Salário para o cargo de Auxiliar de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de creche

Um Auxiliar de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.150,09 e R$ 2.955,86, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.150,09 13.801,04 287,52 5,66
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.254,26 27.051,16 563,57 11,09
Teto Salarial 2.955,86 35.470,30 738,96 14,54


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • avaliar desempenho dos alunos;

  • Atividades

    • elaborar estórias com alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • supervisionar recreio;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • ensinar culinária;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • interagir com a comunidade;
    • apresentar regras da escola;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • orientar higiene pessoal;
    • demonstrar autocontrole;
    • trocar roupa de cama;
    • colar materiais;
    • cantar músicas;
    • trocar fralda dos alunos;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • limpar material;
    • recortar materiais;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • identificar material pedagógico;
    • trocar roupa dos alunos;
    • orientar atividades de desenho;
    • organizar espaços em geral;
    • servir alimentação aos alunos;
    • organizar sala de aula;
    • atualizar-se;
    • comentar filmes;
    • discutir resultados dos projetos;
    • higienizar brinquedos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • corrigir atividades;
    • observar a linguagem;
    • supervisionar refeições;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • servir como referencial de conduta;
    • escrever letras e números;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • modelar massas e argila;
    • definir atividades pedagógicas;
    • organizar eventos na escola;
    • demonstrar sensibilidade;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • preencher fichas de avaliação;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • contar estórias;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • organizar material pedagógico;
    • alimentar os alunos;
    • convocar pais e responsáveis;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • estabelecer vínculos;
    • pintar;
    • confeccionar material pedagógico;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • brincar com os alunos;
    • desenvolver atividades com informática;
    • demonstrar versatilidade;
    • orientar atividades artísticas;
    • contornar situações adversas;
    • definir métodos de avaliação;
    • demonstrar afetividade;
    • definir objetivos da ação didática;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • demonstrar criatividade;
    • utilizar sucata;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • registrar observações;
    • demonstrar paciência;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • reciclar material;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • dar banho nos alunos;
    • explicar atividades propostas;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • preencher diário de classe;
    • participar da definição do horário;
    • elaborar relatórios;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • preencher agenda;
    • desenhar;
    • construir regras com os alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • elaborar cronograma;
    • observar a socialização;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • reestruturar estratégias;
    • participar de conselhos;
    • investigar interesse do aluno;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • comprar material pedagógico;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • observar o raciocínio lógico;
    • mostrar filmes;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • selecionar material didático;
    • demonstrar senso de organização;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • ler textos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • solicitar material pedagógico;
    • auto avaliar-se;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;


    Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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