Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Crecheira

Um Crecheira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.150,09 e R$ 2.955,86, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Crecheira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.150,09 13.801,04 287,52 5,66
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.254,26 27.051,16 563,57 11,09
Teto Salarial 2.955,86 35.470,30 738,96 14,54


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;

  • Atividades

    • observar a linguagem;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • participar de conselhos;
    • mostrar filmes;
    • demonstrar afetividade;
    • modelar massas e argila;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • demonstrar versatilidade;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • atualizar-se;
    • contornar situações adversas;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • preencher fichas de avaliação;
    • selecionar material didático;
    • dar banho nos alunos;
    • definir objetivos da ação didática;
    • interagir com a comunidade;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • estabelecer vínculos;
    • demonstrar paciência;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • supervisionar recreio;
    • elaborar cronograma;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • reciclar material;
    • trocar roupa dos alunos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • pintar;
    • trabalhar em equipe;
    • convocar pais e responsáveis;
    • elaborar relatórios;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • ler textos;
    • servir como referencial de conduta;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • alimentar os alunos;
    • trocar fralda dos alunos;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • investigar interesse do aluno;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • solicitar material pedagógico;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • construir regras com os alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • organizar sala de aula;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • demonstrar sensibilidade;
    • escrever letras e números;
    • comentar filmes;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • definir métodos de avaliação;
    • cantar músicas;
    • registrar observações;
    • limpar material;
    • organizar material pedagógico;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • utilizar sucata;
    • higienizar brinquedos;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • confeccionar material pedagógico;
    • observar o raciocínio lógico;
    • participar da definição do horário;
    • colar materiais;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • comprar material pedagógico;
    • apresentar regras da escola;
    • corrigir atividades;
    • auto avaliar-se;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • brincar com os alunos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • desenhar;
    • desenvolver atividades com informática;
    • recortar materiais;
    • servir alimentação aos alunos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • identificar material pedagógico;
    • preencher diário de classe;
    • supervisionar refeições;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • organizar espaços em geral;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • definir atividades pedagógicas;
    • ensinar culinária;
    • trocar roupa de cama;
    • orientar higiene pessoal;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • contar estórias;
    • orientar atividades artísticas;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • demonstrar senso de organização;
    • discutir resultados dos projetos;
    • orientar atividades de desenho;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • preencher agenda;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • planejar o roteiro de aula;
    • reestruturar estratégias;
    • organizar eventos na escola;
    • demonstrar autocontrole;
    • elaborar estórias com alunos;
    • observar a socialização;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • administrar biblioteca circulante;
    • explicar atividades propostas;


    Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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