Salário para o cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de desenvolvimento infantil

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;

  • Atividades

    • contornar situações adversas;
    • definir métodos de avaliação;
    • demonstrar versatilidade;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • demonstrar autocontrole;
    • mostrar filmes;
    • discutir resultados dos projetos;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • preencher fichas de avaliação;
    • estabelecer vínculos;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • apresentar regras da escola;
    • elaborar relatórios;
    • corrigir atividades;
    • demonstrar sensibilidade;
    • desenvolver atividades com informática;
    • comprar material pedagógico;
    • explicar atividades propostas;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • trocar roupa de cama;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • modelar massas e argila;
    • reciclar material;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • orientar atividades artísticas;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • reestruturar estratégias;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • trocar roupa dos alunos;
    • limpar material;
    • supervisionar recreio;
    • orientar higiene pessoal;
    • orientar atividades de desenho;
    • participar de conselhos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • colar materiais;
    • dar banho nos alunos;
    • pintar;
    • participar da definição do horário;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • preencher agenda;
    • selecionar material didático;
    • atualizar-se;
    • organizar material pedagógico;
    • demonstrar afetividade;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar estórias com alunos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • comentar filmes;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • preencher diário de classe;
    • investigar interesse do aluno;
    • confeccionar material pedagógico;
    • higienizar brinquedos;
    • contar estórias;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • alimentar os alunos;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • demonstrar senso de organização;
    • planejar o roteiro de aula;
    • servir como referencial de conduta;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • servir alimentação aos alunos;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • recortar materiais;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • registrar observações;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • auto avaliar-se;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • escrever letras e números;
    • observar o raciocínio lógico;
    • demonstrar criatividade;
    • desenhar;
    • elaborar cronograma;
    • supervisionar refeições;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • trabalhar em equipe;
    • organizar sala de aula;
    • administrar biblioteca circulante;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • definir atividades pedagógicas;
    • organizar eventos na escola;
    • observar a socialização;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • cantar músicas;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • observar a linguagem;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • interagir com a comunidade;
    • construir regras com os alunos;
    • ensinar culinária;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • identificar material pedagógico;
    • brincar com os alunos;
    • trocar fralda dos alunos;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • utilizar sucata;
    • solicitar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • ler textos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • organizar espaços em geral;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • convocar pais e responsáveis;


    Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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