Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
 
- Professores do ensino médio
 
Cargos relacionados:
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 - Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
 - Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
 - Professor de matemática no ensino médio
 - Professor de educação física no ensino médio
 - Professor de artes no ensino médio
 - Professor de filosofia no ensino médio
 - Professor de psicologia no ensino médio
 - Professor de biologia no ensino médio
 
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- ensinar;
 - acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
 - participar de atividades institucionais;
 - preparar aulas;
 - comunicar-se;
 - planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
 - avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
 - demonstrar competências pessoais;
 
Atividades
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
 - atender pais e alunos;
 - indicar os avanços da aprendizagem;
 - estabelecer empatia com os alunos;
 - selecionar textos e bibliografia da aula;
 - estimular a participação do aluno nas atividades;
 - influir na definição dos planos de carreira;
 - acompanhar processo de aprendizagem;
 - produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
 - conceber o projeto pedagógico da escola;
 - pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
 - apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
 - manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
 - examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
 - desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
 - informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
 - comunicar resultados das avaliações dos alunos;
 - compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
 - dialogar com os alunos;
 - rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
 - administrar conflitos;
 - sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
 - atentar para reações dos alunos na sala;
 - modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
 - analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
 - levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
 - refletir continuamente sobre a própria prática docente;
 - atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
 - desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
 - adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
 - organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
 - estimular a continuidade da escolaridade;
 - definir objetivos para a área de conhecimento;
 - instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
 - definir o calendário;
 - discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
 - selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
 - zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
 - demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
 - discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
 - ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
 - selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
 - assumir cargos de coordenação, representação, direção;
 - coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
 - escolher material didático e pedagógico;
 - definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
 - zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
 - solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
 - manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
 - transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
 - dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
 - atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
 - estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
 - adequar o planejamento às aulas;
 - informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
 - solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
 - adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
 - diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
 - contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
 - determinar temas e conteúdos da disciplina;
 - discutir questões pedagógicas com os pares;
 - intervir na definição dos orçamentos da escola;
 - expressar-se com clareza;
 - demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
 - solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
 - ministrar aulas teóricas e práticas;
 - manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
 - realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
 - sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
 - preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
 - orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
 - solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
 - informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
 - incentivar a capacidade criadora dos alunos;
 - interagir com os alunos;
 - levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
 - ler jornais, revistas, periódicos e livros;
 - desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
 - diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
 - requisitar material pedagógico;
 - redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
 - discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
 - frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
 - estruturar a transmissão do conhecimento;
 - comentar os resultados das avaliações com os alunos;
 - elaborar instrumentos de avaliação;
 - aplicar instrumentos de avaliação;
 - concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
 - estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
 - respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
 - tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
 - corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
 - frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
 - medir o conhecimento específico;
 - desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
 - propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
 - tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
 - reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
 - indicar compra de material didático e pedagógico;
 - solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
 - relacionar-se com a comunidade escolar;
 - garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
 - informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
 - desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
 - preparar-se para concursos docentes;
 - eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
 - informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
 - avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
 - transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
 - solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
 - subsidiar os alunos para autoavaliação;
 - intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
 - desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
 - encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
 - desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
 
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
 - Ensino médio
 - Educação infantil - pré-escola
 - Outras atividades de ensino
 - Educação infantil - creche