Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Atendente de creche

Um Atendente de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.150,09 e R$ 2.955,86, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.150,09 13.801,04 287,52 5,66
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.254,26 27.051,16 563,57 11,09
Teto Salarial 2.955,86 35.470,30 738,96 14,54


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;

  • Atividades

    • reestruturar estratégias;
    • investigar interesse do aluno;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • organizar espaços em geral;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • explicar atividades propostas;
    • participar da definição do horário;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • atualizar-se;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • modelar massas e argila;
    • demonstrar autocontrole;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • demonstrar afetividade;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar estórias com alunos;
    • observar a socialização;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • convocar pais e responsáveis;
    • trocar roupa de cama;
    • corrigir atividades;
    • observar o raciocínio lógico;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • discutir resultados dos projetos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • observar a linguagem;
    • servir como referencial de conduta;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • comprar material pedagógico;
    • demonstrar criatividade;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • desenhar;
    • comentar filmes;
    • mostrar filmes;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • confeccionar material pedagógico;
    • orientar atividades de desenho;
    • higienizar brinquedos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • contornar situações adversas;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • planejar o roteiro de aula;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • colar materiais;
    • organizar eventos na escola;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • organizar sala de aula;
    • brincar com os alunos;
    • limpar material;
    • ensinar culinária;
    • preencher diário de classe;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • elaborar relatórios;
    • trocar fralda dos alunos;
    • construir regras com os alunos;
    • utilizar sucata;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • identificar material pedagógico;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • cantar músicas;
    • definir atividades pedagógicas;
    • alimentar os alunos;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • desenvolver atividades com informática;
    • participar de conselhos;
    • demonstrar senso de organização;
    • servir alimentação aos alunos;
    • pintar;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • elaborar cronograma;
    • registrar observações;
    • orientar higiene pessoal;
    • preencher fichas de avaliação;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • auto avaliar-se;
    • selecionar material didático;
    • interagir com a comunidade;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • orientar atividades artísticas;
    • organizar material pedagógico;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • recortar materiais;
    • dar banho nos alunos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • demonstrar versatilidade;
    • apresentar regras da escola;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • supervisionar recreio;
    • escrever letras e números;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • ler textos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • preencher agenda;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • definir métodos de avaliação;
    • estabelecer vínculos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • reciclar material;
    • supervisionar refeições;
    • demonstrar paciência;
    • solicitar material pedagógico;
    • administrar biblioteca circulante;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • contar estórias;


    Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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