Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de pré-escola

Um Professor de pré-escola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de pré-escola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;

  • Atividades

    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • desenvolver atividades com informática;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • corrigir atividades;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • contar estórias;
    • construir regras com os alunos;
    • ensinar culinária;
    • contornar situações adversas;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • supervisionar recreio;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • participar da definição do horário;
    • atualizar-se;
    • orientar higiene pessoal;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • elaborar estórias com alunos;
    • reciclar material;
    • orientar atividades de desenho;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • planejar o roteiro de aula;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • interagir com a comunidade;
    • administrar biblioteca circulante;
    • definir atividades pedagógicas;
    • utilizar sucata;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • dar banho nos alunos;
    • definir métodos de avaliação;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • demonstrar autocontrole;
    • comentar filmes;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • trocar roupa dos alunos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • demonstrar senso de organização;
    • brincar com os alunos;
    • observar a socialização;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • ler textos;
    • preencher diário de classe;
    • cantar músicas;
    • demonstrar criatividade;
    • preencher agenda;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • trocar roupa de cama;
    • mostrar filmes;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • explicar atividades propostas;
    • servir alimentação aos alunos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • demonstrar afetividade;
    • escrever letras e números;
    • auto avaliar-se;
    • convocar pais e responsáveis;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • comprar material pedagógico;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • selecionar material didático;
    • registrar observações;
    • organizar material pedagógico;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • demonstrar versatilidade;
    • higienizar brinquedos;
    • identificar material pedagógico;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar cronograma;
    • servir como referencial de conduta;
    • organizar espaços em geral;
    • demonstrar sensibilidade;
    • preencher fichas de avaliação;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • apresentar regras da escola;
    • recortar materiais;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • orientar atividades artísticas;
    • solicitar material pedagógico;
    • alimentar os alunos;
    • modelar massas e argila;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • elaborar relatórios;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • discutir resultados dos projetos;
    • participar de conselhos;
    • organizar eventos na escola;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • pintar;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • limpar material;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • organizar sala de aula;
    • estabelecer vínculos;
    • confeccionar material pedagógico;
    • trocar fralda dos alunos;
    • colar materiais;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • observar o raciocínio lógico;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • reestruturar estratégias;
    • observar a linguagem;
    • definir objetivos da ação didática;
    • desenhar;
    • demonstrar paciência;
    • investigar interesse do aluno;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • supervisionar refeições;


    Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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