Salário para o cargo de Recepcionista atendente
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista atendente - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista atendente

Recepcionistas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • agendar serviços;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • planejar o cotidiano;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar senso de organização;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • coordenar equipe;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar empatia;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • demonstrar autonomia;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • ouvir com atenção;
  • organizar malotes;
  • conferir documentos com identificação;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • agir com bom senso;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • receber pagamentos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • transmitir recados e fax;
  • verificar cadastro e reserva;
  • efetuar acertos em contas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • anotar telefonemas e recados;
  • demonstrar interesse;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar paciência;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • distribuir malotes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • imprimir relatórios de controle;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • circular informações internas;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • interagir com os outros departamentos;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar entusiasmo;
  • demonstrar pró atividade;


Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Instrutor educacional
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Instrutor educacional