Salário para o cargo de Crecheira
CBO 3311-10 > Professores de nível médio na educação infantil

Crecheira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Crecheira

Um Crecheira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.150,09 e R$ 2.955,86, com a média salarial de R$ 1.547,85 e o salário mediana em R$ 1.282,24 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Crecheira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.547,85 18.574,16 386,96 7,62
1º Quartil 1.150,09 13.801,04 287,52 5,66
Salário Mediana 1.282,24 15.386,88 320,56 6,31
3º Quartil 2.254,26 27.051,16 563,57 11,09
Teto Salarial 2.955,86 35.470,30 738,96 14,54


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.394 1.756,42 1.194,09 1.470,56 2.802,34 3.394,27
Rio de Janeiro - RJ 1.086 - 2.896 1.442,64 1.086,44 1.116,96 2.390,91 2.895,94
Campinas - SP 1.266 - 2.579 1.595,73 1.266,07 1.481,14 2.129,65 2.579,49
Porto Alegre - RS 1.114 - 2.010 1.320,28 1.114,12 1.207,26 1.659,57 2.010,12
Brasília - DF 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Curitiba - PR 1.118 - 9.495 2.878,84 1.117,69 1.300,00 7.839,15 9.495,01
Gaspar - SC 1.672 - 3.934 2.632,23 1.671,87 3.233,88 3.248,31 3.934,45
Fortaleza - CE 1.046 - 1.522 1.127,73 1.046,14 1.108,53 1.256,93 1.522,43
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.288 1.404,46 1.094,00 1.300,00 1.889,21 2.288,27
Salvador - BA 1.031 - 1.764 1.168,18 1.031,17 1.100,00 1.456,28 1.763,90
Sorocaba - SP 1.237 - 2.049 1.413,40 1.236,79 1.354,33 1.691,87 2.049,24
Barueri - SP 1.261 - 1.812 1.397,40 1.261,47 1.439,30 1.496,35 1.812,43
São José do Rio Preto - SP 1.108 - 1.556 1.181,26 1.107,77 1.188,57 1.284,70 1.556,06
Santo André - SP 1.194 - 2.543 1.510,15 1.194,45 1.354,04 2.099,82 2.543,36
Niterói - RJ 1.114 - 1.921 1.282,27 1.114,05 1.175,88 1.585,75 1.920,70
Campo Grande - MS 1.106 - 2.210 1.351,58 1.105,93 1.213,79 1.824,62 2.210,03
Mogi das Cruzes - SP 1.301 - 1.724 1.359,70 1.301,18 1.338,00 1.423,15 1.723,77
João Pessoa - PB 1.049 - 1.800 1.163,47 1.049,08 1.051,02 1.485,87 1.799,73
Ipatinga - MG 1.169 - 1.757 1.309,51 1.168,72 1.300,00 1.450,60 1.757,01
Aracaju - SE 1.053 - 1.562 1.144,71 1.052,61 1.121,78 1.289,53 1.561,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.190 - 2.727 1.548,15 1.189,79 1.355,56 2.251,72 2.727,35
Rio de Janeiro 1.082 - 2.828 1.430,07 1.081,60 1.148,16 2.335,04 2.828,27
Rio Grande do Sul 1.099 - 1.951 1.289,19 1.099,23 1.200,32 1.610,95 1.951,24
Santa Catarina 1.131 - 4.137 1.883,55 1.131,37 1.479,00 3.415,44 4.136,88
Minas Gerais 1.063 - 2.040 1.300,84 1.062,76 1.214,00 1.684,36 2.040,14
Paraná 1.094 - 6.064 2.145,51 1.094,37 1.232,46 5.006,84 6.064,43
Distrito Federal 1.131 - 4.244 1.799,89 1.130,54 1.213,48 3.503,59 4.243,65
Bahia 1.036 - 1.752 1.161,90 1.035,63 1.070,00 1.446,85 1.752,46
Ceará 1.042 - 1.533 1.125,58 1.041,61 1.100,00 1.265,87 1.533,25
Mato Grosso 1.072 - 2.097 1.345,54 1.072,16 1.310,19 1.731,46 2.097,19
Espírito Santo 1.143 - 4.748 1.881,08 1.143,42 1.213,75 3.920,21 4.748,27
Pernambuco 1.044 - 6.085 2.074,17 1.044,06 1.130,00 5.023,95 6.085,15
Mato Grosso do Sul 1.097 - 2.128 1.341,78 1.096,99 1.231,31 1.757,23 2.128,41
Goiás 1.101 - 5.974 2.116,84 1.100,75 1.235,00 4.931,87 5.973,63
Paraíba 1.049 - 1.807 1.168,31 1.048,73 1.051,02 1.492,21 1.807,40
Sergipe 1.052 - 1.577 1.146,96 1.051,94 1.121,78 1.302,04 1.577,07
Rio Grande do Norte 1.045 - 7.302 2.296,79 1.045,00 1.049,00 6.028,80 7.302,26
Pará 1.025 - 1.644 1.132,89 1.024,56 1.098,81 1.357,49 1.644,23
Maranhão 1.049 - 1.619 1.134,87 1.048,81 1.084,48 1.336,67 1.619,01
Amazonas 1.048 - 1.840 1.231,02 1.048,04 1.175,54 1.518,91 1.839,75
Alagoas 1.028 - 1.638 1.154,23 1.027,64 1.100,00 1.352,11 1.637,71
Tocantins 1.047 - 20.492 4.849,23 1.046,67 1.134,26 16.917,96 20.491,53
Piauí 1.056 - 1.706 1.186,06 1.055,91 1.100,00 1.408,89 1.706,49
Rondônia 1.045 - 1.674 1.144,43 1.045,00 1.083,00 1.381,84 1.673,72
Acre 1.053 - 1.880 1.233,78 1.053,49 1.130,00 1.552,07 1.879,91
Roraima 1.045 - 1.604 1.122,53 1.045,00 1.059,00 1.324,33 1.604,07


