Quanto ganha um Professor de sociologia no ensino médio
Um Professor de sociologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.069,38 e R$ 11.527,68, com a média salarial de R$ 4.887,26 e o salário mediana em R$ 3.278,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.887,26 | 58.647,12 | 1.221,82 | 39,10 |
1º Quartil | 2.069,38 | 24.832,56 | 517,35 | 16,56 |
Salário Mediana | 3.278,00 | 39.336,00 | 819,50 | 26,22 |
3º Quartil | 9.517,33 | 114.207,96 | 2.379,33 | 76,14 |
Teto Salarial | 11.527,68 | 138.332,16 | 2.881,92 | 92,22 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de química no ensino médio
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- Professor de educação física no ensino médio
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- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- ensinar;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
Atividades
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- requisitar material pedagógico;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- administrar conflitos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- dialogar com os alunos;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- interagir com os alunos;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- atender pais e alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- estabelecer empatia com os alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- medir o conhecimento específico;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- expressar-se com clareza;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- definir o calendário;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- influir na definição dos planos de carreira;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- preparar-se para concursos docentes;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- adequar o planejamento às aulas;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Outras atividades de ensino
- Educação infantil - creche