Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- participar de atividades institucionais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- ensinar;
Atividades
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- atender pais e alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- estabelecer empatia com os alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- definir o calendário;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- medir o conhecimento específico;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- expressar-se com clareza;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- requisitar material pedagógico;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- interagir com os alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- administrar conflitos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- dialogar com os alunos;
- adequar o planejamento às aulas;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- escolher material didático e pedagógico;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche