Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Auxiliar de recepção
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista
- Concierge
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista auxiliar de secretária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista atendente
Recepcionistas devem:
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- transmitir recados e fax;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar espírito de equipe;
- conferir documentos com identificação;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- emitir notas fiscais e recibos;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar autonomia;
- receber pagamentos;
- organizar materiais de trabalho;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- efetuar acertos em contas;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar interesse;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- organizar malotes;
- ouvir com atenção;
- agir com bom senso;
- conferir idoneidade dos clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar empatia;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar senso de organização;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- coordenar equipe;
- anunciar a chegada do cliente;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar respeito mútuo;
- distribuir malotes;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar paciência;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar entusiasmo;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- pré-cadastrar o cliente;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar iniciativa;
- propor associação de programas de fidelidade;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- interagir com os outros departamentos;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- circular informações internas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- atender o cliente com informações precisas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- verificar cadastro e reserva;
- imprimir relatórios de controle;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
Setores que mais contratam Recepcionista atendente no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas