Salário para o cargo de Atendente de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Atendente de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Atendente de creche

Um Atendente de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;

  • Atividades

    • avaliar atividades dos alunos;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • administrar biblioteca circulante;
    • organizar sala de aula;
    • organizar espaços em geral;
    • contornar situações adversas;
    • trocar roupa de cama;
    • definir métodos de avaliação;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • desenvolver atividades artísticas;
    • mostrar filmes;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • demonstrar afetividade;
    • preencher agenda;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar versatilidade;
    • interagir com a comunidade;
    • colar materiais;
    • trocar roupa dos alunos;
    • participar de conselhos;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • explicar atividades propostas;
    • brincar com os alunos;
    • demonstrar sensibilidade;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • observar o raciocínio lógico;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • preencher diário de classe;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • construir regras com os alunos;
    • desenhar;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • servir como referencial de conduta;
    • ler textos;
    • escrever letras e números;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • selecionar material didático;
    • definir atividades pedagógicas;
    • participar da definição do horário;
    • ensinar culinária;
    • comprar material pedagógico;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • discutir resultados dos projetos;
    • convocar pais e responsáveis;
    • elaborar estórias com alunos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • pintar;
    • organizar material pedagógico;
    • trocar fralda dos alunos;
    • dar banho nos alunos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • orientar atividades artísticas;
    • corrigir atividades;
    • observar a linguagem;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • registrar observações;
    • reestruturar estratégias;
    • planejar o roteiro de aula;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • definir objetivos da ação didática;
    • alimentar os alunos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • auto avaliar-se;
    • utilizar sucata;
    • desenvolver atividades com informática;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • contar estórias;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • elaborar relatórios;
    • solicitar material pedagógico;
    • identificar material pedagógico;
    • demonstrar autocontrole;
    • recortar materiais;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • atualizar-se;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • higienizar brinquedos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • supervisionar refeições;
    • servir alimentação aos alunos;
    • supervisionar recreio;
    • modelar massas e argila;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • limpar material;
    • orientar atividades de desenho;
    • estabelecer vínculos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • elaborar cronograma;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • orientar higiene pessoal;
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • apresentar regras da escola;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • observar a socialização;
    • reciclar material;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • organizar eventos na escola;
    • demonstrar paciência;
    • preencher fichas de avaliação;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • cantar músicas;
    • confeccionar material pedagógico;
    • investigar interesse do aluno;
    • comentar filmes;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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