Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Auxiliar de recepção
- Encarregado da recepção
- Atendente de clínica veterinária
- Agente de tráfego
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista bilíngüe
Recepcionistas devem:
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- organizar informações a serem prestadas;
Atividades
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar respeito mútuo;
- identificar o espaço físico da empresa;
- transmitir recados e fax;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar interesse;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- conferir documentos com identificação;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar senso de organização;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- pré-cadastrar o cliente;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar empatia;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- receber pagamentos;
- anunciar a chegada do cliente;
- organizar malotes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- anotar telefonemas e recados;
- agir com bom senso;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- distribuir malotes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar espírito de equipe;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- ouvir com atenção;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- atender o cliente com informações precisas;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar entusiasmo;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- circular informações internas;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- organizar materiais de trabalho;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar eficiência;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar pró atividade;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- fornecer informações meteorológicas;
- efetuar acertos em contas;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar paciência;
- coordenar equipe;
- conferir idoneidade dos clientes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- imprimir relatórios de controle;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
Setores que mais contratam Recepcionista bilíngüe no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas