Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Atendente de creche

Um Atendente de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;

  • Atividades

    • interagir com a comunidade;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • elaborar cronograma;
    • trocar fralda dos alunos;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • confeccionar material pedagógico;
    • reciclar material;
    • construir regras com os alunos;
    • observar a linguagem;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • colar materiais;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • modelar massas e argila;
    • definir atividades pedagógicas;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • desenhar;
    • definir métodos de avaliação;
    • demonstrar versatilidade;
    • supervisionar recreio;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • contornar situações adversas;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • brincar com os alunos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • elaborar estórias com alunos;
    • demonstrar autocontrole;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • orientar higiene pessoal;
    • organizar sala de aula;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • dar banho nos alunos;
    • apresentar regras da escola;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • demonstrar afetividade;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar criatividade;
    • pintar;
    • elaborar relatórios;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • trocar roupa dos alunos;
    • mostrar filmes;
    • ensinar culinária;
    • limpar material;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • escrever letras e números;
    • explicar atividades propostas;
    • preencher fichas de avaliação;
    • selecionar material didático;
    • cantar músicas;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • organizar material pedagógico;
    • preencher diário de classe;
    • orientar atividades de desenho;
    • administrar biblioteca circulante;
    • convocar pais e responsáveis;
    • recortar materiais;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • participar da definição do horário;
    • observar o raciocínio lógico;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • comprar material pedagógico;
    • contar estórias;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • identificar material pedagógico;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • utilizar sucata;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • investigar interesse do aluno;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • supervisionar refeições;
    • comentar filmes;
    • preencher agenda;
    • planejar o roteiro de aula;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • organizar espaços em geral;
    • demonstrar sensibilidade;
    • auto avaliar-se;
    • participar de conselhos;
    • higienizar brinquedos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • discutir resultados dos projetos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • desenvolver atividades com informática;
    • solicitar material pedagógico;
    • trocar roupa de cama;
    • organizar eventos na escola;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • servir alimentação aos alunos;
    • alimentar os alunos;
    • servir como referencial de conduta;
    • demonstrar senso de organização;
    • observar a socialização;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • definir objetivos da ação didática;
    • reestruturar estratégias;
    • registrar observações;
    • orientar atividades artísticas;
    • ler textos;
    • estabelecer vínculos;
    • atualizar-se;
    • corrigir atividades;


    Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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