Salário para o cargo de Professor de escolinha (maternal)
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de escolinha (maternal) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de escolinha (maternal)

Um Professor de escolinha (maternal) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de escolinha (maternal)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de escolinha (maternal)

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • ensinar alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;

  • Atividades

    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • modelar massas e argila;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • observar a socialização;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • reestruturar estratégias;
    • comentar filmes;
    • utilizar sucata;
    • observar o raciocínio lógico;
    • apresentar regras da escola;
    • dar banho nos alunos;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • desenhar;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • demonstrar sensibilidade;
    • convocar pais e responsáveis;
    • preencher agenda;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • higienizar brinquedos;
    • organizar eventos na escola;
    • orientar atividades de desenho;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • participar da definição do horário;
    • pintar;
    • estabelecer vínculos;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • escrever letras e números;
    • contornar situações adversas;
    • servir alimentação aos alunos;
    • desenvolver atividades com informática;
    • organizar sala de aula;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • auto avaliar-se;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • explicar atividades propostas;
    • demonstrar autocontrole;
    • definir objetivos da ação didática;
    • limpar material;
    • demonstrar paciência;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • discutir resultados dos projetos;
    • contar estórias;
    • servir como referencial de conduta;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • solicitar material pedagógico;
    • trocar roupa de cama;
    • reciclar material;
    • recortar materiais;
    • orientar atividades artísticas;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • elaborar relatórios;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • atualizar-se;
    • supervisionar refeições;
    • observar a linguagem;
    • colar materiais;
    • cantar músicas;
    • elaborar cronograma;
    • demonstrar versatilidade;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • demonstrar senso de organização;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • selecionar material didático;
    • investigar interesse do aluno;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • demonstrar afetividade;
    • preencher diário de classe;
    • demonstrar criatividade;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • ler textos;
    • definir métodos de avaliação;
    • construir regras com os alunos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • preencher fichas de avaliação;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • supervisionar recreio;
    • participar de conselhos;
    • organizar espaços em geral;
    • trocar fralda dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • brincar com os alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • organizar material pedagógico;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • orientar higiene pessoal;
    • administrar biblioteca circulante;
    • comprar material pedagógico;
    • interagir com a comunidade;
    • elaborar estórias com alunos;
    • definir atividades pedagógicas;
    • identificar material pedagógico;
    • ensinar culinária;
    • mostrar filmes;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • registrar observações;
    • corrigir atividades;
    • alimentar os alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • confeccionar material pedagógico;


    Setores que mais contratam Professor de escolinha (maternal) no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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