Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
 - Trabalhadores de atendimento ao público
 
- Trabalhadores de informações ao público
 
- Recepcionistas
 
Cargos relacionados:
- Agente de tráfego
 - Recepcionista caixa
 - Recepcionista de hotel
 - Guest relations
 - Atendente de seguro saúde
 - Atendente de clínica médica
 - Recepcionista de consultório médico ou dentário
 - Recepcionista de banco
 - Recepcionista atendente
 - Auxiliar de recepção
 - Recepcionista auxiliar de secretária
 - Recepcionista de seguro saúde
 
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista bilíngüe
Recepcionistas devem:
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
 - organizar informações a serem prestadas;
 - prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
 - demonstrar competências pessoais;
 - planejar o cotidiano;
 - comunicar-se;
 - agendar serviços;
 - observar normas internas de segurança;
 - responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
 - recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
 
Atividades
- conferir idoneidade dos clientes;
 - demonstrar entusiasmo;
 - averiguar horário de saída dos grupos;
 - demonstrar espírito de equipe;
 - dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
 - transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
 - demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
 - demonstrar eficiência;
 - oferecer auxílio para a bagagem;
 - controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
 - propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
 - identificar o espaço físico da empresa;
 - enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
 - fornecer informações meteorológicas;
 - cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
 - anunciar a chegada do cliente;
 - propor associação de programas de fidelidade;
 - demonstrar senso de organização;
 - transmitir recados e fax;
 - demonstrar pró atividade;
 - organizar materiais de trabalho;
 - consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
 - interagir com os outros departamentos;
 - anotar telefonemas e recados;
 - auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
 - confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
 - cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
 - conferir documentos com identificação;
 - auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
 - demonstrar conhecimentos de informática;
 - demonstrar interesse;
 - transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
 - encaminhar o cliente para os diversos setores;
 - atender o cliente com informações precisas;
 - verificar cadastro e reserva;
 - imprimir relatórios de controle;
 - imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
 - demonstrar paciência;
 - fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
 - comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
 - receber pagamentos;
 - acolher o cliente e passageiro;
 - demonstrar iniciativa;
 - organizar malotes;
 - retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
 - agir com bom senso;
 - demonstrar empatia;
 - coordenar equipe;
 - demonstrar respeito mútuo;
 - consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
 - averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
 - demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
 - efetuar acertos em contas;
 - pré-cadastrar o cliente;
 - emitir notas fiscais e recibos;
 - auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
 - consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
 - requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
 - providenciar solicitações de reservas especiais;
 - demonstrar autonomia;
 - distribuir malotes;
 - participar de reuniões na troca de turnos;
 - ouvir com atenção;
 - entregar o crachá de visitante na entrada;
 - guardar volumes de prestadores de serviços;
 - circular informações internas;
 - acionar alarme de segurança em caso de assalto;
 - notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
 - agendar reservas / consultas dos clientes;
 
Setores que mais contratam Recepcionista bilíngüe no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
 - Atividades de atendimento hospitalar
 - Atividades de condicionamento físico
 - Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
 - Locação de mão-de-obra temporária
 - Limpeza em prédios e em domicílios
 - Hotéis
 - Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
 - Cabeleireiros
 - Laboratórios clínicos
 - Restaurantes e similares
 - Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
 - Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
 - Serviços combinados para apoio a edifícios
 - Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
 - Atividades veterinárias
 - Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
 - Atividades de teleatendimento
 - Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas