Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • propor associação de programas de fidelidade;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • demonstrar interesse;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • lançar despesas em contas;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • encerrar a conta no sistema;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • coordenar equipe;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • receber pagamentos;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • agir com bom senso;
  • registrar acompanhantes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • planejar o dia seguinte;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • efetuar acertos em contas;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • imprimir relatórios de controle;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • interagir com os outros departamentos;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • distribuir malotes;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • realizar câmbio de moedas;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar paciência;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar iniciativa;
  • atualizar conta;
  • demonstrar eficiência;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • bloquear apartamento;
  • emitir extrato de contas;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar senso de organização;
  • fechar contas masters;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • circular informações internas;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • conferir documentos com identificação;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar autonomia;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • organizar materiais de trabalho;


Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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