Salário para o cargo de Professor de geografia no ensino médio
CBO 2321-35 > Professores do ensino médio

Professor de geografia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de geografia no ensino médio

Um Professor de geografia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.989,48 e R$ 10.947,74, com a média salarial de R$ 4.323,03 e o salário mediana em R$ 2.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geografia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.323,03 51.876,36 1.080,76 37,26
1º Quartil 1.989,48 23.873,78 497,37 17,15
Salário Mediana 2.750,00 33.000,00 687,50 23,70
3º Quartil 8.349,21 100.190,58 2.087,30 71,97
Teto Salarial 10.947,74 131.372,89 2.736,94 94,36


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.701 - 15.487 5.515,67 1.701,00 3.421,00 12.785,94 15.486,71
Rio de Janeiro - RJ 1.675 - 12.069 4.537,06 1.674,60 2.962,00 9.964,56 12.069,38
Brasília - DF 2.096 - 11.810 5.395,03 2.095,89 4.848,00 9.750,56 11.810,17
Belo Horizonte - MG 1.917 - 15.417 5.795,88 1.916,94 4.008,00 12.728,22 15.416,80
Belém - PA 2.049 - 13.221 6.337,82 2.049,25 7.437,00 10.915,63 13.221,33
Altamira - PA 2.100 - 2.819 2.156,82 2.100,00 2.100,00 2.327,29 2.818,88
Goiânia - GO 1.797 - 9.134 4.105,53 1.796,83 3.638,00 7.541,17 9.134,09
São Bernardo do Campo - SP 1.885 - 6.893 3.285,38 1.884,80 2.694,00 5.690,80 6.892,87
Curitiba - PR 1.431 - 7.440 2.689,68 1.431,00 1.767,70 6.142,33 7.439,78
São José dos Campos - SP 2.107 - 6.644 3.791,46 2.107,33 4.275,00 5.485,33 6.644,00
Niterói - RJ 2.269 - 7.026 4.131,42 2.269,33 4.031,00 5.801,00 7.026,35
Feira de Santana - BA 1.453 - 4.955 2.684,65 1.453,33 2.705,00 4.091,00 4.955,14
Campinas - SP 1.957 - 5.939 3.140,50 1.956,67 2.552,00 4.903,67 5.939,47
Santos - SP 1.664 - 5.059 2.888,45 1.664,00 3.056,00 4.177,00 5.059,31
Fortaleza - CE 1.455 - 12.686 4.276,55 1.455,00 3.065,00 10.473,50 12.685,82
Santana de Parnaíba - SP 1.513 - 5.331 2.333,60 1.513,00 1.570,00 4.401,00 5.330,62
Salvador - BA 1.562 - 3.662 2.373,50 1.562,00 2.476,00 3.023,50 3.662,15
Ribeirão Preto - SP 1.535 - 6.648 2.901,00 1.534,50 2.536,00 5.488,50 6.647,84
Ananindeua - PA 1.664 - 14.680 7.728,00 1.664,00 9.466,50 12.119,50 14.679,50
Palmas - TO 1.893 - 17.973 5.993,33 1.893,00 2.397,00 14.839,00 17.973,44


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.655 - 13.442 4.756,51 1.655,42 2.888,00 11.098,17 13.442,43
Rio de Janeiro 1.725 - 13.610 4.888,43 1.724,77 3.211,00 11.236,52 13.610,01
Minas Gerais 1.639 - 10.769 4.144,61 1.639,44 2.739,00 8.890,73 10.768,71
Pará 1.865 - 11.987 4.517,39 1.864,78 2.523,00 9.896,15 11.986,51
Santa Catarina 1.637 - 7.090 3.028,88 1.636,75 2.236,00 5.853,41 7.089,83
Bahia 1.561 - 5.484 2.727,79 1.561,42 2.289,50 4.527,92 5.484,35
Distrito Federal 2.096 - 11.810 5.395,03 2.095,89 4.848,00 9.750,56 11.810,17
Goiás 1.704 - 8.998 3.829,79 1.704,38 3.229,00 7.429,11 8.998,36
Rio Grande do Sul 1.903 - 8.238 3.632,69 1.902,88 2.951,00 6.801,25 8.237,88
Paraná 1.444 - 7.110 2.965,21 1.444,43 1.797,00 5.870,43 7.110,44
Pernambuco 1.590 - 25.139 6.405,21 1.590,39 2.303,00 20.754,60 25.138,59
Ceará 1.529 - 14.800 4.863,94 1.529,00 2.942,00 12.219,25 14.800,32
Mato Grosso do Sul 1.549 - 7.038 3.085,35 1.549,25 2.365,00 5.811,00 7.038,46
Mato Grosso 1.888 - 7.236 3.353,33 1.888,00 2.653,00 5.974,00 7.235,89
Rio Grande do Norte 1.412 - 11.235 3.584,56 1.412,00 1.803,00 9.275,75 11.235,07
Espírito Santo 1.746 - 5.740 3.124,19 1.746,00 3.178,50 4.739,00 5.740,02
Sergipe 1.532 - 4.485 2.575,17 1.532,33 2.182,50 3.702,67 4.484,78
Tocantins 1.893 - 17.973 5.698,18 1.893,00 2.754,00 14.839,00 17.973,44
Maranhão 1.577 - 4.382 2.293,13 1.577,00 1.901,00 3.617,50 4.381,62
Acre 1.441 - 3.739 2.000,00 1.441,00 1.663,50 3.087,00 3.739,07
Piauí 1.557 - 16.207 5.751,86 1.557,00 4.582,00 13.381,00 16.207,47
Rondônia 1.449 - 6.235 3.510,57 1.449,00 3.960,00 5.148,00 6.235,41
Roraima 1.504 - 9.793 3.769,33 1.504,00 2.734,00 8.085,00 9.792,79
Alagoas 1.530 - 4.530 2.950,40 1.530,00 3.520,00 3.740,00 4.530,00
Amazonas 1.500 - 4.578 3.008,40 1.500,00 3.489,00 3.780,00 4.578,45


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de geografia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • ensinar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades institucionais;
  • preparar aulas;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • administrar conflitos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • expressar-se com clareza;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • constituir comissões de sindicância;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • requisitar material pedagógico;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • dialogar com os alunos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • medir o conhecimento específico;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • interagir com os alunos;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • definir o calendário;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • escolher livro didático;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • atender pais e alunos;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de geografia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação profissional de nível técnico
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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