Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Atendente de creche

Um Atendente de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;

  • Atividades

    • investigar interesse do aluno;
    • comprar material pedagógico;
    • trocar fralda dos alunos;
    • elaborar estórias com alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • elaborar cronograma;
    • demonstrar paciência;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • participar de conselhos;
    • dar banho nos alunos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • preencher diário de classe;
    • observar a linguagem;
    • observar a socialização;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • recortar materiais;
    • limpar material;
    • participar da definição do horário;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • solicitar material pedagógico;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • atualizar-se;
    • demonstrar criatividade;
    • apresentar regras da escola;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • servir alimentação aos alunos;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir atividades pedagógicas;
    • corrigir atividades;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • planejar o roteiro de aula;
    • escrever letras e números;
    • demonstrar versatilidade;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • auto avaliar-se;
    • modelar massas e argila;
    • definir objetivos da ação didática;
    • ensinar culinária;
    • convocar pais e responsáveis;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • alimentar os alunos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • confeccionar material pedagógico;
    • organizar eventos na escola;
    • mostrar filmes;
    • demonstrar autocontrole;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • estabelecer vínculos;
    • organizar sala de aula;
    • observar o raciocínio lógico;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • brincar com os alunos;
    • desenvolver atividades com informática;
    • organizar espaços em geral;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • comentar filmes;
    • supervisionar recreio;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • orientar higiene pessoal;
    • servir como referencial de conduta;
    • pintar;
    • reciclar material;
    • orientar atividades de desenho;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • discutir resultados dos projetos;
    • registrar observações;
    • cantar músicas;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • demonstrar sensibilidade;
    • definir métodos de avaliação;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • trocar roupa dos alunos;
    • interagir com a comunidade;
    • administrar biblioteca circulante;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • utilizar sucata;
    • contar estórias;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • preencher agenda;
    • reestruturar estratégias;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • ler textos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • desenhar;
    • explicar atividades propostas;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • selecionar material didático;
    • identificar material pedagógico;
    • supervisionar refeições;
    • higienizar brinquedos;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • contornar situações adversas;
    • colar materiais;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • apresentar projeto aos alunos;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • organizar material pedagógico;
    • trocar roupa de cama;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • preencher fichas de avaliação;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • construir regras com os alunos;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • orientar atividades artísticas;
    • demonstrar afetividade;
    • elaborar relatórios;


    Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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