Salário para o cargo de Professor de matemática no ensino médio
CBO 2321-55 > Professores do ensino médio

Professor de matemática no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de matemática no ensino médio

Um Professor de matemática no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.036,17 e R$ 10.920,05, com a média salarial de R$ 4.610,36 e o salário mediana em R$ 2.967,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de matemática no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.610,36 55.324,32 1.152,59 38,42
1º Quartil 2.036,17 24.434,04 509,04 16,97
Salário Mediana 2.967,00 35.604,00 741,75 24,73
3º Quartil 9.015,67 108.188,04 2.253,92 75,13
Teto Salarial 10.920,05 131.040,60 2.730,01 91,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de matemática no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • ensinar;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • preparar aulas;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • participar de atividades institucionais;
  • comunicar-se;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • indicar os avanços da aprendizagem;
  • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
  • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
  • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
  • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
  • acompanhar processo de aprendizagem;
  • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
  • discutir questões pedagógicas com os pares;
  • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
  • medir o conhecimento específico;
  • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
  • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
  • atentar para reações dos alunos na sala;
  • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
  • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
  • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
  • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
  • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
  • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
  • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
  • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
  • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
  • requisitar material pedagógico;
  • intervir na definição dos orçamentos da escola;
  • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
  • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
  • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
  • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
  • adequar o planejamento às aulas;
  • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
  • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
  • determinar temas e conteúdos da disciplina;
  • indicar compra de material didático e pedagógico;
  • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
  • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
  • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
  • subsidiar os alunos para autoavaliação;
  • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
  • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
  • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
  • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
  • preparar-se para concursos docentes;
  • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
  • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
  • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
  • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
  • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
  • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
  • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
  • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
  • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
  • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
  • administrar conflitos;
  • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
  • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
  • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
  • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
  • selecionar textos e bibliografia da aula;
  • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
  • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
  • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
  • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
  • relacionar-se com a comunidade escolar;
  • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
  • definir objetivos para a área de conhecimento;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
  • expressar-se com clareza;
  • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
  • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
  • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
  • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
  • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
  • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
  • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
  • estabelecer empatia com os alunos;
  • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
  • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
  • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
  • atender pais e alunos;
  • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
  • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
  • estruturar a transmissão do conhecimento;
  • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
  • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
  • dialogar com os alunos;
  • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
  • estimular a participação do aluno nas atividades;
  • influir na definição dos planos de carreira;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
  • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
  • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
  • definir o calendário;
  • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
  • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
  • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
  • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
  • conceber o projeto pedagógico da escola;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
  • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
  • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
  • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
  • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
  • escolher material didático e pedagógico;
  • estimular a continuidade da escolaridade;
  • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
  • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
  • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
  • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
  • interagir com os alunos;
  • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;


Setores que mais contratam Professor de matemática no ensino médio no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental
  • Ensino médio
  • Educação infantil - pré-escola
  • Educação infantil - creche
  • Outras atividades de ensino
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas
  • Educação superior - graduação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Administração pública em geral
  • Educação superior - pós-graduação e extensão




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