Salário para o cargo de Educador infantil de nível médio
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Educador infantil de nível médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Educador infantil de nível médio

Um Educador infantil de nível médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Educador infantil de nível médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Educador infantil de nível médio

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • recortar materiais;
    • comprar material pedagógico;
    • higienizar brinquedos;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • elaborar estórias com alunos;
    • atualizar-se;
    • desenvolver atividades com informática;
    • preencher fichas de avaliação;
    • ensinar culinária;
    • participar da definição do horário;
    • desenhar;
    • brincar com os alunos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • definir métodos de avaliação;
    • orientar higiene pessoal;
    • interagir com a comunidade;
    • organizar material pedagógico;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • utilizar sucata;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • preencher agenda;
    • mostrar filmes;
    • organizar sala de aula;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • trocar roupa de cama;
    • orientar atividades artísticas;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • observar a linguagem;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • dar banho nos alunos;
    • registrar observações;
    • escrever letras e números;
    • convocar pais e responsáveis;
    • preencher diário de classe;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • participar de conselhos;
    • elaborar cronograma;
    • trocar roupa dos alunos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • supervisionar refeições;
    • auto avaliar-se;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • demonstrar autocontrole;
    • orientar atividades de desenho;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • colar materiais;
    • alimentar os alunos;
    • reciclar material;
    • comentar filmes;
    • trabalhar em equipe;
    • contar estórias;
    • estabelecer vínculos;
    • construir regras com os alunos;
    • observar o raciocínio lógico;
    • explicar atividades propostas;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • organizar espaços em geral;
    • servir alimentação aos alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • cantar músicas;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • organizar eventos na escola;
    • supervisionar recreio;
    • demonstrar versatilidade;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • identificar material pedagógico;
    • confeccionar material pedagógico;
    • administrar biblioteca circulante;
    • reestruturar estratégias;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • ler textos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • demonstrar criatividade;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • discutir resultados dos projetos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • demonstrar sensibilidade;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • solicitar material pedagógico;
    • investigar interesse do aluno;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • observar a socialização;
    • pintar;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • servir como referencial de conduta;
    • modelar massas e argila;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • contornar situações adversas;
    • trocar fralda dos alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • selecionar material didático;
    • demonstrar afetividade;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • limpar material;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • demonstrar paciência;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • apresentar regras da escola;
    • definir atividades pedagógicas;
    • corrigir atividades;
    • demonstrar senso de organização;


    Setores que mais contratam Educador infantil de nível médio no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Artista plástico
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