Salário para o cargo de Recepcionista caixa
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista caixa - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista caixa

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • demonstrar iniciativa;
  • realizar câmbio de moedas;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • fornecer serviço de cofre;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • atualizar conta;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • encerrar a conta no sistema;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar interesse;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • emitir extrato de contas;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar eficiência;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • agir com bom senso;
  • circular informações internas;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • ouvir com atenção;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • demonstrar autonomia;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • demonstrar pró atividade;
  • organizar materiais de trabalho;
  • coordenar equipe;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • registrar acompanhantes;
  • distribuir malotes;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • planejar o dia seguinte;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • fechar contas masters;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar empatia;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • transmitir recados e fax;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • interagir com os outros departamentos;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar paciência;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar senso de organização;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • verificar cadastro e reserva;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • bloquear apartamento;
  • lançar despesas em contas;


Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




Profissões em Destaque: