer informações meteorológicas;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- atender o cliente com informações precisas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- bloquear apartamento;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar entusiasmo;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar respeito mútuo;
- atualizar conta;
- coordenar equipe;
- agir com bom senso;
- demonstrar interesse;
- demonstrar paciência;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar empatia;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- transmitir recados e fax;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- planejar o dia seguinte;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- conferir documentos com identificação;
- solicitar o serviço de manobrista;
- encerrar a conta no sistema;
- verificar cadastro e reserva;
- oferecer transporte ao cliente;
- anunciar a chegada do cliente;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar eficiência;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar autonomia;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- lançar despesas em contas;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- receber pagamentos;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- organizar materiais de trabalho;
- realizar câmbio de moedas;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- efetuar cobrança ´no show´;
- demonstrar espírito de equipe;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- interagir com os outros departamentos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- ouvir com atenção;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- preparar o ´mise-en-place´;
- emitir extrato de contas;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar senso de organização;
- fornecer serviço de cofre;
- registrar acompanhantes;
- circular informações internas;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar iniciativa;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial