Salário para o cargo de Recepcionista atendente
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista atendente - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Quanto ganha um Recepcionista atendente

Um Recepcionista atendente trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.486,45 e R$ 2.701,77, com a média salarial de R$ 1.707,63 e o salário mediana em R$ 1.609,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Recepcionista atendente

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.707,63 20.491,52 426,91 8,00
1º Quartil 1.486,45 17.837,46 371,61 6,97
Salário Mediana 1.609,00 19.308,00 402,25 7,54
3º Quartil 2.060,49 24.725,83 515,12 9,66
Teto Salarial 2.701,77 32.421,25 675,44 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.518 - 2.988 1.862,14 1.517,58 1.726,00 2.467,15 2.988,29
Rio de Janeiro - RJ 1.438 - 2.722 1.713,52 1.437,89 1.588,00 2.247,71 2.722,49
Belo Horizonte - MG 1.443 - 2.923 1.777,88 1.443,36 1.626,00 2.413,12 2.922,84
Brasília - DF 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Curitiba - PR 1.538 - 2.601 1.791,38 1.538,36 1.741,00 2.147,31 2.600,89
Salvador - BA 1.418 - 2.369 1.606,24 1.418,07 1.533,00 1.955,93 2.369,08
Goiânia - GO 1.423 - 2.502 1.647,24 1.422,55 1.520,00 2.065,39 2.501,66
Fortaleza - CE 1.412 - 2.466 1.609,26 1.412,00 1.493,00 2.036,23 2.466,34
Santo André - SP 1.533 - 2.787 1.820,57 1.532,69 1.726,00 2.300,81 2.786,81
Porto Alegre - RS 1.486 - 2.592 1.748,67 1.485,84 1.676,00 2.139,76 2.591,74
Campinas - SP 1.532 - 2.693 1.813,03 1.532,01 1.759,00 2.223,73 2.693,45
Recife - PE 1.418 - 2.173 1.552,01 1.418,24 1.502,00 1.793,84 2.172,75
Barueri - SP 1.532 - 2.806 1.811,48 1.532,02 1.700,00 2.316,82 2.806,20
Florianópolis - SC 1.550 - 2.930 1.923,03 1.549,77 1.844,00 2.419,01 2.929,98
Lauro de Freitas - BA 1.422 - 2.313 1.596,42 1.421,61 1.533,00 1.909,92 2.313,35
Belém - PA 1.412 - 2.376 1.604,02 1.412,00 1.500,00 1.961,61 2.375,96
São Bernardo do Campo - SP 1.535 - 3.544 1.997,02 1.535,36 1.750,00 2.925,81 3.543,83
Ribeirão Preto - SP 1.534 - 2.713 1.812,10 1.534,10 1.722,00 2.240,26 2.713,47
Joinville - SC 1.507 - 2.575 1.783,53 1.507,14 1.746,25 2.125,87 2.574,92
Guarulhos - SP 1.512 - 2.713 1.794,67 1.512,27 1.703,00 2.239,49 2.712,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.511 - 2.785 1.807,89 1.511,02 1.703,00 2.299,66 2.785,42
Minas Gerais 1.414 - 2.507 1.642,55 1.413,78 1.550,00 2.069,78 2.506,98
Rio de Janeiro 1.429 - 2.540 1.667,32 1.428,56 1.565,00 2.097,05 2.540,02
Santa Catarina 1.551 - 2.740 1.858,02 1.550,74 1.800,00 2.262,53 2.740,44
Paraná 1.481 - 2.544 1.757,11 1.480,94 1.740,00 2.100,49 2.544,18
Rio Grande do Sul 1.488 - 2.590 1.749,37 1.487,56 1.688,00 2.138,42 2.590,12
Bahia 1.412 - 2.296 1.571,66 1.412,00 1.490,00 1.895,54 2.295,93
Goiás 1.412 - 2.428 1.607,47 1.412,00 1.500,00 2.004,75 2.428,21
Distrito Federal 1.412 - 2.863 1.721,11 1.412,00 1.524,00 2.363,85 2.863,17
Pernambuco 1.413 - 2.119 1.527,42 1.413,44 1.489,00 1.749,27 2.118,77
Ceará 1.412 - 2.406 1.584,79 1.412,00 1.458,00 1.986,65 2.406,29
Mato Grosso 1.412 - 2.506 1.647,37 1.412,30 1.522,00 2.068,85 2.505,85
Espírito Santo 1.419 - 2.302 1.581,91 1.418,56 1.485,00 1.900,22 2.301,60
Pará 1.412 - 2.274 1.564,13 1.412,00 1.475,00 1.877,62 2.274,23
Mato Grosso do Sul 1.421 - 2.371 1.622,34 1.421,05 1.550,00 1.957,25 2.370,68
Paraíba 1.412 - 2.233 1.539,14 1.412,00 1.429,00 1.843,41 2.232,80
Maranhão 1.412 - 2.148 1.526,96 1.412,00 1.455,00 1.773,00 2.147,51
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.155 1.513,11 1.412,00 1.427,00 1.779,12 2.154,92
Rondônia 1.413 - 2.311 1.591,03 1.412,71 1.500,00 1.907,73 2.310,70
Piauí 1.412 - 2.058 1.498,44 1.412,00 1.430,00 1.699,01 2.057,89
Amazonas 1.412 - 2.270 1.550,27 1.412,00 1.448,00 1.873,93 2.269,76
Alagoas 1.412 - 2.178 1.527,07 1.412,00 1.445,00 1.797,96 2.177,74
Sergipe 1.412 - 2.123 1.501,31 1.412,00 1.412,00 1.752,91 2.123,17
Tocantins 1.412 - 2.300 1.565,90 1.412,00 1.440,00 1.899,06 2.300,20
Amapá 1.412 - 2.210 1.564,02 1.412,00 1.476,00 1.824,56 2.209,96
Acre 1.412 - 2.476 1.602,84 1.412,00 1.477,00 2.044,36 2.476,19
Roraima 1.412 - 1.988 1.472,18 1.412,00 1.412,00 1.641,52 1.988,26


Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista atendente

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • demonstrar interesse;
    • protocolar documentos/encomendas de hóspedes;
    • participar de reuniões na troca de turnos;
    • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
    • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
    • interagir com os outros departamentos;
    • registrar acompanhantes;
    • demonstrar autonomia;
    • organizar as entregas aos hóspedes;
    • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
    • organizar materiais de trabalho;
    • solicitar o serviço de manobrista;
    • lançar despesas em contas;
    • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
    • informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos);
    • averiguar agenda semanal de eventos;
    • distribuir malotes;
    • demonstrar pró atividade;
    • fornecer serviço de cofre;
    • fornecer informações meteorológicas;
    • avisar o concierge da chegada do hóspede;
    • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
    • demonstrar espírito de equipe;
    • imprimir relatórios de controle;
    • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
    • conferir idoneidade dos clientes;
    • agir com bom senso;
    • verificar disponibilidade de leitos e apartamentos;
    • demonstrar paciência;
    • identificar o espaço físico da empresa;
    • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
    • agendar reservas / consultas dos clientes;
    • fechar contas masters;
    • fornecer indicações de locais para câmbio de moedas;
    • imprimir listagem de pacientes internados;
    • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
    • distribuir jornais, revistas, flores etc.;
    • receber pagamentos;
    • emitir o cartão de liberação de saída;
    • atualizar conta;
    • anotar telefonemas e recados;
    • resolver pendências do dia anterior;
    • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
    • providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes;
    • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
    • solicitar a avaliação do desempenho do hotel;
    • circular informações internas;
    • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
    • propor associação de programas de fidelidade;
    • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
    • fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes;
    • providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes;
    • transmitir recados e fax;
    • checar solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar senso de organização;
    • emitir extrato de contas;
    • verificar o pedido de internação;
    • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
    • possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão;
    • auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes;
    • verificar cadastro e reserva;
    • oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades;
    • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
    • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
    • oferecer transporte ao cliente;
    • emitir notas fiscais e recibos;
    • acompanhar as solicitações dos hóspedes;
    • demonstrar eficiência;
    • coordenar equipe;
    • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
    • efetuar cobrança ´no show´;
    • providenciar solicitações de reservas especiais;
    • agendar transfers e carros executivos;
    • avisar a enfermagem da chegada do paciente;
    • pedir forma de garantia de pagamento;
    • averiguar horário de saída dos grupos;
    • certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes;
    • estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes;
    • internar o paciente;
    • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
    • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
    • entregar o crachá de visitante na entrada;
    • conferir documentos com identificação;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • verificar mapa de internação cirúrgico;
    • auxiliar o cliente com informações financeiras;
    • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
    • solicitar a devolução das chaves dos apartamentos;
    • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
    • oferecer auxílio para a bagagem;
    • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
    • cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes;
    • prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem;
    • auxiliar o hóspede com atendimento médico;
    • consultar solicitações especiais de hóspedes;
    • auxiliar o cliente no caixa eletrônico;
    • atender o cliente com informações precisas;
    • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
    • encerrar a conta no sistema;
    • auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital;
    • efetuar acertos em contas;
    • manter anonimidade do hóspede quando solicitado;
    • estabelecer contato/comunicação visual com o cliente;
    • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
    • realizar câmbio de moedas;
    • colher feedback das informações prestadas;
    • acolher o cliente e passageiro;
    • acionar serviço de higienização;
    • planejar o dia seguinte;
    • preparar o ´mise-en-place´;
    • pré-cadastrar o cliente;
    • ouvir com atenção;
    • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
    • organizar malotes;
    • providenciar a compra de ingressos para eventos em geral;
    • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
    • atualizar banco de dados do estabelecimento;
    • fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente;
    • guardar volumes de prestadores de serviços;
    • encaminhar o cliente para os diversos setores;
    • demonstrar empatia;
    • auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral);
    • demonstrar iniciativa;
    • anunciar a chegada do cliente;
    • colher principais notícias e manchetes do dia;
    • prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento;
    • intermediar na obtenção de autorizações dos convênios;
    • demonstrar respeito mútuo;
    • encerrar o ´pos´ (point of sale);
    • bloquear apartamento;
    • demonstrar entusiasmo;


    Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividades de condicionamento físico
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Hotéis
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Cabeleireiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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