Salário para o cargo de Professor de sociologia no ensino médio
CBO 2321-70 > Professores do ensino médio

Professor de sociologia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de sociologia no ensino médio

Um Professor de sociologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.380,61 e R$ 18.757,80, com a média salarial de R$ 5.906,00 e o salário mediana em R$ 2.252,94 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de sociologia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.906,00 70.872,00 1.476,50 54,10
1º Quartil 1.380,61 16.567,33 345,15 12,65
Salário Mediana 2.252,94 27.035,28 563,24 20,64
3º Quartil 14.305,50 171.666,00 3.576,37 131,03
Teto Salarial 18.757,80 225.093,60 4.689,45 171,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.000 - 30.812 8.577,83 999,83 3.160,20 25.438,55 30.811,93
Rio de Janeiro - RJ 1.070 - 8.980 3.283,11 1.070,00 2.326,50 7.413,84 8.979,87
Belém - PA 1.405 - 8.031 2.523,10 1.404,75 1.554,30 6.630,50 8.031,06
Campinas - SP 1.100 - 7.674 3.277,43 1.100,00 1.315,17 6.336,00 7.674,35
Brasília - DF 1.463 - 7.463 3.040,85 1.462,50 1.870,58 6.161,40 7.462,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.098 - 23.733 6.408,52 1.098,45 2.479,96 19.594,37 23.733,29
Paraná 1.134 - 9.467 3.079,39 1.133,60 2.214,50 7.815,63 9.466,52
Rio de Janeiro 1.258 - 7.664 3.315,47 1.258,03 2.934,25 6.327,80 7.664,42
Pará 660 - 8.031 2.773,73 660,22 1.554,30 6.630,50 8.031,06
Rio Grande do Sul 1.489 - 4.908 2.214,23 1.488,80 1.916,40 4.052,00 4.907,90
Distrito Federal 1.463 - 7.463 3.040,85 1.462,50 1.870,58 6.161,40 7.462,87


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • preparar aulas;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • participar de atividades institucionais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;
  • ensinar;

  • Atividades

    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • requisitar material pedagógico;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • dialogar com os alunos;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • atender pais e alunos;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • medir o conhecimento específico;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • definir o calendário;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • constituir comissões de sindicância;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • escolher livro didático;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • interagir com os alunos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • administrar conflitos;


    Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Educação profissional de nível técnico
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista