Salário para o cargo de Professor de nível médio na educação infantil
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de nível médio na educação infantil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível médio na educação infantil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;

  • Atividades

    • participar da definição do horário;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • observar o raciocínio lógico;
    • comentar filmes;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • confeccionar material pedagógico;
    • ler textos;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • estabelecer vínculos;
    • elaborar relatórios;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • trabalhar em equipe;
    • construir regras com os alunos;
    • supervisionar recreio;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • demonstrar criatividade;
    • definir objetivos da ação didática;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • demonstrar senso de organização;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • administrar biblioteca circulante;
    • desenvolver atividades com informática;
    • definir métodos de avaliação;
    • preencher agenda;
    • orientar atividades de desenho;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • demonstrar autocontrole;
    • registrar observações;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • investigar interesse do aluno;
    • trocar roupa de cama;
    • elaborar cronograma;
    • convocar pais e responsáveis;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • modelar massas e argila;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • organizar material pedagógico;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • organizar eventos na escola;
    • escrever letras e números;
    • demonstrar sensibilidade;
    • observar a socialização;
    • interagir com a comunidade;
    • atualizar-se;
    • alimentar os alunos;
    • apresentar regras da escola;
    • colar materiais;
    • corrigir atividades;
    • selecionar material didático;
    • reestruturar estratégias;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • planejar o roteiro de aula;
    • organizar sala de aula;
    • contornar situações adversas;
    • orientar atividades artísticas;
    • mostrar filmes;
    • solicitar material pedagógico;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • brincar com os alunos;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • organizar espaços em geral;
    • explicar atividades propostas;
    • servir como referencial de conduta;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • comprar material pedagógico;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • limpar material;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • desenhar;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • higienizar brinquedos;
    • preencher diário de classe;
    • identificar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • utilizar sucata;
    • preencher fichas de avaliação;
    • recortar materiais;
    • discutir resultados dos projetos;
    • contar estórias;
    • elaborar estórias com alunos;
    • ensinar culinária;
    • demonstrar afetividade;
    • reciclar material;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • pintar;
    • servir alimentação aos alunos;
    • observar a linguagem;
    • cantar músicas;
    • dar banho nos alunos;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • orientar higiene pessoal;
    • demonstrar versatilidade;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • definir atividades pedagógicas;
    • supervisionar refeições;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • auto avaliar-se;
    • trocar fralda dos alunos;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • participar de conselhos;


    Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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