Quanto ganha um Professor de sociologia no ensino médio
Um Professor de sociologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.127,91 e R$ 12.589,66, com a média salarial de R$ 4.858,55 e o salário mediana em R$ 3.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.858,55 | 58.302,57 | 1.214,64 | 41,44 |
1º Quartil | 2.127,91 | 25.534,92 | 531,98 | 18,15 |
Salário Mediana | 3.118,00 | 37.416,00 | 779,50 | 26,60 |
3º Quartil | 9.601,42 | 115.216,99 | 2.400,35 | 81,90 |
Teto Salarial | 12.589,66 | 151.075,97 | 3.147,42 | 107,39 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.606 - 22.183 | 9.116,62 | 1.606,40 | 7.455,00 | 18.314,40 | 22.182,95 |
Belém - PA | 1.594 - 18.984 | 6.147,31 | 1.594,00 | 4.455,00 | 15.673,00 | 18.983,61 |
Recife - PE | 3.150 - 8.659 | 4.149,67 | 3.150,00 | 3.150,00 | 7.148,67 | 8.658,68 |
Curitiba - PR | 2.414 - 8.052 | 3.993,27 | 2.413,50 | 3.860,00 | 6.648,00 | 8.052,26 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.664 - 7.504 | 4.019,25 | 1.664,00 | 4.681,00 | 6.195,00 | 7.503,57 |
Natal - RN | 2.059 - 11.044 | 4.102,20 | 2.059,00 | 2.913,00 | 9.118,00 | 11.044,00 |
Uberlândia - MG | 2.739 - 5.491 | 3.163,20 | 2.739,00 | 2.848,00 | 4.533,00 | 5.490,51 |
Santo André - SP | 1.529 - 3.791 | 2.257,60 | 1.529,00 | 2.316,00 | 3.130,00 | 3.791,15 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.629 - 16.711 | 5.649,72 | 1.628,76 | 3.118,00 | 13.796,94 | 16.711,27 |
Paraná | 1.992 - 7.174 | 3.331,55 | 1.991,62 | 2.626,00 | 5.923,00 | 7.174,12 |
Minas Gerais | 1.699 - 11.191 | 4.224,16 | 1.698,50 | 2.848,00 | 9.239,00 | 11.190,55 |
Pará | 1.583 - 16.285 | 5.769,67 | 1.582,50 | 4.982,00 | 13.444,75 | 16.284,68 |
Pernambuco | 1.698 - 9.922 | 4.055,22 | 1.698,00 | 3.150,00 | 8.192,00 | 9.922,40 |
Rio de Janeiro | 1.771 - 7.057 | 3.718,29 | 1.771,33 | 3.980,00 | 5.826,00 | 7.056,63 |
Rio Grande do Sul | 1.601 - 9.332 | 3.684,27 | 1.601,00 | 3.059,00 | 7.704,67 | 9.332,12 |
Bahia | 1.438 - 5.233 | 2.805,27 | 1.438,00 | 2.349,00 | 4.320,00 | 5.232,51 |
Rio Grande do Norte | 2.059 - 11.044 | 3.898,83 | 2.059,00 | 2.897,50 | 9.118,00 | 11.044,00 |
Ceará | 2.432 - 14.535 | 6.663,20 | 2.432,00 | 7.040,00 | 12.000,00 | 14.534,76 |
Santa Catarina | 2.341 - 18.386 | 6.892,00 | 2.341,00 | 2.938,00 | 15.180,00 | 18.386,47 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- escolher livro didático;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- estabelecer empatia com os alunos;
- administrar conflitos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- definir o calendário;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- escolher material didático e pedagógico;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- expressar-se com clareza;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- medir o conhecimento específico;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- requisitar material pedagógico;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- influir na definição dos planos de carreira;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- adequar o planejamento às aulas;
- preparar-se para concursos docentes;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- propor a contratação de serviços especializados;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- constituir comissões de sindicância;
- dialogar com os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- atender pais e alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- interagir com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br