Salário para o cargo de Recepcionista atendente
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista atendente - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista atendente

Recepcionistas devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar paciência;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar interesse;
  • imprimir relatórios de controle;
  • organizar materiais de trabalho;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • distribuir malotes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • demonstrar senso de organização;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • demonstrar empatia;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • organizar malotes;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • verificar cadastro e reserva;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar eficiência;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • conferir documentos com identificação;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • receber pagamentos;
  • efetuar acertos em contas;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar autonomia;
  • transmitir recados e fax;
  • agir com bom senso;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • coordenar equipe;
  • anotar telefonemas e recados;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • circular informações internas;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar pró atividade;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;


Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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