Salário para o cargo de Educador infantil de nível médio
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Educador infantil de nível médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Educador infantil de nível médio

Um Educador infantil de nível médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,80 e R$ 7.084,18, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador infantil de nível médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.290,80 15.489,55 322,70 7,50
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 5.402,70 64.832,35 1.350,67 31,38
Teto Salarial 7.084,18 85.010,12 1.771,04 41,15


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador infantil de nível médio

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;

  • Atividades

    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • preencher fichas de avaliação;
    • demonstrar autocontrole;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • organizar sala de aula;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • contar estórias;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • preencher diário de classe;
    • alimentar os alunos;
    • demonstrar afetividade;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • orientar atividades de desenho;
    • colar materiais;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • organizar eventos na escola;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • elaborar estórias com alunos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • construir regras com os alunos;
    • ensinar culinária;
    • observar a linguagem;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • auto avaliar-se;
    • mostrar filmes;
    • brincar com os alunos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • definir atividades pedagógicas;
    • reestruturar estratégias;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • ler textos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • corrigir atividades;
    • observar a socialização;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • explicar atividades propostas;
    • confeccionar material pedagógico;
    • estabelecer vínculos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • trocar fralda dos alunos;
    • cantar músicas;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • orientar higiene pessoal;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • desenhar;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • desenvolver atividades com informática;
    • solicitar material pedagógico;
    • orientar atividades artísticas;
    • registrar observações;
    • planejar o roteiro de aula;
    • convocar pais e responsáveis;
    • escrever letras e números;
    • participar da definição do horário;
    • definir métodos de avaliação;
    • demonstrar senso de organização;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • supervisionar recreio;
    • preencher agenda;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • trocar roupa de cama;
    • elaborar relatórios;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • servir como referencial de conduta;
    • demonstrar versatilidade;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • higienizar brinquedos;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • administrar biblioteca circulante;
    • demonstrar sensibilidade;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • comentar filmes;
    • atualizar-se;
    • apresentar regras da escola;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • comprar material pedagógico;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • modelar massas e argila;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • trocar roupa dos alunos;
    • dar banho nos alunos;
    • participar de conselhos;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • organizar material pedagógico;
    • supervisionar refeições;
    • elaborar cronograma;
    • servir alimentação aos alunos;
    • selecionar material didático;
    • utilizar sucata;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • reciclar material;
    • investigar interesse do aluno;
    • discutir resultados dos projetos;
    • observar o raciocínio lógico;
    • demonstrar paciência;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • demonstrar criatividade;
    • contornar situações adversas;
    • limpar material;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • interagir com a comunidade;
    • identificar material pedagógico;
    • pintar;
    • recortar materiais;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • organizar espaços em geral;
    • criar espaço para brincadeiras;


    Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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