Salário para o cargo de Professor de orientação e mobilidade de cegos
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de orientação e mobilidade de cegos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de orientação e mobilidade de cegos

Um Professor de orientação e mobilidade de cegos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de orientação e mobilidade de cegos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de orientação e mobilidade de cegos

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • dominar língua de sinais;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • participar de associações da categoria;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • demonstrar criatividade;
    • definir conteúdos escolares;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • avaliar rendimento escolar;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • participar de conselhos de classe;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • ensinar atividades recreativas;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • elaborar relatórios;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • orientar estágios dos alunos;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • ministrar palestras e cursos;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar tolerância;
    • proceder com ética;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • elaborar plano de aulas;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar língua portuguesa;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • planejar atividades extraclasse;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • participar de palestras e cursos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • elaborar códigos de interação social;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar material visual para alunos;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • coordenar curso;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • dominar braile;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • participar das associações da área;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • alfabetizar em braile;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;


    Setores que mais contratam Professor de orientação e mobilidade de cegos no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico