Salário para o cargo de Professor de filosofia no ensino médio
CBO 2321-25 > Professores do ensino médio

Professor de filosofia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de filosofia no ensino médio

Um Professor de filosofia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.419,08 e R$ 11.479,04, com a média salarial de R$ 4.026,93 e o salário mediana em R$ 2.017,87 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filosofia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.026,93 48.323,21 1.006,73 37,67
1º Quartil 1.419,08 17.028,92 354,77 13,27
Salário Mediana 2.017,87 24.214,44 504,47 18,88
3º Quartil 8.754,41 105.052,91 2.188,60 81,89
Teto Salarial 11.479,04 137.748,53 2.869,76 107,37


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.180 - 6.458 2.581,77 1.179,87 1.473,81 5.331,98 6.458,25
São Paulo - SP 1.550 - 14.248 4.814,68 1.549,79 2.698,85 11.763,10 14.247,82
Belém - PA 1.217 - 7.846 2.617,14 1.216,50 1.624,15 6.477,80 7.846,11
Campinas - SP 1.092 - 12.872 3.468,53 1.092,45 1.276,75 10.626,88 12.871,59
Goiânia - GO 1.833 - 22.144 11.352,73 1.832,91 18.282,00 18.282,00 22.143,71
Manaus - AM 1.238 - 5.151 2.867,55 1.238,40 3.132,68 4.252,50 5.150,76
Curitiba - PR 1.056 - 6.002 2.292,03 1.056,00 2.095,03 4.954,90 6.001,52
Florianópolis - SC 1.124 - 6.627 3.292,77 1.124,40 2.368,45 5.471,05 6.626,70
Brasília - DF 1.301 - 4.429 2.480,86 1.301,40 2.429,00 3.656,50 4.428,86
Guanambi - BA 1.080 - 2.687 1.654,52 1.080,45 1.590,96 2.218,23 2.686,79
Recife - PE 1.085 - 10.387 4.434,06 1.084,86 2.094,75 8.575,60 10.387,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.270 - 12.943 4.175,61 1.269,80 2.403,60 10.685,71 12.942,86
Rio de Janeiro 1.208 - 13.500 4.144,70 1.207,83 1.719,26 11.145,59 13.499,88
Rio Grande do Sul 1.212 - 14.305 3.926,56 1.212,06 1.735,50 11.810,10 14.304,75
Minas Gerais 1.146 - 15.657 4.266,64 1.146,30 1.592,08 12.926,85 15.657,39
Pará 1.291 - 5.855 2.394,72 1.291,08 1.740,79 4.834,23 5.855,36
Paraná 1.093 - 28.405 7.037,88 1.093,25 1.846,08 23.451,38 28.405,01
Bahia 839 - 5.429 2.174,81 839,00 1.590,96 4.482,40 5.429,22
Santa Catarina 1.135 - 6.627 2.992,71 1.134,90 3.105,25 5.471,05 6.626,70
Mato Grosso 1.162 - 5.852 2.788,67 1.161,65 2.689,77 4.831,30 5.851,82
Goiás 1.838 - 22.144 11.017,41 1.838,46 13.476,10 18.282,00 22.143,71
Amazonas 1.238 - 5.151 2.867,55 1.238,40 3.132,68 4.252,50 5.150,76
Rondônia 1.560 - 3.772 1.883,41 1.560,00 1.689,80 3.114,34 3.772,18
Pernambuco 1.085 - 10.387 5.016,52 1.084,86 5.011,78 8.575,60 10.387,02
Rio Grande do Norte 1.070 - 17.766 3.635,77 1.070,45 1.182,80 14.668,10 17.766,44
Distrito Federal 1.301 - 4.429 2.480,86 1.301,40 2.429,00 3.656,50 4.428,86


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de filosofia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;

  • Atividades

    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • administrar conflitos;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • interagir com os alunos;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • constituir comissões de sindicância;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • atender pais e alunos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • escolher livro didático;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • expressar-se com clareza;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • definir o calendário;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • requisitar material pedagógico;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • medir o conhecimento específico;
    • dialogar com os alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de filosofia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação infantil - creche
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades associativas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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