Salário para o cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de desenvolvimento infantil

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.150,09 e R$ 2.955,86, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.150,09 13.801,04 287,52 5,66
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.254,26 27.051,16 563,57 11,09
Teto Salarial 2.955,86 35.470,30 738,96 14,54


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;

  • Atividades

    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • demonstrar afetividade;
    • trocar roupa de cama;
    • colar materiais;
    • elaborar cronograma;
    • construir regras com os alunos;
    • higienizar brinquedos;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • modelar massas e argila;
    • auto avaliar-se;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • apresentar regras da escola;
    • organizar material pedagógico;
    • participar da definição do horário;
    • confeccionar material pedagógico;
    • alimentar os alunos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • escrever letras e números;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • explicar atividades propostas;
    • demonstrar sensibilidade;
    • organizar sala de aula;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • trocar fralda dos alunos;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • orientar higiene pessoal;
    • organizar espaços em geral;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • supervisionar refeições;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • atualizar-se;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • demonstrar criatividade;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • trocar roupa dos alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • estabelecer vínculos;
    • selecionar material didático;
    • definir atividades pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • recortar materiais;
    • elaborar estórias com alunos;
    • interagir com a comunidade;
    • demonstrar paciência;
    • reciclar material;
    • orientar atividades artísticas;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • convocar pais e responsáveis;
    • solicitar material pedagógico;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • servir como referencial de conduta;
    • ler textos;
    • definir métodos de avaliação;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • cantar músicas;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • pintar;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • comentar filmes;
    • observar a socialização;
    • ensinar culinária;
    • brincar com os alunos;
    • preencher fichas de avaliação;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • corrigir atividades;
    • desenvolver atividades com informática;
    • mostrar filmes;
    • supervisionar recreio;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • utilizar sucata;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • observar o raciocínio lógico;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • servir alimentação aos alunos;
    • demonstrar versatilidade;
    • discutir resultados dos projetos;
    • identificar material pedagógico;
    • registrar observações;
    • trabalhar em equipe;
    • limpar material;
    • comprar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • reestruturar estratégias;
    • administrar biblioteca circulante;
    • contar estórias;
    • preencher diário de classe;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • definir objetivos da ação didática;
    • dar banho nos alunos;
    • demonstrar autocontrole;
    • preencher agenda;
    • demonstrar senso de organização;
    • observar a linguagem;
    • elaborar relatórios;
    • orientar atividades de desenho;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • participar de conselhos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • contornar situações adversas;
    • investigar interesse do aluno;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • organizar eventos na escola;
    • desenhar;


    Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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