Salário para o cargo de Professor de nível médio na educação infantil
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de nível médio na educação infantil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível médio na educação infantil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;

  • Atividades

    • supervisionar refeições;
    • demonstrar versatilidade;
    • observar a socialização;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • ensinar culinária;
    • corrigir atividades;
    • participar da definição do horário;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • atualizar-se;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • demonstrar criatividade;
    • definir métodos de avaliação;
    • trabalhar em equipe;
    • discutir resultados dos projetos;
    • investigar interesse do aluno;
    • participar de conselhos;
    • elaborar cronograma;
    • contar estórias;
    • interagir com a comunidade;
    • modelar massas e argila;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • organizar espaços em geral;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • demonstrar afetividade;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • ler textos;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • desenhar;
    • planejar o roteiro de aula;
    • apresentar regras da escola;
    • confeccionar material pedagógico;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • preencher fichas de avaliação;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • demonstrar senso de organização;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • recortar materiais;
    • escrever letras e números;
    • trocar roupa dos alunos;
    • demonstrar paciência;
    • construir regras com os alunos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • organizar eventos na escola;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • elaborar relatórios;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • demonstrar autocontrole;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • demonstrar sensibilidade;
    • higienizar brinquedos;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • servir como referencial de conduta;
    • identificar material pedagógico;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • servir alimentação aos alunos;
    • auto avaliar-se;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • contornar situações adversas;
    • trocar fralda dos alunos;
    • alimentar os alunos;
    • trocar roupa de cama;
    • explicar atividades propostas;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • reciclar material;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • cantar músicas;
    • limpar material;
    • comprar material pedagógico;
    • administrar biblioteca circulante;
    • desenvolver atividades com informática;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • convocar pais e responsáveis;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • orientar atividades de desenho;
    • preencher agenda;
    • selecionar material didático;
    • orientar atividades artísticas;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • colar materiais;
    • reestruturar estratégias;
    • brincar com os alunos;
    • pintar;
    • utilizar sucata;
    • supervisionar recreio;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • estabelecer vínculos;
    • observar o raciocínio lógico;
    • mostrar filmes;
    • solicitar material pedagógico;
    • organizar sala de aula;
    • preencher diário de classe;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • definir objetivos da ação didática;
    • orientar higiene pessoal;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • observar a linguagem;
    • organizar material pedagógico;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • definir atividades pedagógicas;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • elaborar estórias com alunos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • registrar observações;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • dar banho nos alunos;
    • comentar filmes;


    Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista