Salário para o cargo de Professor de nível médio na educação infantil
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de nível médio na educação infantil - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

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Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • elaborar relatórios;
  • colar materiais;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • cantar músicas;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • orientar higiene pessoal;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • utilizar sucata;
  • pintar;
  • desenhar;
  • dar banho nos alunos;
  • organizar material pedagógico;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • trocar roupa dos alunos;
  • atualizar-se;
  • escrever letras e números;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • mostrar filmes;
  • organizar espaços em geral;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • elaborar estórias com alunos;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • reciclar material;
  • solicitar material pedagógico;
  • comentar filmes;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • construir regras com os alunos;
  • definir métodos de avaliação;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • apresentar regras da escola;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • interagir com a comunidade;
  • servir alimentação aos alunos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • ensinar culinária;
  • preencher fichas de avaliação;
  • recortar materiais;
  • desenvolver atividades com informática;
  • supervisionar refeições;
  • trocar roupa de cama;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • preencher agenda;
  • comprar material pedagógico;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • observar a socialização;
  • selecionar material didático;
  • definir objetivos da ação didática;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • reestruturar estratégias;
  • participar de conselhos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • demonstrar afetividade;
  • convocar pais e responsáveis;
  • modelar massas e argila;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • dramatizar estórias e músicas;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • explicar atividades propostas;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • corrigir atividades;
  • demonstrar paciência;
  • ler textos;
  • participar da definição do horário;
  • administrar biblioteca circulante;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • limpar material;
  • organizar sala de aula;
  • preencher diário de classe;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • orientar atividades artísticas;
  • estabelecer vínculos;
  • auto avaliar-se;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar versatilidade;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • confeccionar material pedagógico;
  • alimentar os alunos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • orientar atividades de desenho;
  • demonstrar autocontrole;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • supervisionar recreio;
  • demonstrar criatividade;
  • servir como referencial de conduta;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • elaborar cronograma;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • observar a linguagem;
  • trocar fralda dos alunos;
  • contar estórias;
  • identificar material pedagógico;
  • investigar interesse do aluno;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • contornar situações adversas;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • brincar com os alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • registrar observações;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • observar o raciocínio lógico;
  • definir atividades pedagógicas;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • organizar eventos na escola;


Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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