Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • planejar o dia seguinte;
  • circular informações internas;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • efetuar acertos em contas;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • bloquear apartamento;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • demonstrar eficiência;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • transmitir recados e fax;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • lançar despesas em contas;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • encerrar a conta no sistema;
  • distribuir malotes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar pró atividade;
  • organizar materiais de trabalho;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar interesse;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • atualizar conta;
  • coordenar equipe;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • imprimir relatórios de controle;
  • registrar acompanhantes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar empatia;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • ouvir com atenção;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • fechar contas masters;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • demonstrar paciência;
  • realizar câmbio de moedas;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • interagir com os outros departamentos;
  • receber pagamentos;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • fornecer informações meteorológicas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar entusiasmo;
  • conferir documentos com identificação;
  • agir com bom senso;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • emitir extrato de contas;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • fornecer serviço de cofre;
  • demonstrar iniciativa;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar autonomia;


Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




Profissões em Destaque: