Quanto ganha um Professor de artes no ensino médio
Um Professor de artes no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.932,58 e R$ 11.826,96, com a média salarial de R$ 4.517,61 e o salário mediana em R$ 2.809,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.517,61 | 54.211,28 | 1.129,40 | 31,32 |
1º Quartil | 1.932,58 | 23.190,94 | 483,14 | 13,40 |
Salário Mediana | 2.809,00 | 33.708,00 | 702,25 | 19,48 |
3º Quartil | 9.019,74 | 108.236,90 | 2.254,94 | 62,54 |
Teto Salarial | 11.826,96 | 141.923,47 | 2.956,74 | 82,00 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.440 - 13.140 | 4.527,89 | 1.439,71 | 2.832,00 | 10.848,80 | 13.140,39 |
Brasília - DF | 2.039 - 12.820 | 6.026,52 | 2.038,75 | 5.577,00 | 10.584,15 | 12.819,84 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.655 - 17.705 | 6.665,25 | 1.654,62 | 5.148,00 | 14.617,75 | 17.705,46 |
Trindade - GO | 5.573 - 10.694 | 6.893,12 | 5.573,33 | 6.600,00 | 8.829,33 | 10.694,35 |
Campos Novos - SC | 5.000 - 6.083 | 5.005,28 | 5.000,00 | 5.000,00 | 5.022,00 | 6.082,80 |
Curitiba - PR | 1.514 - 5.976 | 2.668,01 | 1.514,00 | 2.380,00 | 4.934,20 | 5.976,45 |
Cuiabá - MT | 1.484 - 4.170 | 2.295,35 | 1.483,60 | 2.000,00 | 3.442,80 | 4.170,02 |
Goiânia - GO | 1.498 - 6.370 | 2.957,24 | 1.497,80 | 2.102,00 | 5.259,40 | 6.370,34 |
Apucarana - PR | 1.870 - 2.620 | 1.943,30 | 1.870,00 | 1.870,00 | 2.163,20 | 2.620,13 |
Salvador - BA | 1.792 - 5.878 | 2.993,47 | 1.792,25 | 2.809,00 | 4.852,75 | 5.877,80 |
São Bernardo do Campo - SP | 2.330 - 8.635 | 3.898,90 | 2.329,50 | 2.890,00 | 7.129,50 | 8.635,46 |
Manaus - AM | 1.494 - 8.440 | 3.570,56 | 1.493,50 | 2.869,50 | 6.967,75 | 8.439,55 |
Bertioga - SP | 4.838 - 6.376 | 5.069,63 | 4.838,25 | 5.088,00 | 5.264,25 | 6.376,22 |
Niterói - RJ | 2.627 - 5.736 | 3.315,79 | 2.627,33 | 2.887,00 | 4.735,33 | 5.735,58 |
Louveira - SP | 5.289 - 6.406 | 5.289,00 | 5.289,00 | 5.289,00 | 5.289,00 | 6.406,20 |
Extrema - MG | 1.443 - 3.705 | 1.959,00 | 1.443,33 | 1.716,50 | 3.058,67 | 3.704,75 |
Belém - PA | 1.694 - 16.346 | 5.665,26 | 1.694,15 | 3.130,00 | 13.495,50 | 16.346,15 |
Santo André - SP | 2.493 - 12.345 | 5.272,09 | 2.493,00 | 3.696,00 | 10.192,00 | 12.344,86 |
Congonhas - MG | 2.106 - 4.260 | 3.220,51 | 2.105,50 | 3.517,00 | 3.517,00 | 4.259,90 |
São Luís - MA | 1.729 - 14.173 | 4.865,00 | 1.728,50 | 3.680,00 | 11.701,00 | 14.172,60 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.607 - 9.548 | 3.871,43 | 1.607,48 | 2.857,00 | 7.883,04 | 9.548,18 |
Rio de Janeiro | 1.496 - 14.561 | 4.752,61 | 1.496,04 | 2.632,00 | 12.021,27 | 14.560,53 |
Paraná | 1.504 - 6.197 | 2.725,13 | 1.503,72 | 1.942,00 | 5.115,96 | 6.196,60 |
Distrito Federal | 2.039 - 12.820 | 6.026,52 | 2.038,75 | 5.577,00 | 10.584,15 | 12.819,84 |
Minas Gerais | 1.595 - 6.010 | 2.981,56 | 1.594,50 | 2.630,00 | 4.961,85 | 6.009,94 |
Santa Catarina | 2.125 - 6.462 | 3.988,33 | 2.124,65 | 4.649,00 | 5.335,25 | 6.462,21 |
Goiás | 1.665 - 8.955 | 4.272,09 | 1.665,18 | 3.663,50 | 7.393,41 | 8.955,12 |
Mato Grosso | 1.505 - 4.693 | 2.463,91 | 1.505,27 | 2.200,00 | 3.874,45 | 4.692,86 |
Bahia | 1.433 - 4.871 | 2.468,96 | 1.433,33 | 2.182,50 | 4.021,22 | 4.870,62 |
Ceará | 1.500 - 78.533 | 25.391,52 | 1.499,63 | 3.120,00 | 64.837,75 | 78.533,43 |
Rio Grande do Sul | 1.590 - 8.525 | 3.569,69 | 1.589,88 | 2.608,00 | 7.038,25 | 8.524,94 |
Pará | 1.826 - 12.701 | 4.565,77 | 1.825,86 | 3.130,60 | 10.486,23 | 12.701,24 |
Maranhão | 1.544 - 11.796 | 4.406,85 | 1.543,80 | 2.742,50 | 9.738,60 | 11.795,68 |
Mato Grosso do Sul | 1.480 - 3.830 | 2.193,40 | 1.480,00 | 1.995,50 | 3.162,00 | 3.829,91 |
Pernambuco | 1.473 - 7.238 | 3.016,59 | 1.473,25 | 1.900,00 | 5.976,00 | 7.238,31 |
Amazonas | 1.494 - 8.440 | 3.570,56 | 1.493,50 | 2.869,50 | 6.967,75 | 8.439,55 |
Sergipe | 1.553 - 13.098 | 4.141,23 | 1.552,67 | 2.214,00 | 10.814,00 | 13.098,24 |
Alagoas | 1.510 - 5.965 | 3.112,28 | 1.509,87 | 2.966,00 | 4.924,33 | 5.964,50 |
Rondônia | 1.500 - 2.952 | 1.774,63 | 1.500,00 | 1.500,00 | 2.437,50 | 2.952,37 |
Rio Grande do Norte | 1.412 - 9.902 | 3.345,00 | 1.412,00 | 2.822,00 | 8.175,00 | 9.901,81 |
Paraíba | 2.060 - 43.214 | 12.451,83 | 2.060,00 | 6.976,00 | 35.678,00 | 43.214,26 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- atender pais e alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- interagir com os alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- dialogar com os alunos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- influir na definição dos planos de carreira;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- propor a contratação de serviços especializados;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- expressar-se com clareza;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- definir o calendário;
- medir o conhecimento específico;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- escolher material didático e pedagógico;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- preparar-se para concursos docentes;
- requisitar material pedagógico;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- escolher livro didático;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- constituir comissões de sindicância;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- adequar o planejamento às aulas;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- administrar conflitos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- estabelecer empatia com os alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche
- Agências de publicidade
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br