Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;

Atividades

  • ensinar culinária;
  • trocar fralda dos alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • selecionar material didático;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • brincar com os alunos;
  • preencher agenda;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar espaços em geral;
  • mostrar filmes;
  • reciclar material;
  • organizar eventos na escola;
  • definir métodos de avaliação;
  • organizar sala de aula;
  • explicar atividades propostas;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • participar da definição do horário;
  • desenhar;
  • ler textos;
  • contar estórias;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • discutir resultados dos projetos;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • orientar atividades artísticas;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • dar banho nos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • planejar o roteiro de aula;
  • alimentar os alunos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • demonstrar sensibilidade;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • colar materiais;
  • supervisionar refeições;
  • elaborar estórias com alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • definir objetivos da ação didática;
  • preencher diário de classe;
  • servir alimentação aos alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • demonstrar versatilidade;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • contornar situações adversas;
  • modelar massas e argila;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • recortar materiais;
  • supervisionar recreio;
  • confeccionar material pedagógico;
  • estabelecer vínculos;
  • elaborar cronograma;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • organizar material pedagógico;
  • convocar pais e responsáveis;
  • observar a linguagem;
  • cantar músicas;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • orientar higiene pessoal;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • escrever letras e números;
  • construir regras com os alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • registrar observações;
  • limpar material;
  • identificar material pedagógico;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • comentar filmes;
  • demonstrar paciência;
  • pintar;
  • solicitar material pedagógico;
  • orientar atividades de desenho;
  • trocar roupa dos alunos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • auto avaliar-se;
  • reestruturar estratégias;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • utilizar sucata;
  • observar a socialização;
  • administrar biblioteca circulante;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • elaborar relatórios;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • trocar roupa de cama;
  • desenvolver atividades com informática;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • participar de conselhos;
  • corrigir atividades;
  • definir atividades pedagógicas;
  • comprar material pedagógico;
  • preencher fichas de avaliação;
  • demonstrar afetividade;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • atualizar-se;
  • observar o raciocínio lógico;
  • apresentar regras da escola;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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