Salário para o cargo de Auxiliar de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de creche

Um Auxiliar de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;

  • Atividades

    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • trocar fralda dos alunos;
    • orientar atividades de desenho;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • desenhar;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • planejar o roteiro de aula;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • solicitar material pedagógico;
    • elaborar estórias com alunos;
    • demonstrar versatilidade;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • cantar músicas;
    • higienizar brinquedos;
    • definir atividades pedagógicas;
    • demonstrar senso de organização;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • comentar filmes;
    • demonstrar afetividade;
    • observar a linguagem;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • demonstrar sensibilidade;
    • demonstrar autocontrole;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • alimentar os alunos;
    • ler textos;
    • organizar sala de aula;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • ensinar culinária;
    • supervisionar recreio;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • recortar materiais;
    • pintar;
    • construir regras com os alunos;
    • estabelecer vínculos;
    • escrever letras e números;
    • dar banho nos alunos;
    • atualizar-se;
    • preencher fichas de avaliação;
    • elaborar cronograma;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • trocar roupa de cama;
    • colar materiais;
    • organizar eventos na escola;
    • trocar roupa dos alunos;
    • contornar situações adversas;
    • corrigir atividades;
    • selecionar material didático;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • explicar atividades propostas;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • identificar material pedagógico;
    • observar o raciocínio lógico;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • limpar material;
    • elaborar relatórios;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • servir como referencial de conduta;
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • organizar material pedagógico;
    • demonstrar paciência;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • interagir com a comunidade;
    • definir métodos de avaliação;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • participar da definição do horário;
    • definir objetivos da ação didática;
    • preencher agenda;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • supervisionar refeições;
    • utilizar sucata;
    • orientar higiene pessoal;
    • participar de conselhos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • reestruturar estratégias;
    • brincar com os alunos;
    • convocar pais e responsáveis;
    • desenvolver atividades com informática;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • apresentar regras da escola;
    • investigar interesse do aluno;
    • registrar observações;
    • reciclar material;
    • contar estórias;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • preencher diário de classe;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • auto avaliar-se;
    • modelar massas e argila;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • comprar material pedagógico;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • confeccionar material pedagógico;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • servir alimentação aos alunos;
    • observar a socialização;
    • mostrar filmes;
    • organizar espaços em geral;
    • orientar atividades artísticas;
    • trabalhar em equipe;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • discutir resultados dos projetos;


    Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens