Salário para o cargo de Professor de nível médio na educação infantil
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de nível médio na educação infantil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível médio na educação infantil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;

  • Atividades

    • participar da associação de pais e mestres;
    • demonstrar sensibilidade;
    • corrigir atividades;
    • confeccionar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • apresentar regras da escola;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • supervisionar recreio;
    • alimentar os alunos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • demonstrar versatilidade;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • definir atividades pedagógicas;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • registrar observações;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • orientar atividades artísticas;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • orientar atividades de desenho;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • brincar com os alunos;
    • cantar músicas;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • dar banho nos alunos;
    • supervisionar refeições;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • explicar atividades propostas;
    • desenvolver atividades com informática;
    • demonstrar senso de organização;
    • escrever letras e números;
    • pintar;
    • demonstrar paciência;
    • solicitar material pedagógico;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • utilizar sucata;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • planejar o roteiro de aula;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • trocar roupa de cama;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • preencher fichas de avaliação;
    • convocar pais e responsáveis;
    • limpar material;
    • auto avaliar-se;
    • organizar eventos na escola;
    • elaborar cronograma;
    • observar o raciocínio lógico;
    • colar materiais;
    • investigar interesse do aluno;
    • comentar filmes;
    • selecionar material didático;
    • estabelecer vínculos;
    • interagir com a comunidade;
    • mostrar filmes;
    • organizar espaços em geral;
    • trabalhar em equipe;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • discutir resultados dos projetos;
    • modelar massas e argila;
    • orientar higiene pessoal;
    • definir métodos de avaliação;
    • demonstrar autocontrole;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • elaborar estórias com alunos;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • participar de conselhos;
    • elaborar relatórios;
    • identificar material pedagógico;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • demonstrar afetividade;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • preencher diário de classe;
    • observar a linguagem;
    • participar da definição do horário;
    • atualizar-se;
    • ler textos;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • construir regras com os alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • administrar biblioteca circulante;
    • definir objetivos da ação didática;
    • recortar materiais;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • demonstrar criatividade;
    • contornar situações adversas;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • desenhar;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • observar a socialização;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • ensinar culinária;
    • servir alimentação aos alunos;
    • organizar material pedagógico;
    • comprar material pedagógico;
    • higienizar brinquedos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • organizar sala de aula;
    • reestruturar estratégias;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • preencher agenda;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • servir como referencial de conduta;
    • trocar fralda dos alunos;
    • reciclar material;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • contar estórias;


    Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista