Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Coordenador auxiliar de curso
- Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
- Supervisor de ensino
- Técnico de orientação profissional
- Supervisor pedagógico
- Psicopedagogo
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Auxiliar de supervisor escolar
- Orientador profissional
- Orientador de disciplina e área de estudo
- Desenhista instrucional
- Orientador escolar
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Professor de técnicas e recursos audiovisuais
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
Atividades
- administrar tempo;
- dimensionar os problemas;
- demonstrar versatilidade;
- respeitar a autoria do educador;
- dominar a língua portuguesa;
- desenvolver a autoestima;
- estimular a solidariedade;
- interagir com os pais;
- estimular o senso crítico;
- estimular a cooperação;
- auto avaliar-se;
- estimular o respeito mútuo;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de observação;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar proatividade;
- respeitar as diversidades;
- respeitar a autonomia do educador;
- respeitar a alteridade;
- criar clima favorável de trabalho;
- estimular o senso de justiça;
- coordenar reuniões;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- estimular a criatividade;
- administrar conflitos;
- demonstrar flexibilidade;
- estimular valores estéticos;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- compreender o contexto;