Salário para o cargo de Professor de nível médio na educação infantil
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de nível médio na educação infantil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,80 e R$ 7.084,18, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível médio na educação infantil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.290,80 15.489,55 322,70 7,50
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 5.402,70 64.832,35 1.350,67 31,38
Teto Salarial 7.084,18 85.010,12 1.771,04 41,15


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • limpar material;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • mostrar filmes;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • observar o raciocínio lógico;
    • recortar materiais;
    • orientar atividades artísticas;
    • convocar pais e responsáveis;
    • apresentar regras da escola;
    • ler textos;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • cantar músicas;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • desenhar;
    • reciclar material;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • pintar;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • participar de conselhos;
    • corrigir atividades;
    • selecionar material didático;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • orientar higiene pessoal;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • comprar material pedagógico;
    • supervisionar recreio;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • utilizar sucata;
    • dar banho nos alunos;
    • escrever letras e números;
    • trocar roupa dos alunos;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • observar a linguagem;
    • contornar situações adversas;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • organizar sala de aula;
    • demonstrar sensibilidade;
    • registrar observações;
    • brincar com os alunos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • contar estórias;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • trocar roupa de cama;
    • alimentar os alunos;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • estabelecer vínculos;
    • demonstrar autocontrole;
    • colar materiais;
    • explicar atividades propostas;
    • planejar o roteiro de aula;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • servir como referencial de conduta;
    • observar a socialização;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • participar da definição do horário;
    • confeccionar material pedagógico;
    • identificar material pedagógico;
    • supervisionar refeições;
    • discutir resultados dos projetos;
    • definir atividades pedagógicas;
    • organizar material pedagógico;
    • auto avaliar-se;
    • atualizar-se;
    • construir regras com os alunos;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • demonstrar versatilidade;
    • preencher fichas de avaliação;
    • trocar fralda dos alunos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • preencher diário de classe;
    • administrar biblioteca circulante;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • modelar massas e argila;
    • elaborar estórias com alunos;
    • interagir com a comunidade;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • desenvolver atividades com informática;
    • ensinar culinária;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • demonstrar afetividade;
    • elaborar relatórios;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • criar espaço para brincadeiras;
    • preencher agenda;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • organizar espaços em geral;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • demonstrar criatividade;
    • servir alimentação aos alunos;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • investigar interesse do aluno;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar eventos na escola;
    • elaborar cronograma;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • orientar atividades de desenho;
    • solicitar material pedagógico;
    • reestruturar estratégias;
    • comentar filmes;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • definir métodos de avaliação;
    • demonstrar senso de organização;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • demonstrar paciência;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • higienizar brinquedos;


    Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista