Salário para o cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
CBO 2321-45 > Professores do ensino médio

Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

Um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.973,50 e R$ 10.588,13, com a média salarial de R$ 4.215,36 e o salário mediana em R$ 2.744,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.215,36 50.584,26 1.053,84 36,92
1º Quartil 1.973,50 23.681,98 493,37 17,29
Salário Mediana 2.744,00 32.928,00 686,00 24,04
3º Quartil 8.074,96 96.899,57 2.018,74 70,73
Teto Salarial 10.588,13 127.057,62 2.647,03 92,75


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.782 - 10.612 4.233,05 1.781,88 2.898,00 8.761,29 10.611,93
São Paulo - SP 1.596 - 14.341 4.963,41 1.596,17 3.041,00 11.840,03 14.341,00
Belo Horizonte - MG 1.768 - 14.357 5.087,98 1.768,38 2.734,00 11.853,15 14.356,90
Belém - PA 1.567 - 26.971 7.381,87 1.566,90 3.059,90 22.267,80 26.971,43
Brasília - DF 2.024 - 22.406 7.223,95 2.024,25 3.401,00 18.498,25 22.405,64
Altamira - PA 2.100 - 2.544 2.100,00 2.100,00 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Goiânia - GO 1.775 - 27.412 7.274,42 1.774,67 3.060,00 22.631,67 27.412,15
Recife - PE 1.931 - 12.038 5.228,67 1.930,50 4.303,00 9.938,83 12.038,21
Capixaba - AC 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Salvador - BA 1.420 - 12.570 3.974,30 1.420,00 1.982,00 10.378,00 12.570,14
Curitiba - PR 1.867 - 18.259 6.662,37 1.867,25 7.070,00 15.074,75 18.258,99
Porto Alegre - RS 1.509 - 10.688 3.717,50 1.508,50 2.482,50 8.824,25 10.688,20
Campinas - SP 1.544 - 5.551 2.976,67 1.544,00 3.044,50 4.582,75 5.550,76
Manaus - AM 1.500 - 5.982 2.576,40 1.500,00 1.700,00 4.939,00 5.982,26
Florianópolis - SC 2.189 - 16.674 5.440,57 2.188,67 3.534,50 13.766,33 16.674,20
Ribeirão Preto - SP 1.533 - 3.831 2.298,29 1.533,33 2.245,00 3.162,67 3.830,72
Maringá - PR 1.606 - 7.199 3.309,69 1.606,00 3.139,00 5.943,33 7.198,74
Itajaí - SC 2.748 - 8.987 5.086,15 2.748,33 4.937,00 7.419,33 8.986,52
Uberlândia - MG 2.015 - 6.239 3.128,62 2.015,33 2.739,00 5.151,00 6.239,05
Fortaleza - CE 1.751 - 11.951 4.966,63 1.750,67 4.424,00 9.866,67 11.950,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.639 - 11.175 4.257,57 1.638,53 3.064,00 9.226,55 11.175,48
Rio de Janeiro 1.688 - 9.928 3.899,67 1.688,15 2.712,00 8.196,84 9.928,26
Minas Gerais 1.667 - 10.623 4.019,77 1.666,95 2.734,00 8.770,83 10.623,50
Pará 1.764 - 16.221 5.006,48 1.763,91 2.221,00 13.391,96 16.220,74
Santa Catarina 1.854 - 10.229 4.360,95 1.854,15 3.508,00 8.445,48 10.229,41
Paraná 1.560 - 10.684 4.085,09 1.559,78 2.727,00 8.820,53 10.683,69
Rio Grande do Sul 1.615 - 7.592 3.292,30 1.614,53 2.589,50 6.267,79 7.591,73
Goiás 1.771 - 16.668 5.480,59 1.770,92 3.130,00 13.761,52 16.668,37
Bahia 1.558 - 11.000 4.101,70 1.557,67 2.807,50 9.081,67 10.999,99
Pernambuco 1.704 - 11.101 4.241,68 1.703,80 2.516,00 9.164,80 11.100,68
Acre 1.412 - 4.124 1.965,89 1.412,00 1.412,00 3.404,89 4.124,10
Espírito Santo 1.900 - 12.695 4.729,97 1.899,63 3.230,00 10.480,88 12.694,75
Distrito Federal 2.024 - 22.406 7.223,95 2.024,25 3.401,00 18.498,25 22.405,64
Mato Grosso 1.675 - 6.258 3.318,78 1.675,20 3.320,00 5.166,80 6.258,18
Ceará 1.579 - 35.818 8.902,59 1.578,50 4.303,00 29.571,50 35.817,89
Rio Grande do Norte 1.683 - 8.949 3.636,75 1.682,50 2.783,50 7.388,00 8.948,57
Amazonas 1.500 - 7.074 2.949,38 1.500,00 1.700,00 5.840,25 7.073,89
Maranhão 1.734 - 8.249 3.239,97 1.734,00 2.177,00 6.810,33 8.248,88
Piauí 2.039 - 13.822 4.878,79 2.039,33 2.796,00 11.411,33 13.821,75
Sergipe 1.598 - 5.646 2.802,38 1.598,33 1.960,00 4.661,00 5.645,54
Paraíba 1.525 - 10.050 3.591,38 1.525,33 2.082,00 8.297,67 10.050,38
Alagoas 1.596 - 3.002 1.975,00 1.596,00 1.859,00 2.478,50 3.002,03
Tocantins 1.575 - 13.813 5.214,50 1.574,50 3.243,50 11.404,00 13.812,87
Mato Grosso do Sul 1.898 - 8.953 3.337,50 1.898,00 2.565,50 7.392,00 8.953,41
Amapá 1.436 - 6.508 2.876,50 1.436,00 2.735,00 5.373,00 6.507,94


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • participar de atividades institucionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aulas;
  • comunicar-se;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • ensinar;

  • Atividades

    • definir o calendário;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • constituir comissões de sindicância;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • atender pais e alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • expressar-se com clareza;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • requisitar material pedagógico;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • escolher livro didático;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • administrar conflitos;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • interagir com os alunos;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • medir o conhecimento específico;
    • dialogar com os alunos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;


    Setores que mais contratam Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Educação profissional de nível técnico
    • Administração pública em geral
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Ensino de idiomas
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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