Quanto ganha um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.973,50 e R$ 10.588,13, com a média salarial de R$ 4.215,36 e o salário mediana em R$ 2.744,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.215,36 | 50.584,26 | 1.053,84 | 36,92 |
1º Quartil | 1.973,50 | 23.681,98 | 493,37 | 17,29 |
Salário Mediana | 2.744,00 | 32.928,00 | 686,00 | 24,04 |
3º Quartil | 8.074,96 | 96.899,57 | 2.018,74 | 70,73 |
Teto Salarial | 10.588,13 | 127.057,62 | 2.647,03 | 92,75 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 1.782 - 10.612 | 4.233,05 | 1.781,88 | 2.898,00 | 8.761,29 | 10.611,93 |
São Paulo - SP | 1.596 - 14.341 | 4.963,41 | 1.596,17 | 3.041,00 | 11.840,03 | 14.341,00 |
Belo Horizonte - MG | 1.768 - 14.357 | 5.087,98 | 1.768,38 | 2.734,00 | 11.853,15 | 14.356,90 |
Belém - PA | 1.567 - 26.971 | 7.381,87 | 1.566,90 | 3.059,90 | 22.267,80 | 26.971,43 |
Brasília - DF | 2.024 - 22.406 | 7.223,95 | 2.024,25 | 3.401,00 | 18.498,25 | 22.405,64 |
Altamira - PA | 2.100 - 2.544 | 2.100,00 | 2.100,00 | 2.100,00 | 2.100,00 | 2.543,58 |
Goiânia - GO | 1.775 - 27.412 | 7.274,42 | 1.774,67 | 3.060,00 | 22.631,67 | 27.412,15 |
Recife - PE | 1.931 - 12.038 | 5.228,67 | 1.930,50 | 4.303,00 | 9.938,83 | 12.038,21 |
Capixaba - AC | 1.412 - 1.710 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.710,26 |
Salvador - BA | 1.420 - 12.570 | 3.974,30 | 1.420,00 | 1.982,00 | 10.378,00 | 12.570,14 |
Curitiba - PR | 1.867 - 18.259 | 6.662,37 | 1.867,25 | 7.070,00 | 15.074,75 | 18.258,99 |
Porto Alegre - RS | 1.509 - 10.688 | 3.717,50 | 1.508,50 | 2.482,50 | 8.824,25 | 10.688,20 |
Campinas - SP | 1.544 - 5.551 | 2.976,67 | 1.544,00 | 3.044,50 | 4.582,75 | 5.550,76 |
Manaus - AM | 1.500 - 5.982 | 2.576,40 | 1.500,00 | 1.700,00 | 4.939,00 | 5.982,26 |
Florianópolis - SC | 2.189 - 16.674 | 5.440,57 | 2.188,67 | 3.534,50 | 13.766,33 | 16.674,20 |
Ribeirão Preto - SP | 1.533 - 3.831 | 2.298,29 | 1.533,33 | 2.245,00 | 3.162,67 | 3.830,72 |
Maringá - PR | 1.606 - 7.199 | 3.309,69 | 1.606,00 | 3.139,00 | 5.943,33 | 7.198,74 |
Itajaí - SC | 2.748 - 8.987 | 5.086,15 | 2.748,33 | 4.937,00 | 7.419,33 | 8.986,52 |
Uberlândia - MG | 2.015 - 6.239 | 3.128,62 | 2.015,33 | 2.739,00 | 5.151,00 | 6.239,05 |
Fortaleza - CE | 1.751 - 11.951 | 4.966,63 | 1.750,67 | 4.424,00 | 9.866,67 | 11.950,80 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.639 - 11.175 | 4.257,57 | 1.638,53 | 3.064,00 | 9.226,55 | 11.175,48 |
Rio de Janeiro | 1.688 - 9.928 | 3.899,67 | 1.688,15 | 2.712,00 | 8.196,84 | 9.928,26 |
Minas Gerais | 1.667 - 10.623 | 4.019,77 | 1.666,95 | 2.734,00 | 8.770,83 | 10.623,50 |
Pará | 1.764 - 16.221 | 5.006,48 | 1.763,91 | 2.221,00 | 13.391,96 | 16.220,74 |
Santa Catarina | 1.854 - 10.229 | 4.360,95 | 1.854,15 | 3.508,00 | 8.445,48 | 10.229,41 |
Paraná | 1.560 - 10.684 | 4.085,09 | 1.559,78 | 2.727,00 | 8.820,53 | 10.683,69 |
Rio Grande do Sul | 1.615 - 7.592 | 3.292,30 | 1.614,53 | 2.589,50 | 6.267,79 | 7.591,73 |
Goiás | 1.771 - 16.668 | 5.480,59 | 1.770,92 | 3.130,00 | 13.761,52 | 16.668,37 |
Bahia | 1.558 - 11.000 | 4.101,70 | 1.557,67 | 2.807,50 | 9.081,67 | 10.999,99 |
Pernambuco | 1.704 - 11.101 | 4.241,68 | 1.703,80 | 2.516,00 | 9.164,80 | 11.100,68 |
Acre | 1.412 - 4.124 | 1.965,89 | 1.412,00 | 1.412,00 | 3.404,89 | 4.124,10 |
Espírito Santo | 1.900 - 12.695 | 4.729,97 | 1.899,63 | 3.230,00 | 10.480,88 | 12.694,75 |
Distrito Federal | 2.024 - 22.406 | 7.223,95 | 2.024,25 | 3.401,00 | 18.498,25 | 22.405,64 |
Mato Grosso | 1.675 - 6.258 | 3.318,78 | 1.675,20 | 3.320,00 | 5.166,80 | 6.258,18 |
Ceará | 1.579 - 35.818 | 8.902,59 | 1.578,50 | 4.303,00 | 29.571,50 | 35.817,89 |
Rio Grande do Norte | 1.683 - 8.949 | 3.636,75 | 1.682,50 | 2.783,50 | 7.388,00 | 8.948,57 |
Amazonas | 1.500 - 7.074 | 2.949,38 | 1.500,00 | 1.700,00 | 5.840,25 | 7.073,89 |
Maranhão | 1.734 - 8.249 | 3.239,97 | 1.734,00 | 2.177,00 | 6.810,33 | 8.248,88 |
Piauí | 2.039 - 13.822 | 4.878,79 | 2.039,33 | 2.796,00 | 11.411,33 | 13.821,75 |
Sergipe | 1.598 - 5.646 | 2.802,38 | 1.598,33 | 1.960,00 | 4.661,00 | 5.645,54 |
Paraíba | 1.525 - 10.050 | 3.591,38 | 1.525,33 | 2.082,00 | 8.297,67 | 10.050,38 |
Alagoas | 1.596 - 3.002 | 1.975,00 | 1.596,00 | 1.859,00 | 2.478,50 | 3.002,03 |
Tocantins | 1.575 - 13.813 | 5.214,50 | 1.574,50 | 3.243,50 | 11.404,00 | 13.812,87 |
Mato Grosso do Sul | 1.898 - 8.953 | 3.337,50 | 1.898,00 | 2.565,50 | 7.392,00 | 8.953,41 |
Amapá | 1.436 - 6.508 | 2.876,50 | 1.436,00 | 2.735,00 | 5.373,00 | 6.507,94 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- definir o calendário;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- adequar o planejamento às aulas;
- propor a contratação de serviços especializados;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- constituir comissões de sindicância;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- preparar-se para concursos docentes;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- atender pais e alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- expressar-se com clareza;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- requisitar material pedagógico;
- estabelecer empatia com os alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- escolher livro didático;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- administrar conflitos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- interagir com os alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- escolher material didático e pedagógico;
- medir o conhecimento específico;
- dialogar com os alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
Setores que mais contratam Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche
- Educação profissional de nível técnico
- Administração pública em geral
- Cursos preparatórios para concursos
- Ensino de idiomas
- Educação superior - graduação
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br