Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de pré-escola

Um Professor de pré-escola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,80 e R$ 7.084,18, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de pré-escola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.290,80 15.489,55 322,70 7,50
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 5.402,70 64.832,35 1.350,67 31,38
Teto Salarial 7.084,18 85.010,12 1.771,04 41,15


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • organizar o trabalho;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;

  • Atividades

    • escrever letras e números;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • servir como referencial de conduta;
    • brincar com os alunos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • explicar atividades propostas;
    • dar banho nos alunos;
    • preencher diário de classe;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • corrigir atividades;
    • alimentar os alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • limpar material;
    • ensinar culinária;
    • confeccionar material pedagógico;
    • definir atividades pedagógicas;
    • demonstrar autocontrole;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • observar a linguagem;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • demonstrar afetividade;
    • participar da definição do horário;
    • comentar filmes;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • trocar fralda dos alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • observar a socialização;
    • participar de conselhos;
    • identificar material pedagógico;
    • higienizar brinquedos;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • solicitar material pedagógico;
    • apresentar regras da escola;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • supervisionar recreio;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • desenvolver atividades com informática;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar cronograma;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • observar o raciocínio lógico;
    • reciclar material;
    • discutir resultados dos projetos;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • convocar pais e responsáveis;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • colar materiais;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • interagir com a comunidade;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • orientar atividades artísticas;
    • demonstrar criatividade;
    • atualizar-se;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • utilizar sucata;
    • auto avaliar-se;
    • servir alimentação aos alunos;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • demonstrar paciência;
    • estabelecer vínculos;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • pintar;
    • demonstrar sensibilidade;
    • investigar interesse do aluno;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • selecionar material didático;
    • organizar material pedagógico;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • contar estórias;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • cantar músicas;
    • preencher fichas de avaliação;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • trocar roupa de cama;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • organizar sala de aula;
    • contornar situações adversas;
    • comprar material pedagógico;
    • planejar o roteiro de aula;
    • modelar massas e argila;
    • demonstrar versatilidade;
    • elaborar estórias com alunos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • recortar materiais;
    • ler textos;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • trabalhar em equipe;
    • definir métodos de avaliação;
    • registrar observações;
    • reestruturar estratégias;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • organizar espaços em geral;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • organizar eventos na escola;
    • preencher agenda;
    • construir regras com os alunos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • orientar higiene pessoal;
    • mostrar filmes;
    • elaborar relatórios;
    • desenhar;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • trocar roupa dos alunos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • orientar atividades de desenho;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • supervisionar refeições;


    Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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