Salário para o cargo de Auxiliar de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de creche

Um Auxiliar de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;

  • Atividades

    • explicar atividades propostas;
    • trabalhar em equipe;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • colar materiais;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • desenvolver atividades com informática;
    • recortar materiais;
    • demonstrar autocontrole;
    • organizar sala de aula;
    • organizar espaços em geral;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • organizar eventos na escola;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • definir atividades pedagógicas;
    • elaborar cronograma;
    • brincar com os alunos;
    • observar a socialização;
    • apresentar regras da escola;
    • organizar material pedagógico;
    • reestruturar estratégias;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • convocar pais e responsáveis;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • contornar situações adversas;
    • interagir com a comunidade;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • utilizar sucata;
    • estabelecer vínculos;
    • preencher fichas de avaliação;
    • modelar massas e argila;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • higienizar brinquedos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • comentar filmes;
    • demonstrar paciência;
    • cantar músicas;
    • participar da definição do horário;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • demonstrar criatividade;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • reciclar material;
    • comprar material pedagógico;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • discutir resultados dos projetos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • identificar material pedagógico;
    • elaborar estórias com alunos;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • atualizar-se;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • participar de conselhos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • ler textos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • escrever letras e números;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • demonstrar sensibilidade;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • preencher agenda;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • dar banho nos alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • ensinar culinária;
    • servir alimentação aos alunos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • orientar atividades de desenho;
    • supervisionar refeições;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • observar o raciocínio lógico;
    • pintar;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatórios;
    • auto avaliar-se;
    • definir métodos de avaliação;
    • corrigir atividades;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • selecionar material didático;
    • mostrar filmes;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • servir como referencial de conduta;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • trocar roupa de cama;
    • demonstrar afetividade;
    • contar estórias;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • demonstrar versatilidade;
    • registrar observações;
    • investigar interesse do aluno;
    • alimentar os alunos;
    • orientar atividades artísticas;
    • construir regras com os alunos;
    • observar a linguagem;
    • planejar o roteiro de aula;
    • orientar higiene pessoal;
    • supervisionar recreio;
    • trocar roupa dos alunos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • criar espaço para brincadeiras;
    • confeccionar material pedagógico;
    • limpar material;
    • desenhar;
    • trocar fralda dos alunos;
    • preencher diário de classe;
    • solicitar material pedagógico;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;


    Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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