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Crecheira

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • organizar o trabalho;
  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;

  • Atividades

    • utilizar sucata;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • recortar materiais;
    • elaborar estórias com alunos;
    • confeccionar material pedagógico;
    • corrigir atividades;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar autocontrole;
    • mostrar filmes;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • pintar;
    • investigar interesse do aluno;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • definir objetivos da ação didática;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • registrar observações;
    • definir métodos de avaliação;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar criatividade;
    • dar banho nos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • preencher diário de classe;
    • supervisionar recreio;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • trocar roupa de cama;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • interagir com a comunidade;
    • limpar material;
    • comprar material pedagógico;
    • brincar com os alunos;
    • convocar pais e responsáveis;
    • observar o raciocínio lógico;
    • orientar atividades de desenho;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • desenhar;
    • demonstrar senso de organização;
    • trocar roupa dos alunos;
    • trocar fralda dos alunos;
    • organizar material pedagógico;
    • demonstrar sensibilidade;
    • reciclar material;
    • participar de conselhos;
    • organizar espaços em geral;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • servir alimentação aos alunos;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • colar materiais;
    • auto avaliar-se;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • contornar situações adversas;
    • planejar o roteiro de aula;
    • definir atividades pedagógicas;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • comentar filmes;
    • discutir resultados dos projetos;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • desenvolver atividades com informática;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • contar estórias;
    • orientar higiene pessoal;
    • higienizar brinquedos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • solicitar material pedagógico;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • atualizar-se;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • orientar atividades artísticas;
    • ensinar culinária;
    • preencher fichas de avaliação;
    • organizar eventos na escola;
    • elaborar cronograma;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • administrar biblioteca circulante;
    • demonstrar versatilidade;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • explicar atividades propostas;
    • organizar sala de aula;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • alimentar os alunos;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • ler textos;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • supervisionar refeições;
    • servir como referencial de conduta;
    • selecionar material didático;
    • observar a linguagem;
    • observar a socialização;
    • escrever letras e números;
    • identificar material pedagógico;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • modelar massas e argila;
    • construir regras com os alunos;
    • reestruturar estratégias;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • cantar músicas;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • apresentar regras da escola;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • participar da definição do horário;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • preencher agenda;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • demonstrar afetividade;
    • estabelecer vínculos;
    • observar o desenvolvimento motor;


    Setores que mais contratam Crecheira no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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