Quanto ganha um Professor de filosofia no ensino médio
Um Professor de filosofia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.938,47 e R$ 8.778,09, com a média salarial de R$ 3.942,40 e o salário mediana em R$ 2.746,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.942,40 | 47.308,80 | 985,60 | 34,28 |
1º Quartil | 1.938,47 | 23.261,64 | 484,62 | 16,86 |
Salário Mediana | 2.746,50 | 32.958,00 | 686,63 | 23,88 |
3º Quartil | 7.247,26 | 86.967,12 | 1.811,82 | 63,02 |
Teto Salarial | 8.778,09 | 105.337,08 | 2.194,52 | 76,33 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de química no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de filosofia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- participar de atividades institucionais;
- preparar aulas;
- comunicar-se;
Atividades
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- interagir com os alunos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- atender pais e alunos;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- estabelecer empatia com os alunos;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- escolher material didático e pedagógico;
- medir o conhecimento específico;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- definir o calendário;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- expressar-se com clareza;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- dialogar com os alunos;
- influir na definição dos planos de carreira;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- adequar o planejamento às aulas;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- requisitar material pedagógico;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- preparar-se para concursos docentes;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- administrar conflitos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de filosofia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação profissional de nível técnico