Salário para o cargo de Recepcionista bilíngüe
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista bilíngüe - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista bilíngüe

Recepcionistas devem:

  • observar normas internas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • planejar o cotidiano;

Atividades

  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • conferir documentos com identificação;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • imprimir relatórios de controle;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar iniciativa;
  • agir com bom senso;
  • organizar malotes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • anotar telefonemas e recados;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • receber pagamentos;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar paciência;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • circular informações internas;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • verificar cadastro e reserva;
  • demonstrar pró atividade;
  • efetuar acertos em contas;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar autonomia;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • ouvir com atenção;
  • coordenar equipe;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar interesse;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • organizar materiais de trabalho;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar empatia;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • transmitir recados e fax;
  • demonstrar entusiasmo;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;


Setores que mais contratam Recepcionista bilíngüe no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: