Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • observar normas internas de segurança;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • demonstrar respeito mútuo;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar pró atividade;
  • demonstrar eficiência;
  • verificar cadastro e reserva;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • conferir documentos com identificação;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • atualizar conta;
  • demonstrar paciência;
  • interagir com os outros departamentos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar senso de organização;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • demonstrar interesse;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • transmitir recados e fax;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • organizar materiais de trabalho;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • emitir extrato de contas;
  • ouvir com atenção;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar empatia;
  • planejar o dia seguinte;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • registrar acompanhantes;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • anotar telefonemas e recados;
  • bloquear apartamento;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • encerrar a conta no sistema;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • lançar despesas em contas;
  • fornecer serviço de cofre;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • receber pagamentos;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • fechar contas masters;
  • realizar câmbio de moedas;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar entusiasmo;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • coordenar equipe;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar autonomia;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • circular informações internas;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;


Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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