Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Educador infantil de nível médio
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- ensinar alunos;
- preparar material pedagógico;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- orientar a construção do conhecimento;
- avaliar desempenho dos alunos;
- organizar o trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- elaborar projetos pedagógicos;
Atividades
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- interagir com a comunidade;
- investigar interesse do aluno;
- administrar biblioteca circulante;
- desenvolver atividades artísticas;
- orientar atividades de desenho;
- observar a linguagem;
- preencher diário de classe;
- elaborar cronograma;
- convocar pais e responsáveis;
- pintar;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- atualizar-se;
- apresentar regras da escola;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- elaborar relatórios;
- orientar higiene pessoal;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- comprar material pedagógico;
- dramatizar estórias e músicas;
- observar a socialização;
- demonstrar autocontrole;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- dar banho nos alunos;
- orientar atividades artísticas;
- ensinar culinária;
- discutir resultados dos projetos;
- comentar filmes;
- definir objetivos da ação didática;
- supervisionar refeições;
- demonstrar criatividade;
- utilizar sucata;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- definir atividades pedagógicas;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- contar estórias;
- explicar atividades propostas;
- organizar sala de aula;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- limpar material;
- avaliar atividades dos alunos;
- conferir cadastro dos alunos;
- preencher fichas de avaliação;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- participar da definição do horário;
- mostrar filmes;
- auto avaliar-se;
- colar materiais;
- criar jogos e brincadeiras;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- demonstrar capacidade de observação;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- brincar com os alunos;
- desenvolver capacidades motoras;
- participar da associação de pais e mestres;
- solicitar material pedagógico;
- identificar material pedagógico;
- ler textos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- desenvolver atividades com informática;
- planejar o roteiro de aula;
- supervisionar recreio;
- registrar observações;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- debater projeto com direção e coordenação;
- cantar músicas;
- elaborar estórias com alunos;
- confeccionar material pedagógico;
- demonstrar afetividade;
- determinar parâmetros do projeto;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- criar espaço para brincadeiras;
- demonstrar paciência;
- trabalhar em equipe;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- reciclar material;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- trocar roupa dos alunos;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- demonstrar sensibilidade;
- desenvolver capacidades emocionais;
- demonstrar senso de organização;
- organizar material pedagógico;
- trocar fralda dos alunos;
- modelar massas e argila;
- contornar situações adversas;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- selecionar material didático;
- corrigir atividades;
- organizar eventos extracurriculares;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- construir regras com os alunos;
- servir como referencial de conduta;
- organizar espaços em geral;
- observar o desenvolvimento motor;
- recortar materiais;
- observar o raciocínio lógico;
- participar de conselhos;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- demonstrar versatilidade;
- definir métodos de avaliação;
- preencher agenda;
- servir alimentação aos alunos;
- apresentar projeto aos alunos;
- desenhar;
- organizar eventos na escola;
- escrever letras e números;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- reestruturar estratégias;
- trocar roupa de cama;
- estabelecer vínculos;
- alimentar os alunos;
Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária