Salário para o cargo de Professor de nível médio na educação infantil
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de nível médio na educação infantil - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível médio na educação infantil

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de nível médio na educação infantil

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • organizar o trabalho;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • ensinar alunos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de observação;
    • selecionar material didático;
    • supervisionar refeições;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • convocar pais e responsáveis;
    • interagir com a comunidade;
    • servir alimentação aos alunos;
    • contar estórias;
    • demonstrar versatilidade;
    • definir métodos de avaliação;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • pintar;
    • recortar materiais;
    • planejar o roteiro de aula;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • servir como referencial de conduta;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • demonstrar autocontrole;
    • cantar músicas;
    • elaborar cronograma;
    • observar o raciocínio lógico;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • demonstrar senso de organização;
    • dar banho nos alunos;
    • estabelecer vínculos;
    • organizar espaços em geral;
    • construir regras com os alunos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • confeccionar material pedagógico;
    • auto avaliar-se;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • ensinar culinária;
    • elaborar estórias com alunos;
    • escrever letras e números;
    • desenvolver atividades com informática;
    • comprar material pedagógico;
    • trocar fralda dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • limpar material;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • explicar atividades propostas;
    • apresentar regras da escola;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • supervisionar recreio;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • ler textos;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • preencher agenda;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • preencher diário de classe;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • definir objetivos da ação didática;
    • definir atividades pedagógicas;
    • demonstrar paciência;
    • contornar situações adversas;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • criar espaço para brincadeiras;
    • colar materiais;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • investigar interesse do aluno;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • demonstrar criatividade;
    • desenhar;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • registrar observações;
    • identificar material pedagógico;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • trocar roupa de cama;
    • participar de conselhos;
    • reciclar material;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • demonstrar afetividade;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • discutir resultados dos projetos;
    • atualizar-se;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • modelar massas e argila;
    • demonstrar sensibilidade;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • orientar higiene pessoal;
    • solicitar material pedagógico;
    • comentar filmes;
    • mostrar filmes;
    • observar a socialização;
    • reestruturar estratégias;
    • organizar sala de aula;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • observar a linguagem;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • organizar eventos na escola;
    • brincar com os alunos;
    • elaborar relatórios;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • alimentar os alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • corrigir atividades;
    • higienizar brinquedos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • orientar atividades artísticas;
    • participar da definição do horário;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • organizar material pedagógico;
    • orientar atividades de desenho;
    • utilizar sucata;
    • preencher fichas de avaliação;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;


    Setores que mais contratam Professor de nível médio na educação infantil no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: