Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de casa funerária (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- medir resultados de treinamento;
- prestar assistência social aos funcionários;
- representar a empresa;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- qualificar fornecedores;
- entrevistar candidatos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- orientar clientes;
- definir perfil do consumidor final;
- monitorar o andamento de projetos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- examinar currículos;
- administrar remanejamentos;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- contratar serviços;
- captar recursos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- delegar atribuições;
- determinar perfis profissionais;
- analisar tendências do mercado;
- cooperar na definição de projetos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- providenciar integração de funcionários;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- gerir compras;
- promover programas prevencionistas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- resolver reclamações de clientes;
- implantar técnicas de vendas;
- apreciar inovações organizacionais;
- operar equipamentos de informática;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- recepcionar mercadorias;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- gerir custos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- acompanhar a execução orçamentária;
- implementar reciclagem de funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- formular incentivos de produtividade;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- elaborar normas e instruções;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- cobrar resultados;
- demonstrar motivação;
- remanejar leiaute;
- expressar-se gestualmente;
- administrar conflitos entre funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- exercer liderança;
- promover funcionários;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- exercitar a autonomia;
- prover ações de preservação ambiental;
- realizar reuniões com a equipe;
- transferir numerário para o banco;
- agir com dinamismo;
- gerenciar contratos de serviços;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- atender agentes de fiscalização;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- designar equipe para projeto;
- gerir estoques;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerir investimentos;
- propor compra de novos itens;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- elaborar plano de investimentos;
- planejar compras e locações;
- participar de reuniões;
- avaliar desempenho;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- instruir subordinados;
- controlar o cumprimento de normas;
- fazer orçamentos;
- manter apresentação pessoal;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- expressar-se oralmente;
- recomendar promoção de funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- estimular a motivação das equipes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- liberar mercadorias para entrega;
- definir estratégias de terceirização;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- buscar atualização profissional;
Setores que mais contratam Proprietário de casa funerária (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos