Salário para o cargo de Professor de orientação e mobilidade de cegos
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de orientação e mobilidade de cegos - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de orientação e mobilidade de cegos

Professores de educação especial devem:

  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • elaborar relatórios;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • dominar braile;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • participar das associações da área;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • ministrar palestras e cursos;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • elaborar plano de aulas;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • ensinar língua portuguesa;
  • coordenar curso;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • alfabetizar em braile;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • transcrever textos em tipos ampliados;
  • ensinar atividades recreativas;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • demonstrar criatividade;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • participar de associações da categoria;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • dominar língua de sinais;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • definir conteúdos escolares;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • preparar materiais de autocontrate;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • proceder com ética;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • participar de palestras e cursos;
  • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • realizar atividades para orientação e mobilidade;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • avaliar rendimento escolar;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • participar de conselhos de classe;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • preparar a comunidade para uso do braile;
  • transcrever textos em tinta para o braile;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • demonstrar tolerância;
  • elaborar material visual para alunos;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • planejar atividades extraclasse;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • orientar estágios dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de orientação e mobilidade de cegos no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola




Profissões em Destaque: