Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de química no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- adequar o planejamento às aulas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- escolher livro didático;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- interagir com os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- expressar-se com clareza;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- definir o calendário;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- escolher material didático e pedagógico;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- dialogar com os alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- influir na definição dos planos de carreira;
- atender pais e alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- medir o conhecimento específico;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- requisitar material pedagógico;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- administrar conflitos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Agências de publicidade
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de música
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Ensino de esportes
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação profissional de nível técnico