Salário para o cargo de Recepcionista bilíngüe
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista bilíngüe - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista bilíngüe

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • comunicar-se;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;

Atividades

  • agir com bom senso;
  • demonstrar senso de organização;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • circular informações internas;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • coordenar equipe;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • ouvir com atenção;
  • verificar cadastro e reserva;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar iniciativa;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar interesse;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • conferir documentos com identificação;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • organizar materiais de trabalho;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar paciência;
  • efetuar acertos em contas;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • demonstrar empatia;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar pró atividade;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • transmitir recados e fax;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • organizar malotes;
  • imprimir relatórios de controle;
  • distribuir malotes;


Setores que mais contratam Recepcionista bilíngüe no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: