Salário para o cargo de Quitandeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Quitandeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Quitandeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • orientar clientes;
  • providenciar integração de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • demonstrar motivação;
  • expressar-se oralmente;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • expressar-se gestualmente;
  • entrevistar candidatos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • instruir subordinados;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • participar de reuniões;
  • promover funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • avaliar desempenho;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • resolver reclamações de clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • exercitar a autonomia;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • planejar compras e locações;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • recepcionar mercadorias;
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • elaborar normas e instruções;
  • definir perfil do consumidor final;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • representar a empresa;
  • agir com dinamismo;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • cooperar na definição de projetos;
  • delegar atribuições;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • manter apresentação pessoal;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir custos;
  • fazer orçamentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • designar equipe para projeto;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • analisar tendências do mercado;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • cobrar resultados;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • gerir investimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • examinar currículos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • captar recursos;
  • gerir compras;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • contratar serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • exercer liderança;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • buscar atualização profissional;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • promover programas prevencionistas;
  • administrar remanejamentos;
  • qualificar fornecedores;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • gerir estoques;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • remanejar leiaute;


Setores que mais contratam Quitandeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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