Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- organizar o trabalho;
- elaborar projetos pedagógicos;
- cuidar dos alunos;
- preparar material pedagógico;
- planejar ações didáticas;
- ensinar alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar desempenho dos alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- comunicar-se;
Atividades
- desenvolver capacidades motoras;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- participar da elaboração de calendário escolar;
- organizar espaços em geral;
- supervisionar recreio;
- pintar;
- construir regras com os alunos;
- solicitar material pedagógico;
- reciclar material;
- estabelecer vínculos;
- alimentar os alunos;
- demonstrar versatilidade;
- selecionar material didático;
- desenvolver atividades artísticas;
- ler textos;
- discutir resultados dos projetos;
- observar o raciocínio lógico;
- investigar interesse do aluno;
- demonstrar capacidade de observação;
- definir atividades pedagógicas;
- utilizar sucata;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- reestruturar estratégias;
- desenhar;
- debater projeto com direção e coordenação;
- demonstrar afetividade;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- participar da definição do horário;
- explicar atividades propostas;
- trocar roupa de cama;
- participar de conselhos;
- servir alimentação aos alunos;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- registrar observações;
- ensinar culinária;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- organizar eventos na escola;
- dramatizar estórias e músicas;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- observar higiene dos brinquedos;
- trocar fralda dos alunos;
- observar a socialização;
- servir como referencial de conduta;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- observar a linguagem;
- limpar material;
- interagir com a comunidade;
- apresentar regras da escola;
- modelar massas e argila;
- auto avaliar-se;
- demonstrar autocontrole;
- orientar higiene pessoal;
- criar jogos e brincadeiras;
- dar banho nos alunos;
- conferir cadastro dos alunos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- supervisionar refeições;
- demonstrar criatividade;
- comentar filmes;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- criar espaço para brincadeiras;
- comprar material pedagógico;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- trabalhar em equipe;
- confeccionar material pedagógico;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- contar estórias;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- preencher fichas de avaliação;
- atualizar-se;
- avaliar atividades dos alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- determinar parâmetros do projeto;
- elaborar estórias com alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- demonstrar senso de organização;
- planejar o roteiro de aula;
- elaborar relatórios;
- orientar atividades artísticas;
- escrever letras e números;
- demonstrar paciência;
- desenvolver capacidades emocionais;
- trocar roupa dos alunos;
- definir métodos de avaliação;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- organizar sala de aula;
- participar da associação de pais e mestres;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- contornar situações adversas;
- orientar atividades de desenho;
- demonstrar sensibilidade;
- organizar material pedagógico;
- convocar pais e responsáveis;
- brincar com os alunos;
- colar materiais;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- apresentar projeto aos alunos;
- observar o desenvolvimento motor;
- higienizar brinquedos;
- elaborar cronograma;
- mostrar filmes;
- identificar material pedagógico;
- recortar materiais;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- cantar músicas;
- corrigir atividades;
Setores que mais contratam Atendente de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares