Salário para o cargo de Professor de artes no ensino médio
CBO 2321-05 > Professores do ensino médio

Professor de artes no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de artes no ensino médio

Um Professor de artes no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.932,58 e R$ 11.826,96, com a média salarial de R$ 4.517,61 e o salário mediana em R$ 2.809,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de artes no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.517,61 54.211,28 1.129,40 31,32
1º Quartil 1.932,58 23.190,94 483,14 13,40
Salário Mediana 2.809,00 33.708,00 702,25 19,48
3º Quartil 9.019,74 108.236,90 2.254,94 62,54
Teto Salarial 11.826,96 141.923,47 2.956,74 82,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.440 - 13.140 4.527,89 1.439,71 2.832,00 10.848,80 13.140,39
Brasília - DF 2.039 - 12.820 6.026,52 2.038,75 5.577,00 10.584,15 12.819,84
Rio de Janeiro - RJ 1.655 - 17.705 6.665,25 1.654,62 5.148,00 14.617,75 17.705,46
Trindade - GO 5.573 - 10.694 6.893,12 5.573,33 6.600,00 8.829,33 10.694,35
Campos Novos - SC 5.000 - 6.083 5.005,28 5.000,00 5.000,00 5.022,00 6.082,80
Curitiba - PR 1.514 - 5.976 2.668,01 1.514,00 2.380,00 4.934,20 5.976,45
Cuiabá - MT 1.484 - 4.170 2.295,35 1.483,60 2.000,00 3.442,80 4.170,02
Goiânia - GO 1.498 - 6.370 2.957,24 1.497,80 2.102,00 5.259,40 6.370,34
Apucarana - PR 1.870 - 2.620 1.943,30 1.870,00 1.870,00 2.163,20 2.620,13
Salvador - BA 1.792 - 5.878 2.993,47 1.792,25 2.809,00 4.852,75 5.877,80
São Bernardo do Campo - SP 2.330 - 8.635 3.898,90 2.329,50 2.890,00 7.129,50 8.635,46
Manaus - AM 1.494 - 8.440 3.570,56 1.493,50 2.869,50 6.967,75 8.439,55
Bertioga - SP 4.838 - 6.376 5.069,63 4.838,25 5.088,00 5.264,25 6.376,22
Niterói - RJ 2.627 - 5.736 3.315,79 2.627,33 2.887,00 4.735,33 5.735,58
Louveira - SP 5.289 - 6.406 5.289,00 5.289,00 5.289,00 5.289,00 6.406,20
Extrema - MG 1.443 - 3.705 1.959,00 1.443,33 1.716,50 3.058,67 3.704,75
Belém - PA 1.694 - 16.346 5.665,26 1.694,15 3.130,00 13.495,50 16.346,15
Santo André - SP 2.493 - 12.345 5.272,09 2.493,00 3.696,00 10.192,00 12.344,86
Congonhas - MG 2.106 - 4.260 3.220,51 2.105,50 3.517,00 3.517,00 4.259,90
São Luís - MA 1.729 - 14.173 4.865,00 1.728,50 3.680,00 11.701,00 14.172,60


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.607 - 9.548 3.871,43 1.607,48 2.857,00 7.883,04 9.548,18
Rio de Janeiro 1.496 - 14.561 4.752,61 1.496,04 2.632,00 12.021,27 14.560,53
Paraná 1.504 - 6.197 2.725,13 1.503,72 1.942,00 5.115,96 6.196,60
Distrito Federal 2.039 - 12.820 6.026,52 2.038,75 5.577,00 10.584,15 12.819,84
Minas Gerais 1.595 - 6.010 2.981,56 1.594,50 2.630,00 4.961,85 6.009,94
Santa Catarina 2.125 - 6.462 3.988,33 2.124,65 4.649,00 5.335,25 6.462,21
Goiás 1.665 - 8.955 4.272,09 1.665,18 3.663,50 7.393,41 8.955,12
Mato Grosso 1.505 - 4.693 2.463,91 1.505,27 2.200,00 3.874,45 4.692,86
Bahia 1.433 - 4.871 2.468,96 1.433,33 2.182,50 4.021,22 4.870,62
Ceará 1.500 - 78.533 25.391,52 1.499,63 3.120,00 64.837,75 78.533,43
Rio Grande do Sul 1.590 - 8.525 3.569,69 1.589,88 2.608,00 7.038,25 8.524,94
Pará 1.826 - 12.701 4.565,77 1.825,86 3.130,60 10.486,23 12.701,24
Maranhão 1.544 - 11.796 4.406,85 1.543,80 2.742,50 9.738,60 11.795,68
Mato Grosso do Sul 1.480 - 3.830 2.193,40 1.480,00 1.995,50 3.162,00 3.829,91
Pernambuco 1.473 - 7.238 3.016,59 1.473,25 1.900,00 5.976,00 7.238,31
Amazonas 1.494 - 8.440 3.570,56 1.493,50 2.869,50 6.967,75 8.439,55
Sergipe 1.553 - 13.098 4.141,23 1.552,67 2.214,00 10.814,00 13.098,24
Alagoas 1.510 - 5.965 3.112,28 1.509,87 2.966,00 4.924,33 5.964,50
Rondônia 1.500 - 2.952 1.774,63 1.500,00 1.500,00 2.437,50 2.952,37
Rio Grande do Norte 1.412 - 9.902 3.345,00 1.412,00 2.822,00 8.175,00 9.901,81
Paraíba 2.060 - 43.214 12.451,83 2.060,00 6.976,00 35.678,00 43.214,26


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de artes no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • participar de atividades institucionais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • ensinar;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • atender pais e alunos;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • interagir com os alunos;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • dialogar com os alunos;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • expressar-se com clareza;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • definir o calendário;
    • medir o conhecimento específico;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • requisitar material pedagógico;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • escolher livro didático;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • constituir comissões de sindicância;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • administrar conflitos;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de artes no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Agências de publicidade
    • Atividades associativas
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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