Salário para o cargo de Recepcionista atendente
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista atendente - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista atendente

Recepcionistas devem:

  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • organizar malotes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • anotar telefonemas e recados;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • distribuir malotes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • ouvir com atenção;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • coordenar equipe;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • imprimir relatórios de controle;
  • circular informações internas;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • verificar cadastro e reserva;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar interesse;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • demonstrar empatia;
  • agir com bom senso;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • transmitir recados e fax;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar iniciativa;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • receber pagamentos;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • demonstrar pró atividade;
  • conferir documentos com identificação;
  • efetuar acertos em contas;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;


Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Cartunista
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Cartunista

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