Salário para o cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
CBO 2321-50 > Professores do ensino médio

Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Um Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.017,92 e R$ 9.479,35, com a média salarial de R$ 3.994,70 e o salário mediana em R$ 2.875,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.994,70 47.936,36 998,67 28,51
1º Quartil 2.017,92 24.215,00 504,48 14,40
Salário Mediana 2.875,00 34.500,00 718,75 20,52
3º Quartil 7.229,36 86.752,31 1.807,34 51,59
Teto Salarial 9.479,35 113.752,23 2.369,84 67,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.783 - 17.698 6.080,60 1.783,43 4.000,00 14.611,49 17.697,87
Rio de Janeiro - RJ 1.786 - 9.145 3.876,05 1.786,45 2.609,50 7.550,18 9.145,01
Londrina - PR 3.708 - 5.721 4.453,19 3.708,31 4.661,00 4.723,09 5.720,74
Salvador - BA 1.656 - 8.174 3.630,88 1.656,36 2.657,00 6.748,14 8.173,55
Curitiba - PR 1.864 - 8.211 4.046,71 1.863,86 4.600,00 6.779,00 8.210,93
Belo Horizonte - MG 1.745 - 16.652 5.430,39 1.745,20 3.036,00 13.748,00 16.651,99
São José do Rio Preto - SP 1.870 - 5.139 2.816,86 1.870,00 2.681,00 4.243,20 5.139,49
Porto Alegre - RS 2.230 - 8.841 4.494,86 2.230,00 4.365,00 7.299,60 8.841,49
Uberlândia - MG 1.851 - 4.266 2.716,81 1.850,80 2.739,00 3.522,21 4.266,21
Santos - SP 1.621 - 7.655 3.368,57 1.620,60 2.620,00 6.320,20 7.655,22
Campinas - SP 1.851 - 17.713 8.154,39 1.850,50 8.478,00 14.623,75 17.712,72
Recife - PE 1.529 - 7.547 3.542,59 1.529,00 2.500,00 6.231,00 7.547,17
Fortaleza - CE 1.844 - 5.544 3.163,62 1.844,33 3.657,00 4.577,33 5.544,20
São Bernardo do Campo - SP 2.630 - 9.660 4.545,46 2.630,33 4.221,00 7.975,33 9.659,96
Brasília - DF 1.997 - 5.581 3.032,83 1.997,00 2.762,00 4.607,33 5.580,54
Rio Branco - AC 1.666 - 3.257 2.060,50 1.666,33 2.031,00 2.689,00 3.257,00
Palhoça - SC 1.542 - 3.437 2.012,27 1.542,00 2.035,00 2.838,00 3.437,47
Natal - RN 2.116 - 4.541 2.799,50 2.116,00 2.686,00 3.749,00 4.540,90
João Pessoa - PB 2.571 - 11.858 7.306,54 2.571,20 9.205,50 9.790,00 11.857,94
Maceió - AL 1.569 - 3.302 1.903,80 1.569,00 1.619,50 2.726,50 3.302,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.740 - 12.618 4.615,18 1.740,19 2.999,00 10.417,83 12.618,39
Rio de Janeiro 1.697 - 8.695 3.717,75 1.697,17 2.609,50 7.178,99 8.695,40
Paraná 1.743 - 6.783 3.737,29 1.743,15 4.520,00 5.600,44 6.783,42
Minas Gerais 1.615 - 9.415 3.736,16 1.615,11 2.770,00 7.773,00 9.414,89
Bahia 1.520 - 7.522 3.218,15 1.520,44 2.603,00 6.210,53 7.522,39
Rio Grande do Sul 1.649 - 8.429 3.975,51 1.648,87 3.320,00 6.958,93 8.428,87
Santa Catarina 1.707 - 8.719 3.646,35 1.707,31 2.589,50 7.198,46 8.718,99
Mato Grosso 2.341 - 9.356 5.062,96 2.340,63 5.163,00 7.724,75 9.356,45
Goiás 1.729 - 8.597 3.524,74 1.728,63 2.271,00 7.097,33 8.596,50
Pará 1.582 - 9.415 4.229,47 1.582,40 3.656,00 7.773,40 9.415,38
Pernambuco 1.497 - 7.318 3.270,32 1.497,00 2.404,00 6.042,20 7.318,49
Espírito Santo 1.512 - 2.651 1.885,18 1.512,00 1.952,00 2.189,00 2.651,38
Rio Grande do Norte 1.737 - 4.204 2.553,40 1.737,33 2.686,00 3.471,00 4.204,18
Acre 1.666 - 3.336 2.088,34 1.666,33 2.031,00 2.754,00 3.335,73
Ceará 1.844 - 5.544 3.165,64 1.844,33 3.424,50 4.577,33 5.544,20
Distrito Federal 1.997 - 5.581 3.032,83 1.997,00 2.762,00 4.607,33 5.580,54
Mato Grosso do Sul 2.074 - 7.998 4.455,00 2.073,50 4.659,50 6.603,00 7.997,75
Alagoas 1.569 - 3.302 1.903,80 1.569,00 1.619,50 2.726,50 3.302,42
Paraíba 2.571 - 11.858 7.306,54 2.571,20 9.205,50 9.790,00 11.857,94
Maranhão 1.658 - 14.648 5.802,11 1.657,50 2.125,00 12.093,50 14.648,01
Tocantins 2.495 - 7.751 4.367,57 2.495,00 4.700,00 6.399,00 7.750,66
Rondônia 1.500 - 5.356 2.803,14 1.500,00 1.700,00 4.422,00 5.356,06
Sergipe 1.540 - 3.387 2.036,17 1.540,00 1.973,00 2.796,00 3.386,60
Piauí 1.800 - 2.632 1.875,40 1.800,00 1.802,00 2.173,00 2.632,00


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • participar de atividades institucionais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • ensinar;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • expressar-se com clareza;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • requisitar material pedagógico;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • definir o calendário;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • administrar conflitos;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • medir o conhecimento específico;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • escolher livro didático;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • constituir comissões de sindicância;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • atender pais e alunos;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • dialogar com os alunos;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • interagir com os alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Ensino de idiomas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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