Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de hospital
- Encarregado da recepção
- Recepcionista atendente
- Concierge
- Atendente de consultório médico
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de seguro saúde
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de hotel
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
Atividades
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- demonstrar eficiência;
- distribuir malotes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- efetuar acertos em contas;
- fechar contas masters;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- solicitar o serviço de manobrista;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar iniciativa;
- preparar o ´mise-en-place´;
- bloquear apartamento;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- anunciar a chegada do cliente;
- propor associação de programas de fidelidade;
- encerrar a conta no sistema;
- realizar câmbio de moedas;
- conferir documentos com identificação;
- lançar despesas em contas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- acolher o cliente e passageiro;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar interesse;
- emitir extrato de contas;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- verificar cadastro e reserva;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- ouvir com atenção;
- atender o cliente com informações precisas;
- atualizar conta;
- efetuar cobrança ´no show´;
- coordenar equipe;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- demonstrar senso de organização;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- fornecer informações meteorológicas;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- demonstrar respeito mútuo;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- organizar materiais de trabalho;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- receber pagamentos;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar paciência;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- oferecer transporte ao cliente;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- imprimir relatórios de controle;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- fornecer serviço de cofre;
- demonstrar empatia;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- identificar o espaço físico da empresa;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar entusiasmo;
- planejar o dia seguinte;
- demonstrar espírito de equipe;
- registrar acompanhantes;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- anotar telefonemas e recados;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- emitir notas fiscais e recibos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- circular informações internas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar autonomia;
- agir com bom senso;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial