Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de desenvolvimento infantil
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- organizar o trabalho;
- cuidar dos alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- elaborar projetos pedagógicos;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar alunos;
- planejar ações didáticas;
- preparar material pedagógico;
- avaliar desempenho dos alunos;
Atividades
- supervisionar refeições;
- selecionar material didático;
- participar de conselhos;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- pintar;
- organizar sala de aula;
- higienizar brinquedos;
- elaborar cronograma;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- desenvolver atividades artísticas;
- reciclar material;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- demonstrar criatividade;
- participar da associação de pais e mestres;
- demonstrar capacidade de observação;
- demonstrar senso de organização;
- organizar material pedagógico;
- modelar massas e argila;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- dar banho nos alunos;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- criar jogos e brincadeiras;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- apresentar projeto aos alunos;
- convocar pais e responsáveis;
- apresentar regras da escola;
- preencher fichas de avaliação;
- trabalhar em equipe;
- observar a linguagem;
- demonstrar autocontrole;
- contornar situações adversas;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- utilizar sucata;
- orientar atividades artísticas;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- explicar atividades propostas;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- corrigir atividades;
- organizar espaços em geral;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- observar a socialização;
- definir métodos de avaliação;
- observar o desenvolvimento motor;
- cantar músicas;
- demonstrar sensibilidade;
- investigar interesse do aluno;
- participar da definição do horário;
- demonstrar afetividade;
- interagir com a comunidade;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- colar materiais;
- construir regras com os alunos;
- servir alimentação aos alunos;
- confeccionar material pedagógico;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- conferir cadastro dos alunos;
- comentar filmes;
- dramatizar estórias e músicas;
- elaborar estórias com alunos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- demonstrar versatilidade;
- definir atividades pedagógicas;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- atualizar-se;
- discutir resultados dos projetos;
- criar espaço para brincadeiras;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- observar higiene dos brinquedos;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- mostrar filmes;
- elaborar relatórios;
- recortar materiais;
- ler textos;
- trocar roupa dos alunos;
- identificar material pedagógico;
- determinar parâmetros do projeto;
- ensinar culinária;
- trocar fralda dos alunos;
- brincar com os alunos;
- servir como referencial de conduta;
- contar estórias;
- trocar roupa de cama;
- organizar eventos na escola;
- orientar higiene pessoal;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- orientar atividades de desenho;
- demonstrar paciência;
- solicitar material pedagógico;
- desenhar;
- reestruturar estratégias;
- registrar observações;
- definir objetivos da ação didática;
- estabelecer vínculos;
- alimentar os alunos;
- limpar material;
- observar o raciocínio lógico;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- desenvolver capacidades motoras;
- avaliar atividades dos alunos;
- comprar material pedagógico;
- supervisionar recreio;
- debater projeto com direção e coordenação;
- desenvolver capacidades emocionais;
- escrever letras e números;
- auto avaliar-se;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- planejar o roteiro de aula;
Setores que mais contratam Auxiliar de desenvolvimento infantil no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares