Salário para o cargo de Professor de escolinha (maternal)
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de escolinha (maternal) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de escolinha (maternal)

Um Professor de escolinha (maternal) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,80 e R$ 7.084,18, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de escolinha (maternal)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.290,80 15.489,55 322,70 7,50
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 5.402,70 64.832,35 1.350,67 31,38
Teto Salarial 7.084,18 85.010,12 1.771,04 41,15


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de escolinha (maternal)

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;

  • Atividades

    • demonstrar afetividade;
    • elaborar cronograma;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • cantar músicas;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • ensinar culinária;
    • observar a socialização;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • contornar situações adversas;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • planejar o roteiro de aula;
    • organizar material pedagógico;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • atualizar-se;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • solicitar material pedagógico;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • organizar sala de aula;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • desenvolver atividades artísticas;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • observar a linguagem;
    • organizar espaços em geral;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar versatilidade;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • preencher diário de classe;
    • participar da definição do horário;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • auto avaliar-se;
    • servir como referencial de conduta;
    • investigar interesse do aluno;
    • comprar material pedagógico;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • supervisionar refeições;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • observar o raciocínio lógico;
    • discutir resultados dos projetos;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • estabelecer vínculos;
    • servir alimentação aos alunos;
    • apresentar regras da escola;
    • trocar fralda dos alunos;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • identificar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • confeccionar material pedagógico;
    • elaborar relatórios;
    • brincar com os alunos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • reestruturar estratégias;
    • orientar higiene pessoal;
    • preencher agenda;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar paciência;
    • orientar atividades artísticas;
    • ler textos;
    • reciclar material;
    • definir métodos de avaliação;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • alimentar os alunos;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • registrar observações;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • desenvolver atividades com informática;
    • dar banho nos alunos;
    • trocar roupa de cama;
    • pintar;
    • corrigir atividades;
    • recortar materiais;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • convocar pais e responsáveis;
    • mostrar filmes;
    • modelar massas e argila;
    • preencher fichas de avaliação;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • participar de conselhos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • utilizar sucata;
    • contar estórias;
    • trocar roupa dos alunos;
    • elaborar estórias com alunos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • orientar atividades de desenho;
    • organizar eventos na escola;
    • limpar material;
    • higienizar brinquedos;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • demonstrar senso de organização;
    • explicar atividades propostas;
    • desenhar;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • construir regras com os alunos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • colar materiais;
    • administrar biblioteca circulante;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir atividades pedagógicas;
    • demonstrar sensibilidade;
    • selecionar material didático;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • interagir com a comunidade;
    • supervisionar recreio;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • comentar filmes;
    • escrever letras e números;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • demonstrar autocontrole;


    Setores que mais contratam Professor de escolinha (maternal) no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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