Salário para o cargo de Professor de biologia no ensino médio
CBO 2321-10 > Professores do ensino médio

Professor de biologia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de biologia no ensino médio

Um Professor de biologia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.983,13 e R$ 12.050,01, com a média salarial de R$ 4.604,55 e o salário mediana em R$ 2.821,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de biologia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.604,55 55.254,60 1.151,14 40,06
1º Quartil 1.983,13 23.797,60 495,78 17,25
Salário Mediana 2.821,00 33.852,00 705,25 24,54
3º Quartil 9.189,85 110.278,19 2.297,46 79,96
Teto Salarial 12.050,01 144.600,07 3.012,50 104,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.037 - 21.523 7.098,13 2.036,66 4.154,00 17.769,49 21.522,95
Rio de Janeiro - RJ 1.681 - 12.269 4.575,54 1.680,60 2.594,00 10.129,76 12.269,47
Brasília - DF 1.701 - 15.734 5.723,09 1.701,33 3.943,50 12.990,11 15.734,01
Belém - PA 1.834 - 18.250 6.596,02 1.833,92 3.190,50 15.067,14 18.249,78
Goiânia - GO 1.591 - 10.591 3.700,54 1.590,83 2.030,75 8.743,63 10.590,55
Altamira - PA 2.100 - 2.544 2.100,00 2.100,00 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Recife - PE 2.005 - 12.537 5.743,64 2.005,00 5.185,60 10.350,60 12.536,96
Fortaleza - CE 1.572 - 6.017 3.119,17 1.572,00 2.970,50 4.967,60 6.016,91
Belo Horizonte - MG 1.994 - 13.902 5.545,71 1.993,60 3.070,00 11.477,40 13.901,77
São Caetano do Sul - SP 3.317 - 4.961 3.795,85 3.317,20 3.885,00 4.096,20 4.961,44
Curitiba - PR 1.837 - 13.953 5.579,45 1.836,80 4.236,00 11.519,60 13.952,89
Guarulhos - SP 1.475 - 5.889 2.566,22 1.474,50 2.000,00 4.861,75 5.888,70
João Pessoa - PB 1.497 - 9.815 3.392,53 1.497,25 1.971,00 8.103,50 9.815,20
São José dos Campos - SP 1.766 - 4.764 2.640,31 1.765,75 2.469,50 3.933,00 4.763,77
Porto Alegre - RS 1.667 - 11.555 5.081,63 1.667,25 4.487,00 9.540,00 11.555,13
São Bernardo do Campo - SP 2.162 - 21.937 7.402,13 2.162,00 3.978,00 18.111,67 21.937,39
Niterói - RJ 2.858 - 23.082 7.596,71 2.858,33 5.260,50 19.056,33 23.081,60
Salvador - BA 1.544 - 7.077 3.025,77 1.543,67 2.229,00 5.842,67 7.076,81
Teresina - PI 1.930 - 9.868 4.165,33 1.929,67 2.838,00 8.147,00 9.867,89
Feira de Santana - BA 1.567 - 4.914 2.728,73 1.566,50 2.705,00 4.057,00 4.913,96


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.697 - 13.335 4.701,70 1.697,42 2.924,00 11.009,18 13.334,65
Rio de Janeiro 1.644 - 16.511 5.435,75 1.643,79 2.874,00 13.631,21 16.510,54
Minas Gerais 1.662 - 9.372 3.818,40 1.661,75 2.739,00 7.737,93 9.372,41
Pará 1.749 - 16.429 5.161,68 1.748,57 2.112,00 13.563,55 16.428,58
Santa Catarina 1.592 - 9.182 3.462,83 1.591,73 2.242,00 7.581,00 9.182,33
Paraná 1.644 - 15.556 4.969,44 1.643,60 2.408,50 12.843,20 15.556,07
Goiás 1.543 - 9.511 3.603,41 1.542,54 2.178,75 7.852,68 9.511,40
Rio Grande do Sul 1.632 - 9.611 4.009,89 1.632,17 3.455,00 7.935,17 9.611,31
Pernambuco 1.806 - 19.608 6.538,14 1.806,13 3.645,00 16.188,48 19.607,98
Bahia 1.607 - 5.966 2.851,62 1.606,91 2.300,00 4.925,64 5.966,08
Distrito Federal 1.701 - 15.734 5.723,09 1.701,33 3.943,50 12.990,11 15.734,01
Ceará 1.651 - 19.428 5.742,55 1.651,25 2.867,00 16.039,50 19.427,52
Espírito Santo 1.815 - 7.022 3.671,66 1.814,50 3.535,00 5.797,75 7.022,41
Paraíba 1.504 - 9.044 3.278,90 1.503,80 1.918,00 7.466,80 9.044,01
Mato Grosso 1.675 - 4.947 2.636,04 1.674,60 2.527,00 4.084,20 4.946,91
Piauí 1.543 - 8.827 3.453,74 1.542,50 2.561,50 7.287,50 8.826,84
Rondônia 1.712 - 6.184 3.017,50 1.711,67 2.722,00 5.105,33 6.183,73
Tocantins 1.580 - 14.599 5.249,00 1.580,00 4.437,50 12.053,33 14.599,36
Amazonas 1.717 - 10.027 4.069,48 1.717,33 3.140,00 8.278,77 10.027,49
Mato Grosso do Sul 1.413 - 6.209 3.351,82 1.413,00 2.820,00 5.126,50 6.209,37
Sergipe 1.763 - 34.361 8.615,60 1.763,00 4.015,00 28.368,50 34.360,78
Alagoas 1.782 - 6.512 3.360,90 1.782,00 3.337,00 5.376,50 6.512,18
Rio Grande do Norte 1.543 - 45.249 11.097,00 1.542,50 2.632,00 37.357,50 45.248,52
Acre 1.412 - 5.302 2.572,86 1.412,00 2.079,00 4.377,00 5.301,55
Maranhão 2.265 - 9.038 4.391,20 2.265,00 4.730,00 7.462,00 9.038,20


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de biologia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • participar de atividades institucionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar;
  • preparar aulas;

  • Atividades

    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • constituir comissões de sindicância;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • interagir com os alunos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • atender pais e alunos;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • definir o calendário;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • expressar-se com clareza;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • escolher livro didático;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • dialogar com os alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • medir o conhecimento específico;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • administrar conflitos;
    • requisitar material pedagógico;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • organizar cursos para professores e comunidade;


    Setores que mais contratam Professor de biologia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação profissional de nível técnico
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Administração pública em geral
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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