Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista de hotel

Um Recepcionista de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.553,38 e R$ 3.005,40, com a média salarial de R$ 1.843,21 e o salário mediana em R$ 1.755,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.843,21 22.118,55 460,80 8,55
1º Quartil 1.553,38 18.640,56 388,35 7,20
Salário Mediana 1.755,00 21.060,00 438,75 8,14
3º Quartil 2.292,04 27.504,53 573,01 10,63
Teto Salarial 3.005,40 36.064,77 751,35 13,94


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.701 - 3.951 2.300,82 1.700,95 2.040,00 3.262,19 3.951,26
Rio de Janeiro - RJ 1.486 - 3.272 2.003,42 1.485,99 1.836,00 2.701,29 3.271,88
Florianópolis - SC 1.717 - 3.900 2.198,55 1.717,46 1.859,00 3.220,27 3.900,49
Curitiba - PR 1.680 - 2.883 1.949,32 1.680,14 1.871,00 2.380,41 2.883,22
Belo Horizonte - MG 1.471 - 3.025 1.963,06 1.470,57 1.959,00 2.497,78 3.025,38
Porto Seguro - BA 1.456 - 2.617 1.741,67 1.455,90 1.672,00 2.160,49 2.616,86
Gramado - RS 1.666 - 3.048 1.991,56 1.666,06 1.890,00 2.516,66 3.048,26
Brasília - DF 1.455 - 3.304 1.857,11 1.454,64 1.550,00 2.728,04 3.304,28
Foz do Iguaçu - PR 1.884 - 3.291 2.183,76 1.883,70 2.050,00 2.717,28 3.291,25
Balneário Camboriú - SC 1.826 - 3.092 2.140,41 1.825,65 2.110,00 2.552,38 3.091,52
Salvador - BA 1.424 - 2.897 1.748,99 1.423,82 1.538,00 2.392,16 2.897,45
Campinas - SP 1.675 - 3.059 2.021,70 1.674,58 1.902,00 2.525,54 3.059,01
Goiânia - GO 1.431 - 2.383 1.636,25 1.431,21 1.528,00 1.967,54 2.383,15
Porto Alegre - RS 1.510 - 2.721 1.813,69 1.509,68 1.728,00 2.246,09 2.720,53
Maceió - AL 1.461 - 2.661 1.718,12 1.460,56 1.615,00 2.196,57 2.660,55
Armação de Búzios - RJ 1.694 - 2.752 1.896,12 1.693,70 1.820,00 2.272,02 2.751,94
Ribeirão Preto - SP 1.782 - 3.181 2.143,97 1.781,77 2.044,75 2.625,98 3.180,67
Ilhéus - BA 1.706 - 2.422 1.858,27 1.706,37 1.897,00 1.999,73 2.422,13
São Sebastiao - SP 1.644 - 2.519 1.825,42 1.643,88 1.790,00 2.080,10 2.519,48
Guarulhos - SP 1.762 - 3.454 2.224,76 1.762,27 2.127,00 2.851,44 3.453,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.640 - 3.278 2.043,56 1.640,25 1.883,00 2.706,38 3.278,05
Minas Gerais 1.432 - 2.556 1.687,12 1.431,84 1.590,00 2.109,99 2.555,68
Santa Catarina 1.714 - 3.138 2.037,33 1.713,92 1.900,00 2.590,96 3.138,25
Rio de Janeiro 1.466 - 3.070 1.881,65 1.466,48 1.780,00 2.534,81 3.070,23
Paraná 1.627 - 2.827 1.909,41 1.626,62 1.829,00 2.334,15 2.827,19
Rio Grande do Sul 1.501 - 2.770 1.800,57 1.501,18 1.700,00 2.286,81 2.769,85
Bahia 1.422 - 2.614 1.709,12 1.422,32 1.604,00 2.157,75 2.613,54
Goiás 1.419 - 2.342 1.604,31 1.419,44 1.501,00 1.933,39 2.341,78
Mato Grosso 1.412 - 2.449 1.642,55 1.412,09 1.500,00 2.021,67 2.448,71
Mato Grosso do Sul 1.435 - 2.462 1.649,20 1.435,33 1.523,00 2.032,71 2.462,08
Pernambuco 1.434 - 2.789 1.713,82 1.433,50 1.514,00 2.302,28 2.788,59
Espírito Santo 1.459 - 2.699 1.760,35 1.459,04 1.633,38 2.228,02 2.698,65
Pará 1.412 - 2.214 1.554,65 1.412,00 1.500,00 1.827,54 2.213,57
Ceará 1.427 - 2.592 1.651,69 1.427,47 1.500,00 2.140,31 2.592,40
Alagoas 1.450 - 2.570 1.670,27 1.449,70 1.468,00 2.122,17 2.570,44
Distrito Federal 1.455 - 3.304 1.857,11 1.454,64 1.550,00 2.728,04 3.304,28
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.447 1.608,95 1.412,00 1.464,00 2.020,67 2.447,50
Tocantins 1.412 - 2.006 1.490,65 1.412,00 1.446,00 1.656,15 2.005,98
Maranhão 1.412 - 2.216 1.538,71 1.412,00 1.447,00 1.829,56 2.216,01
Amazonas 1.412 - 2.690 1.694,54 1.412,00 1.560,00 2.220,97 2.690,11
Rondônia 1.456 - 2.180 1.567,19 1.455,83 1.492,00 1.800,22 2.180,48
Paraíba 1.412 - 2.074 1.496,42 1.412,00 1.412,00 1.712,63 2.074,39
Sergipe 1.412 - 2.153 1.524,97 1.412,00 1.450,00 1.777,75 2.153,26
Piauí 1.416 - 2.193 1.552,37 1.415,76 1.457,00 1.810,16 2.192,52
Roraima 1.412 - 1.899 1.460,53 1.412,00 1.415,00 1.568,02 1.899,24
Acre 1.412 - 2.426 1.592,10 1.412,00 1.487,00 2.003,32 2.426,48
Amapá 1.412 - 2.106 1.505,43 1.412,00 1.412,00 1.739,00 2.106,33


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar iniciativa;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • demonstrar senso de organização;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • receber pagamentos;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • internar o paciente;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • bloquear apartamento;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • distribuir malotes;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • ouvir com atenção;
    • demonstrar autonomia;
    • atualizar conta;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • transmitir recados e fax;
    • encerrar a conta no sistema;
    • conferir documentos com identificação;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • coordenar equipe;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • anotar telefonemas e recados;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • lançar despesas em contas;
    • demonstrar empatia;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • demonstrar interesse;
    • efetuar acertos em contas;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • imprimir relatórios de controle;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • realizar câmbio de moedas;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • fornecer serviço de cofre;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • acionar serviço de higienização;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • verificar cadastro e reserva;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • agir com bom senso;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • verificar o pedido de internação;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • fechar contas masters;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • demonstrar pró atividade;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • circular informações internas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • demonstrar paciência;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • demonstrar eficiência;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • interagir com os outros departamentos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • planejar o dia seguinte;
    • organizar malotes;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • emitir extrato de contas;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • registrar acompanhantes;
    • organizar materiais de trabalho;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;


    Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Pensões (alojamento)
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista