Salário para o cargo de Recepcionista de hotel
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista de hotel - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de hotel

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • realizar câmbio de moedas;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • organizar materiais de trabalho;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • coordenar equipe;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • fornecer serviço de cofre;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar autonomia;
  • distribuir malotes;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar eficiência;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • conferir documentos com identificação;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • atualizar conta;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • emitir extrato de contas;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar senso de organização;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • registrar acompanhantes;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar entusiasmo;
  • verificar cadastro e reserva;
  • encerrar a conta no sistema;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • transmitir recados e fax;
  • circular informações internas;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • bloquear apartamento;
  • demonstrar iniciativa;
  • efetuar acertos em contas;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • demonstrar pró atividade;
  • imprimir relatórios de controle;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • receber pagamentos;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar paciência;
  • ouvir com atenção;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • fechar contas masters;
  • demonstrar interesse;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • anotar telefonemas e recados;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • planejar o dia seguinte;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • lançar despesas em contas;
  • agir com bom senso;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • emitir notas fiscais e recibos;


Setores que mais contratam Recepcionista de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de pensão
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de pensão