Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de artes no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- ensinar;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- dialogar com os alunos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- estabelecer empatia com os alunos;
- adequar o planejamento às aulas;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- expressar-se com clareza;
- escolher livro didático;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- definir o calendário;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- requisitar material pedagógico;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- medir o conhecimento específico;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- interagir com os alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- influir na definição dos planos de carreira;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- administrar conflitos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- atender pais e alunos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- escolher material didático e pedagógico;
- preparar-se para concursos docentes;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Holdings de instituições não-financeiras