Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de educação física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- ensinar;
- preparar aulas;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- definir o calendário;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- administrar conflitos;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- dialogar com os alunos;
- atender pais e alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- adequar o planejamento às aulas;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- medir o conhecimento específico;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- preparar-se para concursos docentes;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- escolher material didático e pedagógico;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- expressar-se com clareza;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- requisitar material pedagógico;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- estabelecer empatia com os alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- interagir com os alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
Setores que mais contratam Professor de educação física no ensino médio no mercado de trabalho
- Atividades de condicionamento físico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Clubes sociais, esportivos e similares
- Ensino de esportes
- Administração pública em geral
- Atividades associativas
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação
- Produção e promoção de eventos esportivos
- Outras atividades de ensino
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades esportivas
- Comércio varejista de artigos esportivos
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino de idiomas
- Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana