Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de geografia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- participar de atividades institucionais;
- ensinar;
- comunicar-se;
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
Atividades
- requisitar material pedagógico;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- adequar o planejamento às aulas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- definir o calendário;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- expressar-se com clareza;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- influir na definição dos planos de carreira;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- administrar conflitos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- dialogar com os alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- estabelecer empatia com os alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- medir o conhecimento específico;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- atender pais e alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- interagir com os alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- escolher material didático e pedagógico;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
Setores que mais contratam Professor de geografia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais