Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Crecheira
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- avaliar desempenho dos alunos;
- cuidar dos alunos;
- comunicar-se;
- elaborar projetos pedagógicos;
- preparar material pedagógico;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar a construção do conhecimento;
- planejar ações didáticas;
- organizar o trabalho;
- ensinar alunos;
Atividades
- desenvolver atividades artísticas;
- conferir cadastro dos alunos;
- investigar interesse do aluno;
- desenvolver capacidades motoras;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- orientar atividades artísticas;
- corrigir atividades;
- planejar o roteiro de aula;
- organizar eventos na escola;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- organizar espaços em geral;
- apresentar regras da escola;
- avaliar atividades dos alunos;
- estabelecer vínculos;
- elaborar relatórios;
- servir alimentação aos alunos;
- atualizar-se;
- desenhar;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- convocar pais e responsáveis;
- organizar material pedagógico;
- identificar material pedagógico;
- criar espaço para brincadeiras;
- elaborar cronograma;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- brincar com os alunos;
- orientar higiene pessoal;
- participar da associação de pais e mestres;
- contornar situações adversas;
- reestruturar estratégias;
- trabalhar em equipe;
- solicitar material pedagógico;
- dar banho nos alunos;
- trocar fralda dos alunos;
- registrar observações;
- supervisionar recreio;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- demonstrar sensibilidade;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- participar de conselhos;
- demonstrar capacidade de observação;
- supervisionar refeições;
- participar da definição do horário;
- demonstrar versatilidade;
- modelar massas e argila;
- determinar parâmetros do projeto;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- definir objetivos da ação didática;
- demonstrar criatividade;
- orientar atividades de desenho;
- interagir com a comunidade;
- definir atividades pedagógicas;
- higienizar brinquedos;
- criar jogos e brincadeiras;
- contar estórias;
- elaborar estórias com alunos;
- demonstrar senso de organização;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- debater projeto com direção e coordenação;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- preencher fichas de avaliação;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- cantar músicas;
- ensinar culinária;
- observar a linguagem;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- demonstrar afetividade;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- trocar roupa de cama;
- reciclar material;
- recortar materiais;
- demonstrar autocontrole;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- observar a socialização;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- confeccionar material pedagógico;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- selecionar material didático;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- observar o raciocínio lógico;
- organizar sala de aula;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- comentar filmes;
- construir regras com os alunos;
- apresentar projeto aos alunos;
- escrever letras e números;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- pintar;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- mostrar filmes;
- discutir resultados dos projetos;
- definir métodos de avaliação;
- comprar material pedagógico;
- ler textos;
- auto avaliar-se;
- observar o desenvolvimento motor;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- dramatizar estórias e músicas;
- explicar atividades propostas;
- observar higiene dos brinquedos;
- servir como referencial de conduta;
- alimentar os alunos;
- utilizar sucata;
- colar materiais;
- limpar material;
- demonstrar paciência;
- desenvolver capacidades emocionais;
- trocar roupa dos alunos;
Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Coleta de resíduos não-perigosos
- Locação de mão-de-obra temporária
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares