Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de química no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar aulas;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- ensinar;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- requisitar material pedagógico;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- preparar-se para concursos docentes;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- atender pais e alunos;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- escolher material didático e pedagógico;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- adequar o planejamento às aulas;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- expressar-se com clareza;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- interagir com os alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- definir o calendário;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- medir o conhecimento específico;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- estabelecer empatia com os alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- administrar conflitos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- dialogar com os alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
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- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
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