Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de pré-escola

Um Professor de pré-escola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de pré-escola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • observar a linguagem;
    • estabelecer vínculos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • explicar atividades propostas;
    • definir objetivos da ação didática;
    • registrar observações;
    • confeccionar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • ensinar culinária;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • preencher diário de classe;
    • elaborar estórias com alunos;
    • construir regras com os alunos;
    • demonstrar versatilidade;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • interagir com a comunidade;
    • corrigir atividades;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • pintar;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • participar de conselhos;
    • observar o raciocínio lógico;
    • solicitar material pedagógico;
    • orientar higiene pessoal;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • preencher agenda;
    • higienizar brinquedos;
    • contar estórias;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • supervisionar refeições;
    • utilizar sucata;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • limpar material;
    • comprar material pedagógico;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • recortar materiais;
    • supervisionar recreio;
    • desenhar;
    • demonstrar afetividade;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • planejar o roteiro de aula;
    • demonstrar autocontrole;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • desenvolver atividades com informática;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • modelar massas e argila;
    • selecionar material didático;
    • mostrar filmes;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • atualizar-se;
    • organizar sala de aula;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • convocar pais e responsáveis;
    • ler textos;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • definir atividades pedagógicas;
    • orientar atividades artísticas;
    • colar materiais;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • auto avaliar-se;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar paciência;
    • orientar atividades de desenho;
    • reestruturar estratégias;
    • organizar espaços em geral;
    • trocar fralda dos alunos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • apresentar regras da escola;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • cantar músicas;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar eventos na escola;
    • servir como referencial de conduta;
    • dar banho nos alunos;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • definir métodos de avaliação;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • observar a socialização;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • demonstrar senso de organização;
    • contornar situações adversas;
    • investigar interesse do aluno;
    • comentar filmes;
    • servir alimentação aos alunos;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • escrever letras e números;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • organizar material pedagógico;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • preencher fichas de avaliação;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • demonstrar sensibilidade;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • brincar com os alunos;
    • discutir resultados dos projetos;
    • participar da definição do horário;
    • administrar biblioteca circulante;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • alimentar os alunos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • identificar material pedagógico;
    • reciclar material;
    • trocar roupa de cama;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • elaborar cronograma;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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