Salário para o cargo de Professor de história no ensino médio
CBO 2321-40 > Professores do ensino médio

Professor de história no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de história no ensino médio

Um Professor de história no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.548,15 e R$ 19.113,35, com a média salarial de R$ 6.083,53 e o salário mediana em R$ 2.309,61 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de história no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.083,53 73.002,34 1.520,88 54,29
1º Quartil 1.548,15 18.577,80 387,04 13,81
Salário Mediana 2.309,61 27.715,32 577,40 20,61
3º Quartil 14.576,65 174.919,86 3.644,16 130,07
Teto Salarial 19.113,35 229.360,16 4.778,34 170,56


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.424 - 19.955 6.154,66 1.423,96 3.292,61 16.475,21 19.955,27
Rio de Janeiro - RJ 1.198 - 7.288 2.758,95 1.198,50 1.652,81 6.016,71 7.287,62
Recife - PE 1.429 - 10.971 5.139,48 1.428,98 4.928,00 9.057,63 10.970,87
Campinas - SP 1.975 - 200.386 35.764,76 1.975,07 3.064,00 165.439,89 200.385,75
Belo Horizonte - MG 1.236 - 13.353 3.749,50 1.236,14 1.520,00 11.024,37 13.353,05
Goiânia - GO 1.101 - 23.603 8.389,69 1.101,30 4.582,49 19.486,50 23.602,63
Belém - PA 844 - 15.021 6.539,06 843,60 4.743,20 12.401,40 15.020,95
Salvador - BA 1.297 - 6.799 3.260,91 1.296,90 2.567,05 5.613,15 6.798,82
João Pessoa - PB 1.262 - 8.844 3.427,97 1.262,35 1.877,81 7.301,80 8.844,16
Marabá - PA 1.077 - 4.680 2.559,55 1.077,31 2.588,25 3.864,00 4.680,19
Manaus - AM 1.045 - 4.190 1.929,51 1.045,00 1.601,35 3.459,33 4.190,04
São José dos Campos - SP 1.371 - 4.211 2.170,80 1.371,30 2.062,80 3.476,25 4.210,54
Brasília - DF 1.580 - 5.667 3.343,46 1.580,25 3.656,50 4.678,46 5.666,69
Osasco - SP 1.532 - 3.753 2.231,98 1.531,98 2.082,40 3.098,45 3.752,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.336 - 33.952 8.775,50 1.335,85 2.721,29 28.030,71 33.951,64
Rio de Janeiro 1.203 - 6.520 2.572,96 1.202,92 1.661,25 5.382,59 6.519,56
Minas Gerais 1.190 - 11.352 3.667,54 1.190,35 2.033,10 9.372,49 11.352,24
Pará 1.150 - 12.520 4.287,96 1.150,05 3.571,40 10.336,52 12.519,90
Pernambuco 1.388 - 21.852 7.103,74 1.388,05 4.708,00 18.041,43 21.852,32
Rio Grande do Sul 1.208 - 3.127 1.726,41 1.208,08 1.486,20 2.581,38 3.126,64
Bahia 953 - 5.789 2.429,08 953,13 2.259,81 4.779,84 5.789,48
Santa Catarina 1.428 - 5.535 2.793,26 1.428,31 2.301,08 4.569,99 5.535,31
Goiás 1.501 - 21.479 7.989,05 1.500,87 4.293,07 17.733,40 21.479,23
Paraná 1.091 - 62.276 14.052,72 1.091,02 1.729,63 51.415,88 62.276,46
Mato Grosso 1.588 - 4.644 2.721,83 1.587,81 2.909,59 3.833,75 4.643,55
Mato Grosso do Sul 1.171 - 2.539 1.610,62 1.170,95 1.540,55 2.096,38 2.539,20
Paraíba 1.262 - 8.603 3.348,42 1.262,20 1.877,81 7.102,70 8.603,00
Distrito Federal 1.580 - 5.667 3.343,46 1.580,25 3.656,50 4.678,46 5.666,69
Ceará 1.355 - 3.397 2.137,93 1.355,13 2.200,00 2.804,23 3.396,57
Maranhão 1.275 - 199.490 35.152,13 1.275,00 3.520,00 164.700,00 199.489,58
Amazonas 1.045 - 4.190 1.929,51 1.045,00 1.601,35 3.459,33 4.190,04


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de história no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • participar de atividades institucionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • definir o calendário;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • medir o conhecimento específico;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • requisitar material pedagógico;
    • atender pais e alunos;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • escolher livro didático;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • constituir comissões de sindicância;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • administrar conflitos;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • interagir com os alunos;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • expressar-se com clareza;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • dialogar com os alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;


    Setores que mais contratam Professor de história no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades associativas
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Escultor
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Escultor