Quanto ganha um Professor de história no ensino médio
Um Professor de história no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.053,37 e R$ 11.297,63, com a média salarial de R$ 4.499,13 e o salário mediana em R$ 2.911,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.499,13 | 53.989,62 | 1.124,78 | 37,29 |
1º Quartil | 2.053,37 | 24.640,40 | 513,34 | 17,02 |
Salário Mediana | 2.911,00 | 34.932,00 | 727,75 | 24,13 |
3º Quartil | 8.616,05 | 103.392,62 | 2.154,01 | 71,42 |
Teto Salarial | 11.297,63 | 135.571,51 | 2.824,41 | 93,65 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de psicologia no ensino médio
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- Professor de biologia no ensino médio
- Professor de física no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de sociologia no ensino médio
- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.674 - 16.762 | 6.009,81 | 1.673,82 | 3.962,00 | 13.838,44 | 16.761,53 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.812 - 9.871 | 4.218,19 | 1.811,69 | 3.286,00 | 8.149,46 | 9.870,87 |
Belo Horizonte - MG | 1.712 - 15.071 | 5.983,39 | 1.711,75 | 4.793,50 | 12.443,13 | 15.071,49 |
Brasília - DF | 1.966 - 19.442 | 8.289,65 | 1.965,67 | 8.859,00 | 16.051,50 | 19.442,06 |
Goiânia - GO | 2.855 - 25.018 | 8.451,33 | 2.854,50 | 5.483,50 | 20.654,67 | 25.017,55 |
Recife - PE | 3.182 - 12.262 | 7.177,32 | 3.181,50 | 6.410,00 | 10.123,75 | 12.262,19 |
Santo André - SP | 1.918 - 5.319 | 2.993,13 | 1.917,75 | 2.895,50 | 4.391,50 | 5.319,12 |
Campinas - SP | 1.704 - 11.934 | 4.585,00 | 1.704,00 | 2.582,00 | 9.852,67 | 11.933,85 |
Salvador - BA | 1.568 - 6.298 | 2.879,30 | 1.567,77 | 2.317,00 | 5.199,75 | 6.298,09 |
Belém - PA | 1.816 - 7.387 | 3.240,45 | 1.815,50 | 2.221,00 | 6.099,00 | 7.387,29 |
Florianópolis - SC | 1.502 - 18.560 | 5.369,45 | 1.501,50 | 2.630,00 | 15.323,00 | 18.559,68 |
Fortaleza - CE | 1.958 - 11.680 | 4.194,10 | 1.958,00 | 2.936,00 | 9.643,50 | 11.680,50 |
Teresina - PI | 1.878 - 6.647 | 3.133,00 | 1.878,00 | 2.528,50 | 5.487,50 | 6.646,62 |
Manaus - AM | 1.635 - 10.760 | 3.796,22 | 1.634,60 | 2.460,50 | 8.883,50 | 10.759,96 |
Curitiba - PR | 1.612 - 9.720 | 4.958,69 | 1.612,00 | 5.305,00 | 8.025,00 | 9.720,12 |
Niterói - RJ | 1.701 - 11.416 | 4.852,75 | 1.700,50 | 2.735,00 | 9.425,00 | 11.415,84 |
João Pessoa - PB | 2.044 - 11.994 | 6.182,75 | 2.043,50 | 5.615,00 | 9.902,00 | 11.993,60 |
Aracaju - SE | 1.688 - 4.482 | 2.489,53 | 1.687,60 | 2.163,50 | 3.700,50 | 4.482,16 |
Balneário Camboriú - SC | 2.626 - 9.025 | 4.296,75 | 2.626,00 | 3.585,50 | 7.451,00 | 9.024,87 |
Porto Alegre - RS | 1.923 - 9.233 | 3.884,50 | 1.923,00 | 2.700,50 | 7.623,00 | 9.233,21 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.705 - 13.023 | 4.732,29 | 1.704,63 | 2.903,00 | 10.752,24 | 13.023,44 |
Rio de Janeiro | 1.716 - 10.020 | 4.219,62 | 1.715,77 | 3.258,00 | 8.272,59 | 10.020,01 |
Minas Gerais | 1.616 - 10.765 | 4.158,83 | 1.616,48 | 2.793,50 | 8.887,93 | 10.765,33 |
Santa Catarina | 1.658 - 10.988 | 4.117,93 | 1.658,31 | 2.671,50 | 9.071,46 | 10.987,63 |
Goiás | 2.137 - 18.187 | 6.376,64 | 2.137,10 | 4.286,50 | 15.015,70 | 18.187,47 |
Bahia | 1.610 - 5.389 | 2.786,70 | 1.609,93 | 2.373,50 | 4.449,30 | 5.389,13 |
Pará | 1.815 - 6.921 | 3.270,39 | 1.815,29 | 2.738,00 | 5.714,33 | 6.921,37 |
Pernambuco | 1.742 - 12.627 | 6.108,08 | 1.742,10 | 6.034,00 | 10.424,67 | 12.626,67 |
Rio Grande do Sul | 1.774 - 6.836 | 3.144,17 | 1.773,89 | 2.553,50 | 5.643,67 | 6.835,78 |
Distrito Federal | 1.966 - 19.442 | 8.289,65 | 1.965,67 | 8.859,00 | 16.051,50 | 19.442,06 |
Paraná | 1.633 - 8.712 | 3.635,97 | 1.633,17 | 2.532,00 | 7.192,67 | 8.711,97 |
Piauí | 1.738 - 28.890 | 7.228,47 | 1.738,25 | 3.000,00 | 23.851,75 | 28.889,96 |
Ceará | 1.993 - 14.283 | 4.994,56 | 1.992,75 | 2.957,00 | 11.792,25 | 14.283,13 |
Amazonas | 1.637 - 8.508 | 3.448,76 | 1.637,30 | 1.917,50 | 7.024,25 | 8.507,98 |
Mato Grosso do Sul | 1.601 - 5.523 | 2.569,26 | 1.601,33 | 2.073,00 | 4.560,00 | 5.523,21 |
Rio Grande do Norte | 1.614 - 13.768 | 4.872,12 | 1.613,67 | 2.400,00 | 11.366,67 | 13.767,65 |
Paraíba | 1.739 - 11.787 | 4.849,27 | 1.738,67 | 3.988,60 | 9.731,67 | 11.787,29 |
Amapá | 2.225 - 18.909 | 6.452,25 | 2.225,00 | 4.290,00 | 15.611,67 | 18.909,32 |
Maranhão | 1.412 - 5.836 | 2.640,50 | 1.412,00 | 2.067,50 | 4.818,33 | 5.836,11 |
Alagoas | 1.441 - 3.459 | 1.921,73 | 1.440,50 | 1.850,00 | 2.855,50 | 3.458,67 |
Tocantins | 2.074 - 6.957 | 3.804,00 | 2.074,00 | 4.175,00 | 5.743,50 | 6.956,70 |
Sergipe | 1.501 - 4.574 | 2.498,62 | 1.500,60 | 2.163,50 | 3.776,00 | 4.573,60 |
Mato Grosso | 1.612 - 8.047 | 3.718,67 | 1.612,00 | 3.320,00 | 6.644,00 | 8.047,41 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de história no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- definir o calendário;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- adequar o planejamento às aulas;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- preparar-se para concursos docentes;
- dialogar com os alunos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- propor a contratação de serviços especializados;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- atender pais e alunos;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- requisitar material pedagógico;
- administrar conflitos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- influir na definição dos planos de carreira;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- estabelecer empatia com os alunos;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- interagir com os alunos;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- medir o conhecimento específico;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- escolher livro didático;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- constituir comissões de sindicância;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- expressar-se com clareza;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- escolher material didático e pedagógico;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
Setores que mais contratam Professor de história no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Cursos preparatórios para concursos
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br