Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Auxiliar de creche
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- demonstrar competências pessoais;
- organizar o trabalho;
- preparar material pedagógico;
- cuidar dos alunos;
- ensinar alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- orientar a construção do conhecimento;
- comunicar-se;
- planejar ações didáticas;
- avaliar desempenho dos alunos;
Atividades
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- limpar material;
- demonstrar sensibilidade;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- demonstrar paciência;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- orientar higiene pessoal;
- criar espaço para brincadeiras;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- alimentar os alunos;
- escrever letras e números;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- discutir resultados dos projetos;
- observar a linguagem;
- determinar parâmetros do projeto;
- participar da associação de pais e mestres;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- orientar atividades de desenho;
- observar a socialização;
- definir métodos de avaliação;
- brincar com os alunos;
- identificar material pedagógico;
- demonstrar afetividade;
- trocar roupa de cama;
- observar higiene dos brinquedos;
- solicitar material pedagógico;
- servir alimentação aos alunos;
- criar jogos e brincadeiras;
- construir regras com os alunos;
- trabalhar em equipe;
- organizar sala de aula;
- comentar filmes;
- desenvolver capacidades motoras;
- elaborar estórias com alunos;
- demonstrar autocontrole;
- confeccionar material pedagógico;
- elaborar cronograma;
- orientar atividades artísticas;
- pintar;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- explicar atividades propostas;
- reciclar material;
- recortar materiais;
- organizar eventos na escola;
- elaborar relatórios;
- investigar interesse do aluno;
- participar da definição do horário;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- selecionar material didático;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- ensinar culinária;
- definir atividades pedagógicas;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- demonstrar senso de organização;
- definir objetivos da ação didática;
- trocar roupa dos alunos;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- dar banho nos alunos;
- observar o raciocínio lógico;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- organizar material pedagógico;
- higienizar brinquedos;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- comprar material pedagógico;
- planejar o roteiro de aula;
- apresentar regras da escola;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- estabelecer vínculos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- debater projeto com direção e coordenação;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- dramatizar estórias e músicas;
- corrigir atividades;
- desenvolver capacidades emocionais;
- cantar músicas;
- demonstrar versatilidade;
- supervisionar refeições;
- preencher fichas de avaliação;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver atividades artísticas;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- participar de conselhos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- auto avaliar-se;
- interagir com a comunidade;
- avaliar atividades dos alunos;
- mostrar filmes;
- modelar massas e argila;
- contornar situações adversas;
- contar estórias;
- demonstrar capacidade de observação;
- utilizar sucata;
- servir como referencial de conduta;
- desenhar;
- apresentar projeto aos alunos;
- atualizar-se;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- ler textos;
- convocar pais e responsáveis;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- supervisionar recreio;
- registrar observações;
- trocar fralda dos alunos;
- organizar espaços em geral;
- observar o desenvolvimento motor;
- conferir cadastro dos alunos;
- colar materiais;
- reestruturar estratégias;
Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares