Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar eficiência;
  • atualizar conta;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • lançar despesas em contas;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • encerrar a conta no sistema;
  • planejar o dia seguinte;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar interesse;
  • realizar câmbio de moedas;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • organizar materiais de trabalho;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • coordenar equipe;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • efetuar acertos em contas;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • conferir documentos com identificação;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar pró atividade;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar iniciativa;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • bloquear apartamento;
  • demonstrar paciência;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar senso de organização;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar autonomia;
  • verificar cadastro e reserva;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar entusiasmo;
  • imprimir relatórios de controle;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • anotar telefonemas e recados;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • demonstrar empatia;
  • agir com bom senso;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • circular informações internas;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • fechar contas masters;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • emitir extrato de contas;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • registrar acompanhantes;


Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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