Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- participar de atividades institucionais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- preparar aulas;
Atividades
- aplicar instrumentos de avaliação;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- estabelecer empatia com os alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- atender pais e alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- escolher material didático e pedagógico;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- definir o calendário;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- interagir com os alunos;
- administrar conflitos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- expressar-se com clareza;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- preparar-se para concursos docentes;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- influir na definição dos planos de carreira;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- medir o conhecimento específico;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- adequar o planejamento às aulas;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- dialogar com os alunos;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- requisitar material pedagógico;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche