Quanto ganha um Professor de geografia no ensino médio
Um Professor de geografia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.989,48 e R$ 10.947,74, com a média salarial de R$ 4.323,03 e o salário mediana em R$ 2.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.323,03 | 51.876,36 | 1.080,76 | 37,26 |
1º Quartil | 1.989,48 | 23.873,78 | 497,37 | 17,15 |
Salário Mediana | 2.750,00 | 33.000,00 | 687,50 | 23,70 |
3º Quartil | 8.349,21 | 100.190,58 | 2.087,30 | 71,97 |
Teto Salarial | 10.947,74 | 131.372,89 | 2.736,94 | 94,36 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.701 - 15.487 | 5.515,67 | 1.701,00 | 3.421,00 | 12.785,94 | 15.486,71 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.675 - 12.069 | 4.537,06 | 1.674,60 | 2.962,00 | 9.964,56 | 12.069,38 |
Brasília - DF | 2.096 - 11.810 | 5.395,03 | 2.095,89 | 4.848,00 | 9.750,56 | 11.810,17 |
Belo Horizonte - MG | 1.917 - 15.417 | 5.795,88 | 1.916,94 | 4.008,00 | 12.728,22 | 15.416,80 |
Belém - PA | 2.049 - 13.221 | 6.337,82 | 2.049,25 | 7.437,00 | 10.915,63 | 13.221,33 |
Altamira - PA | 2.100 - 2.819 | 2.156,82 | 2.100,00 | 2.100,00 | 2.327,29 | 2.818,88 |
Goiânia - GO | 1.797 - 9.134 | 4.105,53 | 1.796,83 | 3.638,00 | 7.541,17 | 9.134,09 |
São Bernardo do Campo - SP | 1.885 - 6.893 | 3.285,38 | 1.884,80 | 2.694,00 | 5.690,80 | 6.892,87 |
Curitiba - PR | 1.431 - 7.440 | 2.689,68 | 1.431,00 | 1.767,70 | 6.142,33 | 7.439,78 |
São José dos Campos - SP | 2.107 - 6.644 | 3.791,46 | 2.107,33 | 4.275,00 | 5.485,33 | 6.644,00 |
Niterói - RJ | 2.269 - 7.026 | 4.131,42 | 2.269,33 | 4.031,00 | 5.801,00 | 7.026,35 |
Feira de Santana - BA | 1.453 - 4.955 | 2.684,65 | 1.453,33 | 2.705,00 | 4.091,00 | 4.955,14 |
Campinas - SP | 1.957 - 5.939 | 3.140,50 | 1.956,67 | 2.552,00 | 4.903,67 | 5.939,47 |
Santos - SP | 1.664 - 5.059 | 2.888,45 | 1.664,00 | 3.056,00 | 4.177,00 | 5.059,31 |
Fortaleza - CE | 1.455 - 12.686 | 4.276,55 | 1.455,00 | 3.065,00 | 10.473,50 | 12.685,82 |
Santana de Parnaíba - SP | 1.513 - 5.331 | 2.333,60 | 1.513,00 | 1.570,00 | 4.401,00 | 5.330,62 |
Salvador - BA | 1.562 - 3.662 | 2.373,50 | 1.562,00 | 2.476,00 | 3.023,50 | 3.662,15 |
Ribeirão Preto - SP | 1.535 - 6.648 | 2.901,00 | 1.534,50 | 2.536,00 | 5.488,50 | 6.647,84 |
Ananindeua - PA | 1.664 - 14.680 | 7.728,00 | 1.664,00 | 9.466,50 | 12.119,50 | 14.679,50 |
Palmas - TO | 1.893 - 17.973 | 5.993,33 | 1.893,00 | 2.397,00 | 14.839,00 | 17.973,44 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.655 - 13.442 | 4.756,51 | 1.655,42 | 2.888,00 | 11.098,17 | 13.442,43 |
Rio de Janeiro | 1.725 - 13.610 | 4.888,43 | 1.724,77 | 3.211,00 | 11.236,52 | 13.610,01 |
Minas Gerais | 1.639 - 10.769 | 4.144,61 | 1.639,44 | 2.739,00 | 8.890,73 | 10.768,71 |
Pará | 1.865 - 11.987 | 4.517,39 | 1.864,78 | 2.523,00 | 9.896,15 | 11.986,51 |
Santa Catarina | 1.637 - 7.090 | 3.028,88 | 1.636,75 | 2.236,00 | 5.853,41 | 7.089,83 |
Bahia | 1.561 - 5.484 | 2.727,79 | 1.561,42 | 2.289,50 | 4.527,92 | 5.484,35 |
Distrito Federal | 2.096 - 11.810 | 5.395,03 | 2.095,89 | 4.848,00 | 9.750,56 | 11.810,17 |
Goiás | 1.704 - 8.998 | 3.829,79 | 1.704,38 | 3.229,00 | 7.429,11 | 8.998,36 |
Rio Grande do Sul | 1.903 - 8.238 | 3.632,69 | 1.902,88 | 2.951,00 | 6.801,25 | 8.237,88 |
Paraná | 1.444 - 7.110 | 2.965,21 | 1.444,43 | 1.797,00 | 5.870,43 | 7.110,44 |
Pernambuco | 1.590 - 25.139 | 6.405,21 | 1.590,39 | 2.303,00 | 20.754,60 | 25.138,59 |
Ceará | 1.529 - 14.800 | 4.863,94 | 1.529,00 | 2.942,00 | 12.219,25 | 14.800,32 |
Mato Grosso do Sul | 1.549 - 7.038 | 3.085,35 | 1.549,25 | 2.365,00 | 5.811,00 | 7.038,46 |
Mato Grosso | 1.888 - 7.236 | 3.353,33 | 1.888,00 | 2.653,00 | 5.974,00 | 7.235,89 |
Rio Grande do Norte | 1.412 - 11.235 | 3.584,56 | 1.412,00 | 1.803,00 | 9.275,75 | 11.235,07 |
Espírito Santo | 1.746 - 5.740 | 3.124,19 | 1.746,00 | 3.178,50 | 4.739,00 | 5.740,02 |
Sergipe | 1.532 - 4.485 | 2.575,17 | 1.532,33 | 2.182,50 | 3.702,67 | 4.484,78 |
Tocantins | 1.893 - 17.973 | 5.698,18 | 1.893,00 | 2.754,00 | 14.839,00 | 17.973,44 |
Maranhão | 1.577 - 4.382 | 2.293,13 | 1.577,00 | 1.901,00 | 3.617,50 | 4.381,62 |
Acre | 1.441 - 3.739 | 2.000,00 | 1.441,00 | 1.663,50 | 3.087,00 | 3.739,07 |
Piauí | 1.557 - 16.207 | 5.751,86 | 1.557,00 | 4.582,00 | 13.381,00 | 16.207,47 |
Rondônia | 1.449 - 6.235 | 3.510,57 | 1.449,00 | 3.960,00 | 5.148,00 | 6.235,41 |
Roraima | 1.504 - 9.793 | 3.769,33 | 1.504,00 | 2.734,00 | 8.085,00 | 9.792,79 |
Alagoas | 1.530 - 4.530 | 2.950,40 | 1.530,00 | 3.520,00 | 3.740,00 | 4.530,00 |
Amazonas | 1.500 - 4.578 | 3.008,40 | 1.500,00 | 3.489,00 | 3.780,00 | 4.578,45 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de geografia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- administrar conflitos;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- expressar-se com clareza;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- constituir comissões de sindicância;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- influir na definição dos planos de carreira;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- adequar o planejamento às aulas;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- requisitar material pedagógico;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- preparar-se para concursos docentes;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- dialogar com os alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- medir o conhecimento específico;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- escolher material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- interagir com os alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- propor a contratação de serviços especializados;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- definir o calendário;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- escolher livro didático;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- atender pais e alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
Setores que mais contratam Professor de geografia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br