Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;

Atividades

  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • organizar eventos na escola;
  • organizar material pedagógico;
  • elaborar estórias com alunos;
  • colar materiais;
  • investigar interesse do aluno;
  • cantar músicas;
  • definir objetivos da ação didática;
  • atualizar-se;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • construir regras com os alunos;
  • ensinar culinária;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • observar a linguagem;
  • ler textos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • demonstrar afetividade;
  • auto avaliar-se;
  • recortar materiais;
  • reciclar material;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • convocar pais e responsáveis;
  • servir alimentação aos alunos;
  • observar higiene dos brinquedos;
  • contar estórias;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • observar a socialização;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • utilizar sucata;
  • organizar espaços em geral;
  • supervisionar refeições;
  • pintar;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • definir métodos de avaliação;
  • orientar higiene pessoal;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • demonstrar senso de organização;
  • elaborar cronograma;
  • selecionar material didático;
  • demonstrar versatilidade;
  • brincar com os alunos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • trocar roupa dos alunos;
  • orientar atividades de desenho;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • estabelecer vínculos;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • higienizar brinquedos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • planejar o roteiro de aula;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • orientar atividades artísticas;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • escrever letras e números;
  • modelar massas e argila;
  • limpar material;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • organizar sala de aula;
  • elaborar relatórios;
  • solicitar material pedagógico;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • demonstrar paciência;
  • corrigir atividades;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • supervisionar recreio;
  • servir como referencial de conduta;
  • explicar atividades propostas;
  • desenhar;
  • mostrar filmes;
  • registrar observações;
  • alimentar os alunos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • identificar material pedagógico;
  • reestruturar estratégias;
  • confeccionar material pedagógico;
  • comentar filmes;
  • demonstrar sensibilidade;
  • participar da definição do horário;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • participar de conselhos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • dar banho nos alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • apresentar regras da escola;
  • demonstrar criatividade;
  • contornar situações adversas;
  • trocar roupa de cama;
  • comprar material pedagógico;


Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades associativas
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Coleta de resíduos não-perigosos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue