Salário para o cargo de Quitandeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Quitandeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Quitandeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • determinar perfis profissionais;
  • definir perfil do consumidor final;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • administrar remanejamentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • recepcionar mercadorias;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • formular incentivos de produtividade;
  • providenciar integração de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • resolver reclamações de clientes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • delegar atribuições;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • transferir numerário para o banco;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • buscar atualização profissional;
  • analisar tendências do mercado;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • propor compra de novos itens;
  • entrevistar candidatos;
  • definir estratégias de terceirização;
  • atender agentes de fiscalização;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • agir com dinamismo;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • gerir estoques;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • examinar currículos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • promover funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • qualificar fornecedores;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • representar a empresa;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • operar equipamentos de informática;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir custos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se gestualmente;
  • remanejar leiaute;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • fazer orçamentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • orientar clientes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerir compras;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • participar de reuniões;
  • medir resultados de treinamento;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • cobrar resultados;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • elaborar plano de investimentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • planejar compras e locações;
  • exercer liderança;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • contratar serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • designar equipe para projeto;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • exercitar a autonomia;
  • elaborar normas e instruções;
  • expressar-se oralmente;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • captar recursos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • demonstrar motivação;


Setores que mais contratam Quitandeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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