Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista caixa
Recepcionistas devem:
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- comunicar-se;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- demonstrar iniciativa;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- ouvir com atenção;
- fornecer informações meteorológicas;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- lançar despesas em contas;
- efetuar cobrança ´no show´;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- solicitar o serviço de manobrista;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- fornecer serviço de cofre;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- demonstrar interesse;
- acolher o cliente e passageiro;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar respeito mútuo;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- anotar telefonemas e recados;
- organizar materiais de trabalho;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- bloquear apartamento;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- verificar cadastro e reserva;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- identificar o espaço físico da empresa;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar autonomia;
- registrar acompanhantes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- realizar câmbio de moedas;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- agir com bom senso;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar empatia;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- fechar contas masters;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- anunciar a chegada do cliente;
- conferir documentos com identificação;
- preparar o ´mise-en-place´;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar paciência;
- propor associação de programas de fidelidade;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- oferecer transporte ao cliente;
- emitir extrato de contas;
- planejar o dia seguinte;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- demonstrar espírito de equipe;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar senso de organização;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- interagir com os outros departamentos;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- distribuir malotes;
- demonstrar entusiasmo;
- atualizar conta;
- encerrar a conta no sistema;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- efetuar acertos em contas;
- receber pagamentos;
- demonstrar pró atividade;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- circular informações internas;
- imprimir relatórios de controle;
- coordenar equipe;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- transmitir recados e fax;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- emitir notas fiscais e recibos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial