Quanto ganha um Professor de filosofia no ensino médio
Um Professor de filosofia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.419,08 e R$ 11.479,04, com a média salarial de R$ 4.026,93 e o salário mediana em R$ 2.017,87 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.026,93 | 48.323,21 | 1.006,73 | 37,67 |
1º Quartil | 1.419,08 | 17.028,92 | 354,77 | 13,27 |
Salário Mediana | 2.017,87 | 24.214,44 | 504,47 | 18,88 |
3º Quartil | 8.754,41 | 105.052,91 | 2.188,60 | 81,89 |
Teto Salarial | 11.479,04 | 137.748,53 | 2.869,76 | 107,37 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
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- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de geografia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 1.180 - 6.458 | 2.581,77 | 1.179,87 | 1.473,81 | 5.331,98 | 6.458,25 |
São Paulo - SP | 1.550 - 14.248 | 4.814,68 | 1.549,79 | 2.698,85 | 11.763,10 | 14.247,82 |
Belém - PA | 1.217 - 7.846 | 2.617,14 | 1.216,50 | 1.624,15 | 6.477,80 | 7.846,11 |
Campinas - SP | 1.092 - 12.872 | 3.468,53 | 1.092,45 | 1.276,75 | 10.626,88 | 12.871,59 |
Goiânia - GO | 1.833 - 22.144 | 11.352,73 | 1.832,91 | 18.282,00 | 18.282,00 | 22.143,71 |
Manaus - AM | 1.238 - 5.151 | 2.867,55 | 1.238,40 | 3.132,68 | 4.252,50 | 5.150,76 |
Curitiba - PR | 1.056 - 6.002 | 2.292,03 | 1.056,00 | 2.095,03 | 4.954,90 | 6.001,52 |
Florianópolis - SC | 1.124 - 6.627 | 3.292,77 | 1.124,40 | 2.368,45 | 5.471,05 | 6.626,70 |
Brasília - DF | 1.301 - 4.429 | 2.480,86 | 1.301,40 | 2.429,00 | 3.656,50 | 4.428,86 |
Guanambi - BA | 1.080 - 2.687 | 1.654,52 | 1.080,45 | 1.590,96 | 2.218,23 | 2.686,79 |
Recife - PE | 1.085 - 10.387 | 4.434,06 | 1.084,86 | 2.094,75 | 8.575,60 | 10.387,02 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.270 - 12.943 | 4.175,61 | 1.269,80 | 2.403,60 | 10.685,71 | 12.942,86 |
Rio de Janeiro | 1.208 - 13.500 | 4.144,70 | 1.207,83 | 1.719,26 | 11.145,59 | 13.499,88 |
Rio Grande do Sul | 1.212 - 14.305 | 3.926,56 | 1.212,06 | 1.735,50 | 11.810,10 | 14.304,75 |
Minas Gerais | 1.146 - 15.657 | 4.266,64 | 1.146,30 | 1.592,08 | 12.926,85 | 15.657,39 |
Pará | 1.291 - 5.855 | 2.394,72 | 1.291,08 | 1.740,79 | 4.834,23 | 5.855,36 |
Paraná | 1.093 - 28.405 | 7.037,88 | 1.093,25 | 1.846,08 | 23.451,38 | 28.405,01 |
Bahia | 839 - 5.429 | 2.174,81 | 839,00 | 1.590,96 | 4.482,40 | 5.429,22 |
Santa Catarina | 1.135 - 6.627 | 2.992,71 | 1.134,90 | 3.105,25 | 5.471,05 | 6.626,70 |
Mato Grosso | 1.162 - 5.852 | 2.788,67 | 1.161,65 | 2.689,77 | 4.831,30 | 5.851,82 |
Goiás | 1.838 - 22.144 | 11.017,41 | 1.838,46 | 13.476,10 | 18.282,00 | 22.143,71 |
Amazonas | 1.238 - 5.151 | 2.867,55 | 1.238,40 | 3.132,68 | 4.252,50 | 5.150,76 |
Rondônia | 1.560 - 3.772 | 1.883,41 | 1.560,00 | 1.689,80 | 3.114,34 | 3.772,18 |
Pernambuco | 1.085 - 10.387 | 5.016,52 | 1.084,86 | 5.011,78 | 8.575,60 | 10.387,02 |
Rio Grande do Norte | 1.070 - 17.766 | 3.635,77 | 1.070,45 | 1.182,80 | 14.668,10 | 17.766,44 |
Distrito Federal | 1.301 - 4.429 | 2.480,86 | 1.301,40 | 2.429,00 | 3.656,50 | 4.428,86 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de filosofia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- administrar conflitos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- interagir com os alunos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- escolher material didático e pedagógico;
- constituir comissões de sindicância;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- influir na definição dos planos de carreira;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- atender pais e alunos;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- escolher livro didático;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- expressar-se com clareza;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- definir o calendário;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- requisitar material pedagógico;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- adequar o planejamento às aulas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- medir o conhecimento específico;
- dialogar com os alunos;
- propor a contratação de serviços especializados;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- preparar-se para concursos docentes;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de filosofia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades associativas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de condicionamento físico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br