Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de banco
- Atendente de clínica médica
- Auxiliar de recepção
- Concierge
- Recepcionista atendente
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Agente de tráfego
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de crediário
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista caixa
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
Atividades
- emitir notas fiscais e recibos;
- averiguar agenda semanal de eventos;
- auxiliar o cliente com informações financeiras;
- demonstrar iniciativa;
- fechar contas masters;
- avisar o concierge da chegada do hóspede;
- demonstrar interesse;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- encerrar o ´pos´ (point of sale);
- bloquear apartamento;
- auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
- solicitar o serviço de manobrista;
- atender o cliente com informações precisas;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- anotar telefonemas e recados;
- auxiliar o hóspede com atendimento médico;
- atualizar conta;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
- receber pagamentos;
- oferecer transporte ao cliente;
- demonstrar senso de organização;
- acolher o cliente e passageiro;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- pedir forma de garantia de pagamento;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- fornecer serviço de cofre;
- encerrar a conta no sistema;
- emitir o cartão de liberação de saída;
- lançar despesas em contas;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- interagir com os outros departamentos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- planejar o dia seguinte;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- efetuar acertos em contas;
- propor associação de programas de fidelidade;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- distribuir jornais, revistas, flores etc.;
- fornecer informações meteorológicas;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar eficiência;
- coordenar equipe;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- demonstrar pró atividade;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar respeito mútuo;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- anunciar a chegada do cliente;
- organizar materiais de trabalho;
- distribuir malotes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar empatia;
- cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
- registrar acompanhantes;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar entusiasmo;
- verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
- fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar autonomia;
- conferir documentos com identificação;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar espírito de equipe;
- emitir extrato de contas;
- imprimir relatórios de controle;
- preparar o ´mise-en-place´;
- fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
- efetuar cobrança ´no show´;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- circular informações internas;
- ouvir com atenção;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- verificar cadastro e reserva;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- identificar o espaço físico da empresa;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
- agir com bom senso;
- auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
- realizar câmbio de moedas;
- fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar paciência;
Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho
- Hotéis
- Condomínios prediais
- Motéis
- Outros alojamentos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Restaurantes e similares
- Apart-hotéis
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Pensões (alojamento)
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Serviços de reservas e outros serviços de turismo
- Cabeleireiros
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Albergues
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de consultoria em gestão empresarial