Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- comunicar-se;
- ensinar;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- participar de atividades institucionais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- atender pais e alunos;
- medir o conhecimento específico;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- influir na definição dos planos de carreira;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- estabelecer empatia com os alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- expressar-se com clareza;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- adequar o planejamento às aulas;
- preparar-se para concursos docentes;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- dialogar com os alunos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- administrar conflitos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- requisitar material pedagógico;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- definir o calendário;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- escolher material didático e pedagógico;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- interagir com os alunos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche