Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de física no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- comunicar-se;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- escolher livro didático;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- escolher material didático e pedagógico;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- medir o conhecimento específico;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- requisitar material pedagógico;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- adequar o planejamento às aulas;
- atender pais e alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- administrar conflitos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- dialogar com os alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- interagir com os alunos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- preparar-se para concursos docentes;
- definir o calendário;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- expressar-se com clareza;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- estabelecer empatia com os alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico