Salário para o cargo de Professor de filosofia no ensino médio
CBO 2321-25 > Professores do ensino médio

Professor de filosofia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de filosofia no ensino médio

Um Professor de filosofia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.942,94 e R$ 9.114,95, com a média salarial de R$ 3.845,03 e o salário mediana em R$ 2.739,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filosofia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.845,03 46.140,34 961,26 33,18
1º Quartil 1.942,94 23.315,30 485,74 16,77
Salário Mediana 2.739,00 32.868,00 684,75 23,63
3º Quartil 6.951,45 83.417,37 1.737,86 59,98
Teto Salarial 9.114,95 109.379,36 2.278,74 78,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.775 - 10.356 4.362,70 1.775,38 3.211,50 8.550,06 10.356,09
Rio de Janeiro - RJ 1.530 - 7.050 2.999,66 1.529,80 2.061,00 5.820,26 7.049,67
Belém - PA 1.661 - 10.076 4.308,46 1.660,50 3.374,00 8.318,50 10.075,62
Salvador - BA 1.639 - 14.694 4.913,82 1.639,00 2.786,00 12.131,50 14.694,04
Belo Horizonte - MG 1.484 - 16.428 5.656,18 1.484,00 2.484,00 13.563,00 16.427,91
Caxias do Sul - RS 2.191 - 8.451 4.548,20 2.191,00 4.765,00 6.977,00 8.450,75
Brasília - DF 1.654 - 11.481 4.577,00 1.653,50 3.662,00 9.478,50 11.480,64
Aracaju - SE 1.498 - 4.333 2.365,10 1.498,00 2.446,00 3.577,00 4.332,57
Curitiba - PR 2.020 - 10.019 5.794,00 2.019,50 7.070,00 8.272,00 10.019,29
Santo André - SP 1.743 - 11.441 5.075,00 1.742,50 4.522,50 9.445,50 11.440,67
Florianópolis - SC 2.042 - 10.501 4.404,13 2.042,00 2.404,00 8.670,00 10.501,36
Guarulhos - SP 1.564 - 7.439 3.271,88 1.564,00 2.164,50 6.142,00 7.439,37
Boa Vista - RR 1.446 - 3.236 2.156,43 1.446,00 2.672,00 2.672,00 3.236,41
Belford Roxo - RJ 1.457 - 3.531 1.823,71 1.457,00 1.457,00 2.915,00 3.530,74
Manaus - AM 1.500 - 3.173 1.743,67 1.500,00 1.581,00 2.620,00 3.173,42
Recife - PE 1.412 - 12.014 7.753,40 1.412,00 9.630,00 9.919,00 12.014,19
Rio Bonito - RJ 1.986 - 5.894 4.386,00 1.986,00 4.866,00 4.866,00 5.893,85
Atibaia - SP 1.726 - 5.327 3.210,17 1.726,00 3.388,50 4.398,00 5.326,99
Fortaleza - CE 1.526 - 3.195 2.182,83 1.526,00 2.385,00 2.638,00 3.195,22
Varginha - MG 1.730 - 11.072 5.546,60 1.730,00 4.980,00 9.141,00 11.071,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.635 - 9.811 4.025,57 1.634,63 2.908,00 8.099,98 9.810,94
Rio de Janeiro 1.497 - 6.872 3.036,21 1.496,90 2.223,00 5.673,20 6.871,55
Minas Gerais 1.832 - 10.225 4.033,82 1.832,08 2.739,00 8.442,08 10.225,30
Rio Grande do Sul 1.753 - 6.920 3.437,81 1.753,38 2.849,00 5.713,25 6.920,06
Pará 1.608 - 10.179 4.208,15 1.607,57 3.559,00 8.403,71 10.178,83
Santa Catarina 1.835 - 10.207 4.340,30 1.834,77 2.404,00 8.426,57 10.206,52
Paraná 1.594 - 9.617 3.925,89 1.593,67 2.445,00 7.939,50 9.616,56
Bahia 1.603 - 9.421 3.624,21 1.602,83 2.401,50 7.778,00 9.420,95
Goiás 1.615 - 9.414 4.479,61 1.615,00 4.500,00 7.772,67 9.414,49
Mato Grosso 1.620 - 5.903 3.219,43 1.620,33 3.241,50 4.873,67 5.903,13
Ceará 1.668 - 23.919 6.639,00 1.668,33 2.637,00 19.747,67 23.918,97
Sergipe 1.498 - 4.333 2.365,10 1.498,00 2.446,00 3.577,00 4.332,57
Distrito Federal 1.654 - 11.481 4.577,00 1.653,50 3.662,00 9.478,50 11.480,64
Pernambuco 1.485 - 13.144 7.182,71 1.484,50 9.341,00 10.852,00 13.144,27
Amapá 1.412 - 6.099 2.407,13 1.412,00 1.600,00 5.035,00 6.098,54
Maranhão 1.591 - 5.139 2.654,28 1.590,50 2.503,50 4.242,63 5.138,79
Roraima 1.446 - 3.236 2.156,43 1.446,00 2.672,00 2.672,00 3.236,41
Paraíba 1.768 - 4.710 2.345,71 1.768,00 1.800,00 3.889,00 4.710,47
Tocantins 2.729 - 8.127 5.051,14 2.729,00 5.187,00 6.710,00 8.127,35
Espírito Santo 2.207 - 6.944 3.958,39 2.207,00 4.281,00 5.733,00 6.943,98
Alagoas 1.416 - 4.609 2.297,17 1.416,00 1.770,50 3.805,00 4.608,73
Amazonas 1.500 - 3.173 1.743,67 1.500,00 1.581,00 2.620,00 3.173,42
Mato Grosso do Sul 1.433 - 11.423 4.259,40 1.433,00 3.264,00 9.431,00 11.423,11
Rio Grande do Norte 1.470 - 4.142 2.241,09 1.470,00 2.067,00 3.420,00 4.142,41


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de filosofia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • comunicar-se;
  • preparar aulas;
  • ensinar;
  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • constituir comissões de sindicância;
    • administrar conflitos;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • atender pais e alunos;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • requisitar material pedagógico;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • dialogar com os alunos;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • expressar-se com clareza;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • definir o calendário;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • escolher livro didático;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • interagir com os alunos;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • medir o conhecimento específico;


    Setores que mais contratam Professor de filosofia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação profissional de nível técnico
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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