Salário para o cargo de Quitandeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Quitandeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Quitandeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • negociar preços e condições de pagamento;
  • avaliar desempenho;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • elaborar plano de investimentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir compras;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • implantar técnicas de vendas;
  • delegar atribuições;
  • propor compra de novos itens;
  • participar de reuniões;
  • expressar-se gestualmente;
  • cobrar resultados;
  • definir perfil do consumidor final;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • exercer liderança;
  • gerir investimentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • expressar-se oralmente;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • buscar atualização profissional;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar remanejamentos;
  • promover funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • atender agentes de fiscalização;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • qualificar fornecedores;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar motivação;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • designar equipe para projeto;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • analisar tendências do mercado;
  • resolver reclamações de clientes;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • contratar serviços;
  • recepcionar mercadorias;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • manter apresentação pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • remanejar leiaute;
  • planejar compras e locações;
  • determinar perfis profissionais;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • orientar clientes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • elaborar normas e instruções;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • representar a empresa;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • exercitar a autonomia;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • entrevistar candidatos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • gerir estoques;
  • fazer orçamentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • instruir subordinados;
  • captar recursos;
  • examinar currículos;
  • gerir custos;


Setores que mais contratam Quitandeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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