Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Agente de tráfego
- Encarregado da recepção
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de seguro saúde
- Atendente de clínica médica
- Atendente de clínica veterinária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista atendente
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
- organizar informações a serem prestadas;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- agendar serviços;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- coordenar equipe;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar iniciativa;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar interesse;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar entusiasmo;
- organizar materiais de trabalho;
- emitir notas fiscais e recibos;
- circular informações internas;
- organizar malotes;
- demonstrar empatia;
- verificar cadastro e reserva;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- conferir documentos com identificação;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- anotar telefonemas e recados;
- acolher o cliente e passageiro;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- transmitir recados e fax;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- ouvir com atenção;
- propor associação de programas de fidelidade;
- anunciar a chegada do cliente;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- conferir idoneidade dos clientes;
- receber pagamentos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar pró atividade;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- atender o cliente com informações precisas;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- distribuir malotes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- efetuar acertos em contas;
- demonstrar espírito de equipe;
- interagir com os outros departamentos;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar paciência;
- agir com bom senso;
- imprimir relatórios de controle;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- pré-cadastrar o cliente;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas