Quanto ganha um Professor de educação física no ensino médio
Um Professor de educação física no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.884,79 e R$ 6.122,81, com a média salarial de R$ 3.064,05 e o salário mediana em R$ 2.256,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.064,05 | 36.768,60 | 766,01 | 20,43 |
1º Quartil | 1.884,79 | 22.617,48 | 471,20 | 12,57 |
Salário Mediana | 2.256,00 | 27.072,00 | 564,00 | 15,04 |
3º Quartil | 5.055,03 | 60.660,36 | 1.263,76 | 33,70 |
Teto Salarial | 6.122,81 | 73.473,72 | 1.530,70 | 40,82 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de física no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- participar de atividades institucionais;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- ensinar;
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
Atividades
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- preparar-se para concursos docentes;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- estabelecer empatia com os alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- requisitar material pedagógico;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- medir o conhecimento específico;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- administrar conflitos;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- atender pais e alunos;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- adequar o planejamento às aulas;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- definir o calendário;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- interagir com os alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- escolher material didático e pedagógico;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- dialogar com os alunos;
- expressar-se com clareza;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana