Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Concierge
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de banco
- Atendente de consultório médico
- Atendente de clínica veterinária
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de hospital
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista
- Funcionário de setor de informação
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hotel
Recepcionistas devem:
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
Atividades
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- fechar contas masters;
- organizar materiais de trabalho;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- transmitir recados e fax;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- encerrar a conta no sistema;
- demonstrar senso de organização;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- verificar cadastro e reserva;
- imprimir relatórios de controle;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar respeito mútuo;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- anotar telefonemas e recados;
- fornecer informações meteorológicas;
- lançar despesas em contas;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- coordenar equipe;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- solicitar o serviço de manobrista;
- bloquear apartamento;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- anunciar a chegada do cliente;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar entusiasmo;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar interesse;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- oferecer transporte ao cliente;
- realizar câmbio de moedas;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar pró atividade;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- agir com bom senso;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar autonomia;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- preparar o ´mise-en-place´;
- demonstrar paciência;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- ouvir com atenção;
- circular informações internas;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar eficiência;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- emitir extrato de contas;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- receber pagamentos;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar espírito de equipe;
- distribuir malotes;
- demonstrar empatia;
- efetuar acertos em contas;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- registrar acompanhantes;
- efetuar cobrança ´no show´;
- conferir documentos com identificação;
- propor associação de programas de fidelidade;
- atualizar conta;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- planejar o dia seguinte;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- identificar o espaço físico da empresa;
- fornecer serviço de cofre;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial