Salário para o cargo de Auxiliar de creche
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Auxiliar de creche - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Auxiliar de creche

Um Auxiliar de creche trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.150,09 e R$ 2.955,86, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de creche

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.150,09 13.801,04 287,52 5,66
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.254,26 27.051,16 563,57 11,09
Teto Salarial 2.955,86 35.470,30 738,96 14,54


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de creche

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • higienizar brinquedos;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • utilizar sucata;
    • ensinar culinária;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • apresentar regras da escola;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • registrar observações;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • desenhar;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • organizar eventos na escola;
    • participar de conselhos;
    • organizar sala de aula;
    • demonstrar criatividade;
    • supervisionar recreio;
    • definir métodos de avaliação;
    • colar materiais;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • preencher agenda;
    • escrever letras e números;
    • interagir com a comunidade;
    • orientar atividades artísticas;
    • demonstrar senso de organização;
    • brincar com os alunos;
    • identificar material pedagógico;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • selecionar material didático;
    • confeccionar material pedagógico;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • orientar higiene pessoal;
    • explicar atividades propostas;
    • recortar materiais;
    • investigar interesse do aluno;
    • observar a socialização;
    • trocar fralda dos alunos;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • pintar;
    • organizar espaços em geral;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar estórias com alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • contornar situações adversas;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • preencher diário de classe;
    • preencher fichas de avaliação;
    • discutir resultados dos projetos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • modelar massas e argila;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • demonstrar sensibilidade;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • comentar filmes;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • supervisionar refeições;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • trocar roupa de cama;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • construir regras com os alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • organizar material pedagógico;
    • limpar material;
    • auto avaliar-se;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • contar estórias;
    • elaborar cronograma;
    • desenvolver atividades com informática;
    • definir objetivos da ação didática;
    • administrar biblioteca circulante;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • servir alimentação aos alunos;
    • trocar roupa dos alunos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • observar a linguagem;
    • atualizar-se;
    • demonstrar versatilidade;
    • definir atividades pedagógicas;
    • observar o raciocínio lógico;
    • estabelecer vínculos;
    • cantar músicas;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • reestruturar estratégias;
    • demonstrar autocontrole;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • participar da definição do horário;
    • mostrar filmes;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • servir como referencial de conduta;
    • dar banho nos alunos;
    • corrigir atividades;
    • planejar o roteiro de aula;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • orientar atividades de desenho;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • elaborar relatórios;
    • ler textos;
    • reciclar material;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • alimentar os alunos;
    • comprar material pedagógico;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • demonstrar afetividade;
    • solicitar material pedagógico;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • convocar pais e responsáveis;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;


    Setores que mais contratam Auxiliar de creche no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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