Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de pré-escola

Um Professor de pré-escola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de pré-escola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • selecionar material didático;
    • supervisionar recreio;
    • corrigir atividades;
    • construir regras com os alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • demonstrar criatividade;
    • recortar materiais;
    • observar a socialização;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • atualizar-se;
    • contornar situações adversas;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • cantar músicas;
    • observar o raciocínio lógico;
    • definir métodos de avaliação;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • reestruturar estratégias;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • preencher agenda;
    • orientar atividades artísticas;
    • colar materiais;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • mostrar filmes;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar relatórios;
    • identificar material pedagógico;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • utilizar sucata;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • trocar fralda dos alunos;
    • contar estórias;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • orientar atividades de desenho;
    • elaborar estórias com alunos;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • interagir com a comunidade;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • organizar eventos na escola;
    • demonstrar versatilidade;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • organizar espaços em geral;
    • limpar material;
    • pintar;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • ler textos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • elaborar cronograma;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • participar da definição do horário;
    • escrever letras e números;
    • comentar filmes;
    • convocar pais e responsáveis;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • brincar com os alunos;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • preencher fichas de avaliação;
    • observar a linguagem;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • demonstrar sensibilidade;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • confeccionar material pedagógico;
    • demonstrar paciência;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • desenvolver atividades com informática;
    • organizar sala de aula;
    • apresentar regras da escola;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • registrar observações;
    • higienizar brinquedos;
    • preencher diário de classe;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • alimentar os alunos;
    • estabelecer vínculos;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • trocar roupa de cama;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • administrar biblioteca circulante;
    • supervisionar refeições;
    • solicitar material pedagógico;
    • organizar material pedagógico;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • servir como referencial de conduta;
    • desenhar;
    • reciclar material;
    • discutir resultados dos projetos;
    • demonstrar afetividade;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • auto avaliar-se;
    • definir atividades pedagógicas;
    • modelar massas e argila;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • comprar material pedagógico;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • definir objetivos da ação didática;
    • dar banho nos alunos;
    • demonstrar autocontrole;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • investigar interesse do aluno;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • explicar atividades propostas;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • orientar higiene pessoal;
    • participar de conselhos;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • servir alimentação aos alunos;
    • ensinar culinária;
    • demonstrar senso de organização;


    Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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