Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
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- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- dialogar com os alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- escolher material didático e pedagógico;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- administrar conflitos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- preparar-se para concursos docentes;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- adequar o planejamento às aulas;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- expressar-se com clareza;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- influir na definição dos planos de carreira;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- estabelecer empatia com os alunos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- requisitar material pedagógico;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- interagir com os alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- definir o calendário;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- medir o conhecimento específico;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- atender pais e alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
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- Ensino médio
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