Quanto ganha um Professor de física no ensino médio
Um Professor de física no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.996,80 e R$ 11.763,54, com a média salarial de R$ 4.814,72 e o salário mediana em R$ 2.902,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.814,72 | 57.776,64 | 1.203,68 | 41,87 |
1º Quartil | 1.996,80 | 23.961,60 | 499,20 | 17,36 |
Salário Mediana | 2.902,50 | 34.830,00 | 725,63 | 25,24 |
3º Quartil | 9.712,06 | 116.544,72 | 2.428,02 | 84,45 |
Teto Salarial | 11.763,54 | 141.162,48 | 2.940,89 | 102,29 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de filosofia no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de física no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- comunicar-se;
- preparar aulas;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- medir o conhecimento específico;
- requisitar material pedagógico;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- adequar o planejamento às aulas;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- interagir com os alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- atender pais e alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- influir na definição dos planos de carreira;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- definir o calendário;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- escolher livro didático;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- preparar-se para concursos docentes;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- estabelecer empatia com os alunos;
- escolher material didático e pedagógico;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- expressar-se com clareza;
- administrar conflitos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- dialogar com os alunos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de física no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Atividades de condicionamento físico
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação profissional de nível técnico
- Holdings de instituições não-financeiras