Salário para o cargo de Educador infantil de nível médio
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Educador infantil de nível médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Educador infantil de nível médio

Um Educador infantil de nível médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador infantil de nível médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador infantil de nível médio

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • organizar o trabalho;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • trocar fralda dos alunos;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • identificar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • limpar material;
    • demonstrar autocontrole;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • estabelecer vínculos;
    • organizar sala de aula;
    • mostrar filmes;
    • ensinar culinária;
    • desenvolver atividades com informática;
    • servir como referencial de conduta;
    • higienizar brinquedos;
    • cantar músicas;
    • demonstrar paciência;
    • contar estórias;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • orientar atividades artísticas;
    • administrar biblioteca circulante;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • comprar material pedagógico;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • colar materiais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • trocar roupa de cama;
    • observar a socialização;
    • pintar;
    • escrever letras e números;
    • trocar roupa dos alunos;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • organizar espaços em geral;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • orientar higiene pessoal;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • organizar eventos na escola;
    • supervisionar refeições;
    • desenhar;
    • servir alimentação aos alunos;
    • dar banho nos alunos;
    • demonstrar versatilidade;
    • solicitar material pedagógico;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • contornar situações adversas;
    • supervisionar recreio;
    • ler textos;
    • participar de conselhos;
    • discutir resultados dos projetos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • elaborar cronograma;
    • corrigir atividades;
    • brincar com os alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • observar o raciocínio lógico;
    • preencher diário de classe;
    • definir atividades pedagógicas;
    • demonstrar senso de organização;
    • alimentar os alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • modelar massas e argila;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • preencher agenda;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • definir objetivos da ação didática;
    • selecionar material didático;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • apresentar regras da escola;
    • organizar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • registrar observações;
    • participar da definição do horário;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • observar a linguagem;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • utilizar sucata;
    • demonstrar afetividade;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • investigar interesse do aluno;
    • construir regras com os alunos;
    • interagir com a comunidade;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • confeccionar material pedagógico;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • comentar filmes;
    • convocar pais e responsáveis;
    • demonstrar sensibilidade;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • auto avaliar-se;
    • elaborar estórias com alunos;
    • elaborar relatórios;
    • definir métodos de avaliação;
    • orientar atividades de desenho;
    • explicar atividades propostas;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • reestruturar estratégias;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • preencher fichas de avaliação;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • reciclar material;
    • recortar materiais;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • demonstrar criatividade;
    • atualizar-se;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;


    Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: