Salário para o cargo de Quitandeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Quitandeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Quitandeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • participar de reuniões;
  • delegar atribuições;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • implantar técnicas de vendas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerir custos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • representar a empresa;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • recepcionar mercadorias;
  • transferir numerário para o banco;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • qualificar fornecedores;
  • examinar currículos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • fazer orçamentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • promover programas prevencionistas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • expressar-se oralmente;
  • resolver reclamações de clientes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • contratar serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • analisar tendências do mercado;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir estratégias de terceirização;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • propor compra de novos itens;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • cobrar resultados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • buscar atualização profissional;
  • promover funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • operar equipamentos de informática;
  • definir perfil do consumidor final;
  • demonstrar motivação;
  • agir com dinamismo;
  • captar recursos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • administrar remanejamentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • instruir subordinados;
  • gerir compras;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • orientar clientes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • providenciar integração de funcionários;
  • gerir estoques;
  • cooperar na definição de projetos;
  • expressar-se gestualmente;
  • designar equipe para projeto;
  • entrevistar candidatos;
  • remanejar leiaute;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • exercer liderança;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • avaliar desempenho;
  • gerir investimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • exercitar a autonomia;


Setores que mais contratam Quitandeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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