Salário para o cargo de Professor de história no ensino médio
CBO 2321-40 > Professores do ensino médio

Professor de história no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de história no ensino médio

Um Professor de história no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.053,37 e R$ 11.297,63, com a média salarial de R$ 4.499,13 e o salário mediana em R$ 2.911,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de história no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.499,13 53.989,62 1.124,78 37,29
1º Quartil 2.053,37 24.640,40 513,34 17,02
Salário Mediana 2.911,00 34.932,00 727,75 24,13
3º Quartil 8.616,05 103.392,62 2.154,01 71,42
Teto Salarial 11.297,63 135.571,51 2.824,41 93,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.674 - 16.762 6.009,81 1.673,82 3.962,00 13.838,44 16.761,53
Rio de Janeiro - RJ 1.812 - 9.871 4.218,19 1.811,69 3.286,00 8.149,46 9.870,87
Belo Horizonte - MG 1.712 - 15.071 5.983,39 1.711,75 4.793,50 12.443,13 15.071,49
Brasília - DF 1.966 - 19.442 8.289,65 1.965,67 8.859,00 16.051,50 19.442,06
Goiânia - GO 2.855 - 25.018 8.451,33 2.854,50 5.483,50 20.654,67 25.017,55
Recife - PE 3.182 - 12.262 7.177,32 3.181,50 6.410,00 10.123,75 12.262,19
Santo André - SP 1.918 - 5.319 2.993,13 1.917,75 2.895,50 4.391,50 5.319,12
Campinas - SP 1.704 - 11.934 4.585,00 1.704,00 2.582,00 9.852,67 11.933,85
Salvador - BA 1.568 - 6.298 2.879,30 1.567,77 2.317,00 5.199,75 6.298,09
Belém - PA 1.816 - 7.387 3.240,45 1.815,50 2.221,00 6.099,00 7.387,29
Florianópolis - SC 1.502 - 18.560 5.369,45 1.501,50 2.630,00 15.323,00 18.559,68
Fortaleza - CE 1.958 - 11.680 4.194,10 1.958,00 2.936,00 9.643,50 11.680,50
Teresina - PI 1.878 - 6.647 3.133,00 1.878,00 2.528,50 5.487,50 6.646,62
Manaus - AM 1.635 - 10.760 3.796,22 1.634,60 2.460,50 8.883,50 10.759,96
Curitiba - PR 1.612 - 9.720 4.958,69 1.612,00 5.305,00 8.025,00 9.720,12
Niterói - RJ 1.701 - 11.416 4.852,75 1.700,50 2.735,00 9.425,00 11.415,84
João Pessoa - PB 2.044 - 11.994 6.182,75 2.043,50 5.615,00 9.902,00 11.993,60
Aracaju - SE 1.688 - 4.482 2.489,53 1.687,60 2.163,50 3.700,50 4.482,16
Balneário Camboriú - SC 2.626 - 9.025 4.296,75 2.626,00 3.585,50 7.451,00 9.024,87
Porto Alegre - RS 1.923 - 9.233 3.884,50 1.923,00 2.700,50 7.623,00 9.233,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.705 - 13.023 4.732,29 1.704,63 2.903,00 10.752,24 13.023,44
Rio de Janeiro 1.716 - 10.020 4.219,62 1.715,77 3.258,00 8.272,59 10.020,01
Minas Gerais 1.616 - 10.765 4.158,83 1.616,48 2.793,50 8.887,93 10.765,33
Santa Catarina 1.658 - 10.988 4.117,93 1.658,31 2.671,50 9.071,46 10.987,63
Goiás 2.137 - 18.187 6.376,64 2.137,10 4.286,50 15.015,70 18.187,47
Bahia 1.610 - 5.389 2.786,70 1.609,93 2.373,50 4.449,30 5.389,13
Pará 1.815 - 6.921 3.270,39 1.815,29 2.738,00 5.714,33 6.921,37
Pernambuco 1.742 - 12.627 6.108,08 1.742,10 6.034,00 10.424,67 12.626,67
Rio Grande do Sul 1.774 - 6.836 3.144,17 1.773,89 2.553,50 5.643,67 6.835,78
Distrito Federal 1.966 - 19.442 8.289,65 1.965,67 8.859,00 16.051,50 19.442,06
Paraná 1.633 - 8.712 3.635,97 1.633,17 2.532,00 7.192,67 8.711,97
Piauí 1.738 - 28.890 7.228,47 1.738,25 3.000,00 23.851,75 28.889,96
Ceará 1.993 - 14.283 4.994,56 1.992,75 2.957,00 11.792,25 14.283,13
Amazonas 1.637 - 8.508 3.448,76 1.637,30 1.917,50 7.024,25 8.507,98
Mato Grosso do Sul 1.601 - 5.523 2.569,26 1.601,33 2.073,00 4.560,00 5.523,21
Rio Grande do Norte 1.614 - 13.768 4.872,12 1.613,67 2.400,00 11.366,67 13.767,65
Paraíba 1.739 - 11.787 4.849,27 1.738,67 3.988,60 9.731,67 11.787,29
Amapá 2.225 - 18.909 6.452,25 2.225,00 4.290,00 15.611,67 18.909,32
Maranhão 1.412 - 5.836 2.640,50 1.412,00 2.067,50 4.818,33 5.836,11
Alagoas 1.441 - 3.459 1.921,73 1.440,50 1.850,00 2.855,50 3.458,67
Tocantins 2.074 - 6.957 3.804,00 2.074,00 4.175,00 5.743,50 6.956,70
Sergipe 1.501 - 4.574 2.498,62 1.500,60 2.163,50 3.776,00 4.573,60
Mato Grosso 1.612 - 8.047 3.718,67 1.612,00 3.320,00 6.644,00 8.047,41


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de história no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • preparar aulas;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • ensinar;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades institucionais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • definir o calendário;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • dialogar com os alunos;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • atender pais e alunos;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • requisitar material pedagógico;
    • administrar conflitos;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • interagir com os alunos;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • medir o conhecimento específico;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • escolher livro didático;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • constituir comissões de sindicância;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • expressar-se com clareza;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;


    Setores que mais contratam Professor de história no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Escultor
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Escultor