Salário para o cargo de Recepcionista caixa
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista caixa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista caixa

Um Recepcionista caixa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.553,38 e R$ 3.005,40, com a média salarial de R$ 1.843,21 e o salário mediana em R$ 1.755,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista caixa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.843,21 22.118,55 460,80 8,55
1º Quartil 1.553,38 18.640,56 388,35 7,20
Salário Mediana 1.755,00 21.060,00 438,75 8,14
3º Quartil 2.292,04 27.504,53 573,01 10,63
Teto Salarial 3.005,40 36.064,77 751,35 13,94


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.701 - 3.951 2.300,82 1.700,95 2.040,00 3.262,19 3.951,26
Rio de Janeiro - RJ 1.486 - 3.272 2.003,42 1.485,99 1.836,00 2.701,29 3.271,88
Florianópolis - SC 1.717 - 3.900 2.198,55 1.717,46 1.859,00 3.220,27 3.900,49
Curitiba - PR 1.680 - 2.883 1.949,32 1.680,14 1.871,00 2.380,41 2.883,22
Belo Horizonte - MG 1.471 - 3.025 1.963,06 1.470,57 1.959,00 2.497,78 3.025,38
Porto Seguro - BA 1.456 - 2.617 1.741,67 1.455,90 1.672,00 2.160,49 2.616,86
Gramado - RS 1.666 - 3.048 1.991,56 1.666,06 1.890,00 2.516,66 3.048,26
Brasília - DF 1.455 - 3.304 1.857,11 1.454,64 1.550,00 2.728,04 3.304,28
Foz do Iguaçu - PR 1.884 - 3.291 2.183,76 1.883,70 2.050,00 2.717,28 3.291,25
Balneário Camboriú - SC 1.826 - 3.092 2.140,41 1.825,65 2.110,00 2.552,38 3.091,52
Salvador - BA 1.424 - 2.897 1.748,99 1.423,82 1.538,00 2.392,16 2.897,45
Campinas - SP 1.675 - 3.059 2.021,70 1.674,58 1.902,00 2.525,54 3.059,01
Goiânia - GO 1.431 - 2.383 1.636,25 1.431,21 1.528,00 1.967,54 2.383,15
Porto Alegre - RS 1.510 - 2.721 1.813,69 1.509,68 1.728,00 2.246,09 2.720,53
Maceió - AL 1.461 - 2.661 1.718,12 1.460,56 1.615,00 2.196,57 2.660,55
Armação de Búzios - RJ 1.694 - 2.752 1.896,12 1.693,70 1.820,00 2.272,02 2.751,94
Ribeirão Preto - SP 1.782 - 3.181 2.143,97 1.781,77 2.044,75 2.625,98 3.180,67
Ilhéus - BA 1.706 - 2.422 1.858,27 1.706,37 1.897,00 1.999,73 2.422,13
São Sebastiao - SP 1.644 - 2.519 1.825,42 1.643,88 1.790,00 2.080,10 2.519,48
Guarulhos - SP 1.762 - 3.454 2.224,76 1.762,27 2.127,00 2.851,44 3.453,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.640 - 3.278 2.043,56 1.640,25 1.883,00 2.706,38 3.278,05
Minas Gerais 1.432 - 2.556 1.687,12 1.431,84 1.590,00 2.109,99 2.555,68
Santa Catarina 1.714 - 3.138 2.037,33 1.713,92 1.900,00 2.590,96 3.138,25
Rio de Janeiro 1.466 - 3.070 1.881,65 1.466,48 1.780,00 2.534,81 3.070,23
Paraná 1.627 - 2.827 1.909,41 1.626,62 1.829,00 2.334,15 2.827,19
Rio Grande do Sul 1.501 - 2.770 1.800,57 1.501,18 1.700,00 2.286,81 2.769,85
Bahia 1.422 - 2.614 1.709,12 1.422,32 1.604,00 2.157,75 2.613,54
Goiás 1.419 - 2.342 1.604,31 1.419,44 1.501,00 1.933,39 2.341,78
Mato Grosso 1.412 - 2.449 1.642,55 1.412,09 1.500,00 2.021,67 2.448,71
Mato Grosso do Sul 1.435 - 2.462 1.649,20 1.435,33 1.523,00 2.032,71 2.462,08
Pernambuco 1.434 - 2.789 1.713,82 1.433,50 1.514,00 2.302,28 2.788,59
Espírito Santo 1.459 - 2.699 1.760,35 1.459,04 1.633,38 2.228,02 2.698,65
Pará 1.412 - 2.214 1.554,65 1.412,00 1.500,00 1.827,54 2.213,57
Ceará 1.427 - 2.592 1.651,69 1.427,47 1.500,00 2.140,31 2.592,40
Alagoas 1.450 - 2.570 1.670,27 1.449,70 1.468,00 2.122,17 2.570,44
Distrito Federal 1.455 - 3.304 1.857,11 1.454,64 1.550,00 2.728,04 3.304,28
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.447 1.608,95 1.412,00 1.464,00 2.020,67 2.447,50
Tocantins 1.412 - 2.006 1.490,65 1.412,00 1.446,00 1.656,15 2.005,98
Maranhão 1.412 - 2.216 1.538,71 1.412,00 1.447,00 1.829,56 2.216,01
Amazonas 1.412 - 2.690 1.694,54 1.412,00 1.560,00 2.220,97 2.690,11
Rondônia 1.456 - 2.180 1.567,19 1.455,83 1.492,00 1.800,22 2.180,48
Paraíba 1.412 - 2.074 1.496,42 1.412,00 1.412,00 1.712,63 2.074,39
Sergipe 1.412 - 2.153 1.524,97 1.412,00 1.450,00 1.777,75 2.153,26
Piauí 1.416 - 2.193 1.552,37 1.415,76 1.457,00 1.810,16 2.192,52
Roraima 1.412 - 1.899 1.460,53 1.412,00 1.415,00 1.568,02 1.899,24
Acre 1.412 - 2.426 1.592,10 1.412,00 1.487,00 2.003,32 2.426,48
Amapá 1.412 - 2.106 1.505,43 1.412,00 1.412,00 1.739,00 2.106,33


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista caixa

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;

  • Atividades

    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • lançar despesas em contas;
    • acionar serviço de higienização;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • realizar câmbio de moedas;
    • demonstrar autonomia;
    • anotar telefonemas e recados;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • agir com bom senso;
    • emitir extrato de contas;
    • transmitir recados e fax;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • conferir documentos com identificação;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • atualizar conta;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • imprimir relatórios de controle;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • fornecer serviço de cofre;
    • circular informações internas;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • fechar contas masters;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • demonstrar paciência;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • coordenar equipe;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • organizar materiais de trabalho;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • demonstrar iniciativa;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • verificar cadastro e reserva;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • receber pagamentos;
    • encerrar a conta no sistema;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • bloquear apartamento;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • verificar o pedido de internação;
    • internar o paciente;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • demonstrar interesse;
    • distribuir malotes;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar empatia;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • ouvir com atenção;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • planejar o dia seguinte;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • organizar malotes;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • registrar acompanhantes;
    • efetuar acertos em contas;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • demonstrar eficiência;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • demonstrar pró atividade;
    • demonstrar senso de organização;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • agendar transfers e carros executivos;


    Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Pensões (alojamento)
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo