Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de hotel
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de seguro saúde
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de banco
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de crediário
- Atendente de clínica veterinária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista atendente
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- participar de reuniões na troca de turnos;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- efetuar acertos em contas;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- transmitir recados e fax;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- verificar cadastro e reserva;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar espírito de equipe;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- coordenar equipe;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- organizar materiais de trabalho;
- ouvir com atenção;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- distribuir malotes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- conferir idoneidade dos clientes;
- demonstrar iniciativa;
- agir com bom senso;
- anunciar a chegada do cliente;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar pró atividade;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar empatia;
- receber pagamentos;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar respeito mútuo;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- interagir com os outros departamentos;
- atender o cliente com informações precisas;
- acolher o cliente e passageiro;
- propor associação de programas de fidelidade;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- circular informações internas;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar interesse;
- fornecer informações meteorológicas;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar paciência;
- emitir notas fiscais e recibos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- organizar malotes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar senso de organização;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- pré-cadastrar o cliente;
- imprimir relatórios de controle;
Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas