Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista caixa
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de seguro saúde
- Encarregado da recepção
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de hospital
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hotel
Recepcionistas devem:
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
- agendar serviços;
Atividades
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- emitir extrato de contas;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- imprimir relatórios de controle;
- fechar contas masters;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar iniciativa;
- fornecer informações meteorológicas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- bloquear apartamento;
- planejar o dia seguinte;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- atualizar conta;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- fornecer serviço de cofre;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar pró atividade;
- organizar materiais de trabalho;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- solicitar o serviço de manobrista;
- oferecer transporte ao cliente;
- distribuir malotes;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- efetuar cobrança ´no show´;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- demonstrar empatia;
- demonstrar respeito mútuo;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- agir com bom senso;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- receber pagamentos;
- propor associação de programas de fidelidade;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- efetuar acertos em contas;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- transmitir recados e fax;
- atender o cliente com informações precisas;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- ouvir com atenção;
- lançar despesas em contas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- interagir com os outros departamentos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- encerrar a conta no sistema;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- demonstrar entusiasmo;
- conferir documentos com identificação;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar paciência;
- circular informações internas;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- preparar o ´mise-en-place´;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- anunciar a chegada do cliente;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- registrar acompanhantes;
- realizar câmbio de moedas;
- demonstrar senso de organização;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- demonstrar interesse;
- coordenar equipe;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar espírito de equipe;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- emitir notas fiscais e recibos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- identificar o espaço físico da empresa;
Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial