Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista secretária
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Atendente de clínica médica
- Auxiliar de recepção
- Encarregado da recepção
- Recepcionista telefonista
- Concierge
- Recepcionista de crediário
- Agente de tráfego
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista atendente
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- planejar o cotidiano;
- agendar serviços;
Atividades
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- transmitir recados e fax;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar senso de organização;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar interesse;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar espírito de equipe;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- distribuir malotes;
- fornecer informações meteorológicas;
- conferir documentos com identificação;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- conferir idoneidade dos clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- identificar o espaço físico da empresa;
- organizar malotes;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar paciência;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- circular informações internas;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- anotar telefonemas e recados;
- receber pagamentos;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- atender o cliente com informações precisas;
- efetuar acertos em contas;
- ouvir com atenção;
- demonstrar eficiência;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar entusiasmo;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- pré-cadastrar o cliente;
- coordenar equipe;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar empatia;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- verificar cadastro e reserva;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- agir com bom senso;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar autonomia;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- organizar materiais de trabalho;
- acolher o cliente e passageiro;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar respeito mútuo;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- anunciar a chegada do cliente;
Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas