Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de pré-escola

Um Professor de pré-escola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de pré-escola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;

  • Atividades

    • mostrar filmes;
    • registrar observações;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • utilizar sucata;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • organizar material pedagógico;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • escrever letras e números;
    • supervisionar recreio;
    • corrigir atividades;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • demonstrar versatilidade;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • desenhar;
    • construir regras com os alunos;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • confeccionar material pedagógico;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • convocar pais e responsáveis;
    • cantar músicas;
    • demonstrar afetividade;
    • organizar sala de aula;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • brincar com os alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • servir alimentação aos alunos;
    • preencher agenda;
    • demonstrar autocontrole;
    • contar estórias;
    • recortar materiais;
    • comprar material pedagógico;
    • trocar fralda dos alunos;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • desenvolver atividades com informática;
    • explicar atividades propostas;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • higienizar brinquedos;
    • alimentar os alunos;
    • dar banho nos alunos;
    • definir atividades pedagógicas;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • ensinar culinária;
    • discutir resultados dos projetos;
    • observar o raciocínio lógico;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • elaborar relatórios;
    • preencher diário de classe;
    • orientar atividades artísticas;
    • demonstrar paciência;
    • supervisionar refeições;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • colar materiais;
    • apresentar regras da escola;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • criar jogos e brincadeiras;
    • participar da definição do horário;
    • reestruturar estratégias;
    • observar a socialização;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • preencher fichas de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • reciclar material;
    • organizar eventos na escola;
    • interagir com a comunidade;
    • auto avaliar-se;
    • demonstrar sensibilidade;
    • orientar higiene pessoal;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • servir como referencial de conduta;
    • observar a linguagem;
    • solicitar material pedagógico;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • identificar material pedagógico;
    • trocar roupa de cama;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • modelar massas e argila;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • comentar filmes;
    • estabelecer vínculos;
    • participar de conselhos;
    • elaborar estórias com alunos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • demonstrar senso de organização;
    • atualizar-se;
    • elaborar cronograma;
    • pintar;
    • trocar roupa dos alunos;
    • organizar espaços em geral;
    • selecionar material didático;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • orientar atividades de desenho;
    • definir métodos de avaliação;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • planejar o roteiro de aula;
    • limpar material;
    • contornar situações adversas;
    • investigar interesse do aluno;
    • ler textos;


    Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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