Salário para o cargo de Recepcionista caixa
CBO 4221-20 > Recepcionistas

Recepcionista caixa - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista caixa

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • comunicar-se;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • solicitar o serviço de manobrista;
  • fornecer serviço de cofre;
  • distribuir malotes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • avisar o concierge da chegada do hóspede;
  • emitir extrato de contas;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
  • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
  • demonstrar paciência;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • efetuar cobrança ´no show´;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • transmitir recados e fax;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • circular informações internas;
  • demonstrar empatia;
  • receber pagamentos;
  • realizar câmbio de moedas;
  • demonstrar iniciativa;
  • agir com bom senso;
  • oferecer transporte ao cliente;
  • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
  • auxiliar o cliente com informações financeiras;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
  • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
  • encerrar a conta no sistema;
  • demonstrar eficiência;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar entusiasmo;
  • emitir o cartão de liberação de saída;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar interesse;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
  • organizar materiais de trabalho;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • registrar acompanhantes;
  • averiguar agenda semanal de eventos;
  • demonstrar senso de organização;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
  • ouvir com atenção;
  • atualizar conta;
  • preparar o ´mise-en-place´;
  • efetuar acertos em contas;
  • conferir documentos com identificação;
  • bloquear apartamento;
  • interagir com os outros departamentos;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar pró atividade;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
  • fechar contas masters;
  • demonstrar autonomia;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • pedir forma de garantia de pagamento;
  • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
  • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • encerrar o ´pos´ (point of sale);
  • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
  • planejar o dia seguinte;
  • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
  • imprimir relatórios de controle;
  • lançar despesas em contas;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;


Setores que mais contratam Recepcionista caixa no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Outros alojamentos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Restaurantes e similares
  • Apart-hotéis
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Pensões (alojamento)
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Cabeleireiros
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Albergues
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




Profissões em Destaque: