Salário para o cargo de Recepcionista bilíngüe
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista bilíngüe

Um Recepcionista bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.486,45 e R$ 2.701,77, com a média salarial de R$ 1.707,63 e o salário mediana em R$ 1.609,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.707,63 20.491,52 426,91 8,00
1º Quartil 1.486,45 17.837,46 371,61 6,97
Salário Mediana 1.609,00 19.308,00 402,25 7,54
3º Quartil 2.060,49 24.725,83 515,12 9,66
Teto Salarial 2.701,77 32.421,25 675,44 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.518 - 2.988 1.862,14 1.517,58 1.726,00 2.467,15 2.988,29
Rio de Janeiro - RJ 1.438 - 2.722 1.713,52 1.437,89 1.588,00 2.247,71 2.722,49
Belo Horizonte - MG 1.443 - 2.923 1.777,88 1.443,36 1.626,00 2.413,12 2.922,84
Brasília - DF 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Curitiba - PR 1.538 - 2.601 1.791,38 1.538,36 1.741,00 2.147,31 2.600,89
Salvador - BA 1.418 - 2.369 1.606,24 1.418,07 1.533,00 1.955,93 2.369,08
Goiânia - GO 1.423 - 2.502 1.647,24 1.422,55 1.520,00 2.065,39 2.501,66
Fortaleza - CE 1.412 - 2.466 1.609,26 1.412,00 1.493,00 2.036,23 2.466,34
Santo André - SP 1.533 - 2.787 1.820,57 1.532,69 1.726,00 2.300,81 2.786,81
Porto Alegre - RS 1.486 - 2.592 1.748,67 1.485,84 1.676,00 2.139,76 2.591,74
Campinas - SP 1.532 - 2.693 1.813,03 1.532,01 1.759,00 2.223,73 2.693,45
Recife - PE 1.418 - 2.173 1.552,01 1.418,24 1.502,00 1.793,84 2.172,75
Barueri - SP 1.532 - 2.806 1.811,48 1.532,02 1.700,00 2.316,82 2.806,20
Florianópolis - SC 1.550 - 2.930 1.923,03 1.549,77 1.844,00 2.419,01 2.929,98
Lauro de Freitas - BA 1.422 - 2.313 1.596,42 1.421,61 1.533,00 1.909,92 2.313,35
Belém - PA 1.412 - 2.376 1.604,02 1.412,00 1.500,00 1.961,61 2.375,96
São Bernardo do Campo - SP 1.535 - 3.544 1.997,02 1.535,36 1.750,00 2.925,81 3.543,83
Ribeirão Preto - SP 1.534 - 2.713 1.812,10 1.534,10 1.722,00 2.240,26 2.713,47
Joinville - SC 1.507 - 2.575 1.783,53 1.507,14 1.746,25 2.125,87 2.574,92
Guarulhos - SP 1.512 - 2.713 1.794,67 1.512,27 1.703,00 2.239,49 2.712,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.511 - 2.785 1.807,89 1.511,02 1.703,00 2.299,66 2.785,42
Minas Gerais 1.414 - 2.507 1.642,55 1.413,78 1.550,00 2.069,78 2.506,98
Rio de Janeiro 1.429 - 2.540 1.667,32 1.428,56 1.565,00 2.097,05 2.540,02
Santa Catarina 1.551 - 2.740 1.858,02 1.550,74 1.800,00 2.262,53 2.740,44
Paraná 1.481 - 2.544 1.757,11 1.480,94 1.740,00 2.100,49 2.544,18
Rio Grande do Sul 1.488 - 2.590 1.749,37 1.487,56 1.688,00 2.138,42 2.590,12
Bahia 1.412 - 2.296 1.571,66 1.412,00 1.490,00 1.895,54 2.295,93
Goiás 1.412 - 2.428 1.607,47 1.412,00 1.500,00 2.004,75 2.428,21
Distrito Federal 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Pernambuco 1.413 - 2.119 1.527,42 1.413,44 1.489,00 1.749,27 2.118,77
Ceará 1.412 - 2.406 1.584,79 1.412,00 1.458,00 1.986,65 2.406,29
Mato Grosso 1.412 - 2.506 1.647,37 1.412,30 1.522,00 2.068,85 2.505,85
Espírito Santo 1.419 - 2.302 1.581,91 1.418,56 1.485,00 1.900,22 2.301,60
Pará 1.412 - 2.274 1.564,13 1.412,00 1.475,00 1.877,62 2.274,23
Mato Grosso do Sul 1.421 - 2.371 1.622,34 1.421,05 1.550,00 1.957,25 2.370,68
Paraíba 1.412 - 2.233 1.539,14 1.412,00 1.429,00 1.843,41 2.232,80
Maranhão 1.412 - 2.148 1.526,96 1.412,00 1.455,00 1.773,00 2.147,51
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.155 1.513,11 1.412,00 1.427,00 1.779,12 2.154,92
Rondônia 1.413 - 2.311 1.591,03 1.412,71 1.500,00 1.907,73 2.310,70
Piauí 1.412 - 2.058 1.498,44 1.412,00 1.430,00 1.699,01 2.057,89
Amazonas 1.412 - 2.270 1.550,27 1.412,00 1.448,00 1.873,93 2.269,76
Alagoas 1.412 - 2.178 1.527,07 1.412,00 1.445,00 1.797,96 2.177,74
Sergipe 1.412 - 2.123 1.501,31 1.412,00 1.412,00 1.752,91 2.123,17
Tocantins 1.412 - 2.300 1.565,90 1.412,00 1.440,00 1.899,06 2.300,20
Amapá 1.412 - 2.210 1.564,02 1.412,00 1.476,00 1.824,56 2.209,96
Acre 1.412 - 2.476 1.602,84 1.412,00 1.477,00 2.044,36 2.476,19
Roraima 1.412 - 1.988 1.472,18 1.412,00 1.412,00 1.641,52 1.988,26


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista bilíngüe

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

  • Atividades

    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • verificar cadastro e reserva;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • fechar contas masters;
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • verificar o pedido de internação;
    • demonstrar senso de organização;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • demonstrar eficiência;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • ouvir com atenção;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • transmitir recados e fax;
    • acionar serviço de higienização;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • encerrar a conta no sistema;
    • realizar câmbio de moedas;
    • lançar despesas em contas;
    • atualizar conta;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • receber pagamentos;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • efetuar acertos em contas;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • demonstrar iniciativa;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar paciência;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • fornecer serviço de cofre;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • planejar o dia seguinte;
    • organizar malotes;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • organizar materiais de trabalho;
    • emitir extrato de contas;
    • distribuir malotes;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • bloquear apartamento;
    • demonstrar interesse;
    • circular informações internas;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • interagir com os outros departamentos;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • demonstrar entusiasmo;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • coordenar equipe;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • internar o paciente;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • demonstrar empatia;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • imprimir relatórios de controle;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • demonstrar autonomia;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • registrar acompanhantes;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • conferir documentos com identificação;
    • anotar telefonemas e recados;
    • agir com bom senso;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • demonstrar pró atividade;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;


    Setores que mais contratam Recepcionista bilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividades de condicionamento físico
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Hotéis
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Cabeleireiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista