Salário para o cargo de Professor de sociologia no ensino médio
CBO 2321-70 > Professores do ensino médio

Professor de sociologia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de sociologia no ensino médio

Um Professor de sociologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.127,91 e R$ 12.589,66, com a média salarial de R$ 4.858,55 e o salário mediana em R$ 3.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de sociologia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.858,55 58.302,57 1.214,64 41,44
1º Quartil 2.127,91 25.534,92 531,98 18,15
Salário Mediana 3.118,00 37.416,00 779,50 26,60
3º Quartil 9.601,42 115.216,99 2.400,35 81,90
Teto Salarial 12.589,66 151.075,97 3.147,42 107,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.606 - 22.183 9.116,62 1.606,40 7.455,00 18.314,40 22.182,95
Belém - PA 1.594 - 18.984 6.147,31 1.594,00 4.455,00 15.673,00 18.983,61
Recife - PE 3.150 - 8.659 4.149,67 3.150,00 3.150,00 7.148,67 8.658,68
Curitiba - PR 2.414 - 8.052 3.993,27 2.413,50 3.860,00 6.648,00 8.052,26
Rio de Janeiro - RJ 1.664 - 7.504 4.019,25 1.664,00 4.681,00 6.195,00 7.503,57
Natal - RN 2.059 - 11.044 4.102,20 2.059,00 2.913,00 9.118,00 11.044,00
Uberlândia - MG 2.739 - 5.491 3.163,20 2.739,00 2.848,00 4.533,00 5.490,51
Santo André - SP 1.529 - 3.791 2.257,60 1.529,00 2.316,00 3.130,00 3.791,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.629 - 16.711 5.649,72 1.628,76 3.118,00 13.796,94 16.711,27
Paraná 1.992 - 7.174 3.331,55 1.991,62 2.626,00 5.923,00 7.174,12
Minas Gerais 1.699 - 11.191 4.224,16 1.698,50 2.848,00 9.239,00 11.190,55
Pará 1.583 - 16.285 5.769,67 1.582,50 4.982,00 13.444,75 16.284,68
Pernambuco 1.698 - 9.922 4.055,22 1.698,00 3.150,00 8.192,00 9.922,40
Rio de Janeiro 1.771 - 7.057 3.718,29 1.771,33 3.980,00 5.826,00 7.056,63
Rio Grande do Sul 1.601 - 9.332 3.684,27 1.601,00 3.059,00 7.704,67 9.332,12
Bahia 1.438 - 5.233 2.805,27 1.438,00 2.349,00 4.320,00 5.232,51
Rio Grande do Norte 2.059 - 11.044 3.898,83 2.059,00 2.897,50 9.118,00 11.044,00
Ceará 2.432 - 14.535 6.663,20 2.432,00 7.040,00 12.000,00 14.534,76
Santa Catarina 2.341 - 18.386 6.892,00 2.341,00 2.938,00 15.180,00 18.386,47


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • preparar aulas;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • comunicar-se;
  • participar de atividades institucionais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • escolher livro didático;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • administrar conflitos;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • definir o calendário;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • expressar-se com clareza;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • medir o conhecimento específico;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • requisitar material pedagógico;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • constituir comissões de sindicância;
    • dialogar com os alunos;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • atender pais e alunos;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • interagir com os alunos;


    Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação profissional de nível técnico
    • Cursos preparatórios para concursos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: