Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista
- Agente de tráfego
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de banco
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista secretária
- Concierge
- Atendente de seguro saúde
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista caixa
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
Atividades
- distribuir malotes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar iniciativa;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- identificar o espaço físico da empresa;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- fechar contas masters;
- planejar o dia seguinte;
- demonstrar interesse;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- preparar o ´mise-en-place´;
- demonstrar eficiência;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- circular informações internas;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- atualizar conta;
- anunciar a chegada do cliente;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- lançar despesas em contas;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- emitir extrato de contas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- solicitar o serviço de manobrista;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar pró atividade;
- fornecer serviço de cofre;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- propor associação de programas de fidelidade;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar senso de organização;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- oferecer transporte ao cliente;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar empatia;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- ouvir com atenção;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- encerrar a conta no sistema;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- conferir documentos com identificação;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- emitir notas fiscais e recibos;
- verificar cadastro e reserva;
- receber pagamentos;
- realizar câmbio de moedas;
- efetuar acertos em contas;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- demonstrar espírito de equipe;
- coordenar equipe;
- efetuar cobrança ´no show´;
- bloquear apartamento;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- demonstrar entusiasmo;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar respeito mútuo;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- transmitir recados e fax;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- agir com bom senso;
- atender o cliente com informações precisas;
- organizar materiais de trabalho;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- registrar acompanhantes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar paciência;
Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial