Salário para o cargo de Recepcionista bilíngüe
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista bilíngüe - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista bilíngüe

Recepcionistas devem:

  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • comunicar-se;
  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;

Atividades

  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar eficiência;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar iniciativa;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • organizar malotes;
  • efetuar acertos em contas;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar autonomia;
  • receber pagamentos;
  • conferir documentos com identificação;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • demonstrar paciência;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • imprimir relatórios de controle;
  • agir com bom senso;
  • coordenar equipe;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar pró atividade;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • ouvir com atenção;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • transmitir recados e fax;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • interagir com os outros departamentos;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar senso de organização;
  • organizar materiais de trabalho;
  • distribuir malotes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • circular informações internas;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;


Setores que mais contratam Recepcionista bilíngüe no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: