Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Crecheira

Um Crecheira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Crecheira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;

  • Atividades

    • demonstrar versatilidade;
    • demonstrar afetividade;
    • contornar situações adversas;
    • supervisionar recreio;
    • corrigir atividades;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • observar a linguagem;
    • ensinar culinária;
    • observar a socialização;
    • desenhar;
    • demonstrar sensibilidade;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • colar materiais;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • discutir resultados dos projetos;
    • investigar interesse do aluno;
    • limpar material;
    • supervisionar refeições;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • atualizar-se;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • avaliar atividades dos alunos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • definir atividades pedagógicas;
    • estabelecer vínculos;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • pintar;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • reestruturar estratégias;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • auto avaliar-se;
    • demonstrar criatividade;
    • ler textos;
    • escrever letras e números;
    • modelar massas e argila;
    • observar o raciocínio lógico;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • solicitar material pedagógico;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • definir métodos de avaliação;
    • mostrar filmes;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • elaborar relatórios;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • preencher diário de classe;
    • servir como referencial de conduta;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • preencher agenda;
    • definir objetivos da ação didática;
    • elaborar estórias com alunos;
    • brincar com os alunos;
    • organizar eventos na escola;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • recortar materiais;
    • participar da definição do horário;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • convocar pais e responsáveis;
    • dar banho nos alunos;
    • registrar observações;
    • desenvolver atividades com informática;
    • trocar roupa de cama;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • demonstrar paciência;
    • identificar material pedagógico;
    • participar de conselhos;
    • organizar sala de aula;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • servir alimentação aos alunos;
    • orientar atividades de desenho;
    • planejar o roteiro de aula;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • demonstrar senso de organização;
    • comprar material pedagógico;
    • elaborar cronograma;
    • explicar atividades propostas;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • contar estórias;
    • higienizar brinquedos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • organizar espaços em geral;
    • organizar material pedagógico;
    • interagir com a comunidade;
    • alimentar os alunos;
    • orientar higiene pessoal;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar autocontrole;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • comentar filmes;
    • reciclar material;
    • preencher fichas de avaliação;
    • utilizar sucata;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • orientar atividades artísticas;
    • construir regras com os alunos;
    • apresentar regras da escola;
    • selecionar material didático;
    • confeccionar material pedagógico;
    • trocar roupa dos alunos;
    • cantar músicas;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • trocar fralda dos alunos;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • reunir-se com pais e responsáveis;


    Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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