Salário para o cargo de Professor de escolinha (maternal)
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de escolinha (maternal) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de escolinha (maternal)

Um Professor de escolinha (maternal) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de escolinha (maternal)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de escolinha (maternal)

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • organizar o trabalho;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;

  • Atividades

    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • higienizar brinquedos;
    • organizar material pedagógico;
    • definir métodos de avaliação;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • utilizar sucata;
    • definir atividades pedagógicas;
    • apresentar regras da escola;
    • definir objetivos da ação didática;
    • corrigir atividades;
    • alimentar os alunos;
    • participar de conselhos;
    • estabelecer vínculos;
    • orientar higiene pessoal;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • reciclar material;
    • elaborar estórias com alunos;
    • construir regras com os alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar cronograma;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • administrar biblioteca circulante;
    • elaborar relatórios;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • servir como referencial de conduta;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • atualizar-se;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • contar estórias;
    • preencher agenda;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • comentar filmes;
    • convocar pais e responsáveis;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • demonstrar paciência;
    • ler textos;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • participar da associação de pais e mestres;
    • selecionar material didático;
    • solicitar material pedagógico;
    • desenhar;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • trocar fralda dos alunos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • demonstrar senso de organização;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • registrar observações;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • demonstrar sensibilidade;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • supervisionar refeições;
    • demonstrar autocontrole;
    • escrever letras e números;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • dar banho nos alunos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • desenvolver atividades com informática;
    • trocar roupa de cama;
    • cantar músicas;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • identificar material pedagógico;
    • orientar atividades artísticas;
    • confeccionar material pedagógico;
    • organizar espaços em geral;
    • recortar materiais;
    • colar materiais;
    • supervisionar recreio;
    • modelar massas e argila;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • preencher fichas de avaliação;
    • reestruturar estratégias;
    • participar da definição do horário;
    • preencher diário de classe;
    • demonstrar criatividade;
    • comprar material pedagógico;
    • pintar;
    • orientar atividades de desenho;
    • interagir com a comunidade;
    • brincar com os alunos;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • demonstrar versatilidade;
    • mostrar filmes;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • discutir resultados dos projetos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • organizar sala de aula;
    • auto avaliar-se;
    • organizar eventos na escola;
    • observar o raciocínio lógico;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • observar a linguagem;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • demonstrar afetividade;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • servir alimentação aos alunos;
    • explicar atividades propostas;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • observar a socialização;
    • planejar o roteiro de aula;
    • limpar material;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • investigar interesse do aluno;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • contornar situações adversas;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • ensinar culinária;


    Setores que mais contratam Professor de escolinha (maternal) no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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