Salário para o cargo de Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-25 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.939,11 e R$ 9.090,42, com a média salarial de R$ 3.791,54 e o salário mediana em R$ 2.698,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.791,54 45.498,53 947,89 31,42
1º Quartil 1.939,11 23.269,38 484,78 16,07
Salário Mediana 2.698,00 32.376,00 674,50 22,36
3º Quartil 6.932,74 83.192,88 1.733,19 57,46
Teto Salarial 9.090,42 109.085,01 2.272,60 75,34


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.788 - 15.521 5.644,69 1.788,10 3.740,00 12.814,34 15.521,11
Rio de Janeiro - RJ 1.648 - 10.513 3.998,13 1.647,67 2.719,50 8.679,59 10.512,98
Brasília - DF 1.839 - 7.772 3.456,23 1.839,00 2.695,00 6.416,27 7.771,58
Belo Horizonte - MG 1.757 - 8.637 3.619,08 1.757,22 2.867,00 7.130,99 8.637,27
Curitiba - PR 1.709 - 6.665 3.030,51 1.709,11 2.500,00 5.502,44 6.664,73
Salvador - BA 1.512 - 5.219 2.645,96 1.512,00 2.518,00 4.308,53 5.218,62
Goiânia - GO 1.592 - 7.448 3.233,98 1.592,14 2.421,50 6.149,05 7.447,91
Manaus - AM 1.471 - 7.282 2.840,94 1.470,67 1.725,00 6.012,18 7.282,14
Fortaleza - CE 1.742 - 42.108 10.118,09 1.741,80 3.384,50 34.764,40 42.107,68
Belém - PA 1.561 - 7.261 3.164,55 1.561,44 2.729,00 5.994,40 7.260,60
Campinas - SP 1.676 - 10.743 3.966,90 1.676,20 2.614,00 8.869,40 10.742,88
São Luís - MA 1.700 - 6.512 3.171,84 1.699,75 2.860,00 5.376,75 6.512,48
Porto Alegre - RS 2.025 - 15.672 5.632,37 2.024,75 3.277,00 12.938,75 15.671,80
Santa Maria do Oeste - PR 3.654 - 4.426 3.654,00 3.654,00 3.654,00 3.654,00 4.425,83
Santo André - SP 1.696 - 13.635 4.841,12 1.696,00 2.027,00 11.257,00 13.634,82
Ribeirão Preto - SP 1.720 - 7.326 3.542,89 1.720,05 3.294,00 6.048,75 7.326,43
Feira de Santana - BA 1.509 - 3.186 1.936,94 1.509,00 1.762,50 2.630,25 3.185,84
Lauro de Freitas - BA 1.759 - 5.073 2.598,73 1.758,67 1.932,00 4.188,00 5.072,63
São José dos Campos - SP 1.597 - 8.462 4.077,00 1.597,33 3.771,00 6.986,00 8.461,65
São Caetano do Sul - SP 3.068 - 5.267 3.849,40 3.067,67 3.885,00 4.348,33 5.266,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.760 - 10.099 4.159,05 1.760,15 3.190,00 8.337,63 10.098,79
Rio de Janeiro 1.573 - 10.265 3.801,42 1.572,96 2.428,80 8.475,25 10.265,48
Minas Gerais 1.625 - 7.319 3.219,24 1.624,91 2.473,00 6.042,76 7.319,18
Paraná 1.661 - 6.040 3.093,93 1.660,93 2.802,00 4.986,29 6.039,54
Santa Catarina 1.658 - 6.668 3.070,26 1.658,09 2.290,00 5.505,29 6.668,17
Bahia 1.525 - 5.035 2.527,30 1.524,65 2.162,00 4.156,82 5.034,87
Rio Grande do Sul 1.635 - 9.107 3.612,91 1.635,04 2.766,00 7.519,21 9.107,49
Goiás 1.548 - 6.890 3.035,49 1.548,31 2.515,50 5.688,33 6.889,88
Distrito Federal 1.839 - 7.772 3.456,23 1.839,00 2.695,00 6.416,27 7.771,58
Pará 1.642 - 7.109 3.400,71 1.641,93 3.102,00 5.869,55 7.109,37
Pernambuco 1.454 - 4.613 2.167,68 1.454,04 1.658,50 3.808,80 4.613,33
Ceará 1.651 - 36.805 9.306,79 1.651,11 2.824,00 30.386,78 36.805,38
Espírito Santo 1.578 - 9.223 3.628,91 1.577,63 2.637,00 7.614,88 9.223,37
Maranhão 1.608 - 9.164 3.756,43 1.607,71 2.669,50 7.566,14 9.164,34
Amazonas 1.471 - 7.282 2.840,94 1.470,67 1.725,00 6.012,18 7.282,14
Paraíba 1.415 - 23.512 6.528,70 1.414,80 2.106,50 19.411,40 23.511,67
Mato Grosso 1.533 - 9.769 3.562,17 1.533,00 2.203,50 8.065,75 9.769,48
Rio Grande do Norte 1.596 - 32.092 8.170,61 1.596,25 2.860,00 26.495,00 32.091,54
Tocantins 1.571 - 6.706 3.536,94 1.571,00 3.514,50 5.536,25 6.705,67
Sergipe 1.452 - 16.172 4.719,94 1.451,50 2.206,50 13.351,50 16.171,74
Acre 2.165 - 4.525 3.012,29 2.164,67 3.083,00 3.735,67 4.524,75
Piauí 1.447 - 31.387 6.673,45 1.447,00 1.952,00 25.913,00 31.386,60
Alagoas 1.435 - 4.617 2.189,27 1.434,50 1.617,00 3.811,50 4.616,60
Amapá 1.462 - 6.262 3.153,60 1.462,00 2.835,00 5.170,00 6.262,06
Mato Grosso do Sul 1.531 - 4.366 2.279,64 1.530,50 2.100,00 3.605,00 4.366,48
Rondônia 2.504 - 8.199 4.245,13 2.503,50 3.710,50 6.769,00 8.198,82
Roraima 2.192 - 3.897 2.710,06 2.191,50 2.736,25 3.217,50 3.897,13


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • comunicar-se;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estudar;
  • promover a educação dos alunos;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;

  • Atividades

    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • selecionar os conteúdos;
    • expressar-se com clareza;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • consultar bibliotecas;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • organizar a bibliografia;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • demonstrar controle emocional;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • ministrar aulas;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • consultar legislação;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • agir eticamente;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • listar material escolar básico;
    • organizar atividades comunitárias;
    • propor atividades culturais;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • registrar avaliações e resultados;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • sistematizar o conhecimento;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • aprender novas tecnologias;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • trabalhar em equipe;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • preencher diário de classe;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • participar das assembleias escolares;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • demonstrar liderança;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • demonstrar solidariedade;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;


    Setores que mais contratam Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico