Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Crecheira

Um Crecheira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,84 e R$ 3.319,93, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Crecheira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.089,84 13.078,10 272,46 5,36
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.531,92 30.383,05 632,98 12,46
Teto Salarial 3.319,93 39.839,16 829,98 16,33


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projetos pedagógicos;

  • Atividades

    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da definição do horário;
    • selecionar material didático;
    • mostrar filmes;
    • ensinar culinária;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • escrever letras e números;
    • utilizar sucata;
    • contar estórias;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • trocar fralda dos alunos;
    • pintar;
    • ler textos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • confeccionar material pedagógico;
    • recortar materiais;
    • discutir resultados dos projetos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer vínculos;
    • servir como referencial de conduta;
    • elaborar estórias com alunos;
    • elaborar cronograma;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • demonstrar autocontrole;
    • demonstrar versatilidade;
    • organizar material pedagógico;
    • administrar biblioteca circulante;
    • desenhar;
    • trocar roupa dos alunos;
    • orientar atividades de desenho;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • higienizar brinquedos;
    • observar a linguagem;
    • construir regras com os alunos;
    • investigar interesse do aluno;
    • contornar situações adversas;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • atualizar-se;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar refeições;
    • explicar atividades propostas;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • apresentar regras da escola;
    • organizar espaços em geral;
    • participar de conselhos;
    • preencher fichas de avaliação;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • limpar material;
    • servir alimentação aos alunos;
    • elaborar relatórios;
    • definir atividades pedagógicas;
    • orientar higiene pessoal;
    • trocar roupa de cama;
    • identificar material pedagógico;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • observar higiene dos brinquedos;
    • alimentar os alunos;
    • dar banho nos alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • demonstrar afetividade;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • interagir com a comunidade;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • modelar massas e argila;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • organizar eventos na escola;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • auto avaliar-se;
    • cantar músicas;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • orientar atividades artísticas;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • reciclar material;
    • observar a socialização;
    • demonstrar paciência;
    • desenvolver atividades com informática;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • brincar com os alunos;
    • corrigir atividades;
    • organizar sala de aula;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • comprar material pedagógico;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • supervisionar recreio;
    • definir métodos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • preencher diário de classe;
    • registrar observações;
    • reestruturar estratégias;
    • observar o raciocínio lógico;
    • solicitar material pedagógico;
    • demonstrar sensibilidade;
    • convocar pais e responsáveis;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • comentar filmes;
    • preencher agenda;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • colar materiais;


    Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: