Salário para o cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de desenvolvimento infantil

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • ensinar alunos;
  • organizar o trabalho;

  • Atividades

    • observar o raciocínio lógico;
    • atualizar-se;
    • contar estórias;
    • supervisionar recreio;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • desenhar;
    • trabalhar em equipe;
    • ler textos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • supervisionar refeições;
    • solicitar material pedagógico;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • cantar músicas;
    • pintar;
    • administrar biblioteca circulante;
    • trocar roupa de cama;
    • auto avaliar-se;
    • desenvolver atividades com informática;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • preencher fichas de avaliação;
    • limpar material;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • demonstrar paciência;
    • selecionar material didático;
    • trocar roupa dos alunos;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • demonstrar sensibilidade;
    • discutir resultados dos projetos;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • organizar eventos na escola;
    • organizar espaços em geral;
    • comentar filmes;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • reciclar material;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • brincar com os alunos;
    • preencher agenda;
    • convocar pais e responsáveis;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • elaborar relatórios;
    • observar a socialização;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • participar da definição do horário;
    • observar a linguagem;
    • organizar material pedagógico;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • definir métodos de avaliação;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • demonstrar afetividade;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • trocar fralda dos alunos;
    • participar de conselhos;
    • reestruturar estratégias;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • mostrar filmes;
    • ensinar culinária;
    • orientar atividades artísticas;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • colar materiais;
    • demonstrar senso de organização;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • confeccionar material pedagógico;
    • orientar higiene pessoal;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • organizar sala de aula;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • utilizar sucata;
    • demonstrar autocontrole;
    • definir objetivos da ação didática;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • comprar material pedagógico;
    • contornar situações adversas;
    • servir alimentação aos alunos;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • modelar massas e argila;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • dar banho nos alunos;
    • higienizar brinquedos;
    • investigar interesse do aluno;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar estórias com alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • identificar material pedagógico;
    • registrar observações;
    • elaborar cronograma;
    • interagir com a comunidade;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • construir regras com os alunos;
    • servir como referencial de conduta;
    • preencher diário de classe;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • recortar materiais;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • escrever letras e números;
    • alimentar os alunos;
    • definir atividades pedagógicas;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • demonstrar criatividade;
    • explicar atividades propostas;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • demonstrar versatilidade;
    • orientar atividades de desenho;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • corrigir atividades;
    • estabelecer vínculos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • apresentar regras da escola;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;


    Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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