Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;

Atividades

  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • agir com bom senso;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • anotar telefonemas e recados;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • coordenar equipe;
  • efetuar acertos em contas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar eficiência;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • ouvir com atenção;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • atualizar conta;
  • lançar despesas em contas;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • bloquear apartamento;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • fechar contas masters;
  • demonstrar senso de organização;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • demonstrar autonomia;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar empatia;
  • fornecer serviço de cofre;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • demonstrar interesse;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • distribuir malotes;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • imprimir relatórios de controle;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • planejar o dia seguinte;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • realizar câmbio de moedas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • emitir extrato de contas;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • encerrar a conta no sistema;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • registrar acompanhantes;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • verificar cadastro e reserva;
  • organizar materiais de trabalho;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar paciência;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar iniciativa;
  • transmitir recados e fax;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • circular informações internas;
  • demonstrar pró atividade;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;


Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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