Salário para o cargo de Auxiliar de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de creche

Um Auxiliar de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;
  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;

  • Atividades

    • definir objetivos da ação didática;
    • orientar higiene pessoal;
    • demonstrar versatilidade;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • servir alimentação aos alunos;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • atualizar-se;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • dar banho nos alunos;
    • colar materiais;
    • convocar pais e responsáveis;
    • trabalhar em equipe;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • observar o raciocínio lógico;
    • higienizar brinquedos;
    • investigar interesse do aluno;
    • preencher fichas de avaliação;
    • desenvolver atividades com informática;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • reciclar material;
    • cantar músicas;
    • elaborar relatórios;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • escrever letras e números;
    • explicar atividades propostas;
    • demonstrar afetividade;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • solicitar material pedagógico;
    • brincar com os alunos;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • apresentar regras da escola;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • servir como referencial de conduta;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • definir atividades pedagógicas;
    • comprar material pedagógico;
    • participar da definição do horário;
    • participar de conselhos;
    • registrar observações;
    • observar a linguagem;
    • demonstrar senso de organização;
    • administrar biblioteca circulante;
    • mostrar filmes;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • trocar fralda dos alunos;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • recortar materiais;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • orientar atividades de desenho;
    • demonstrar autocontrole;
    • pintar;
    • preencher diário de classe;
    • auto avaliar-se;
    • organizar eventos na escola;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • modelar massas e argila;
    • limpar material;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • definir métodos de avaliação;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • elaborar estórias com alunos;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar cronograma;
    • selecionar material didático;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • contar estórias;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • ensinar culinária;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • alimentar os alunos;
    • supervisionar refeições;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • estabelecer vínculos;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • reestruturar estratégias;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • organizar sala de aula;
    • demonstrar criatividade;
    • observar a socialização;
    • preencher agenda;
    • contornar situações adversas;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • ler textos;
    • supervisionar recreio;
    • orientar atividades artísticas;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • organizar material pedagógico;
    • trocar roupa de cama;
    • construir regras com os alunos;
    • demonstrar paciência;
    • identificar material pedagógico;
    • corrigir atividades;
    • utilizar sucata;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • trocar roupa dos alunos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • organizar eventos extracurriculares;
    • discutir resultados dos projetos;
    • confeccionar material pedagógico;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • comentar filmes;
    • desenhar;
    • interagir com a comunidade;
    • organizar espaços em geral;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • demonstrar sensibilidade;
    • criar espaço para brincadeiras;


    Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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