Salário para o cargo de Recepcionista caixa
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista caixa - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista caixa

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;

Atividades

  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • demonstrar entusiasmo;
  • realizar câmbio de moedas;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • emitir extrato de contas;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • planejar o dia seguinte;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • agir com bom senso;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar iniciativa;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar empatia;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • efetuar acertos em contas;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • verificar cadastro e reserva;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • registrar acompanhantes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • bloquear apartamento;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar interesse;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • atualizar conta;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • fornecer serviço de cofre;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • demonstrar paciência;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar autonomia;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • lançar despesas em contas;
  • encerrar a conta no sistema;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • coordenar equipe;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • demonstrar senso de organização;
  • interagir com os outros departamentos;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar pró atividade;
  • organizar materiais de trabalho;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • transmitir recados e fax;
  • distribuir malotes;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • fechar contas masters;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • circular informações internas;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;


Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




Profissões em Destaque: