Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de maternal

Um Professor de maternal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de maternal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;

  • Atividades

    • participar da definição do horário;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • preencher agenda;
    • trocar roupa de cama;
    • participar de conselhos;
    • demonstrar versatilidade;
    • supervisionar recreio;
    • observar o raciocínio lógico;
    • colar materiais;
    • interagir com a comunidade;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • definir objetivos da ação didática;
    • supervisionar refeições;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • identificar material pedagógico;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • modelar massas e argila;
    • reestruturar estratégias;
    • demonstrar autocontrole;
    • observar a socialização;
    • auto avaliar-se;
    • trocar roupa dos alunos;
    • organizar material pedagógico;
    • higienizar brinquedos;
    • dar banho nos alunos;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • elaborar estórias com alunos;
    • ensinar culinária;
    • alimentar os alunos;
    • explicar atividades propostas;
    • comprar material pedagógico;
    • demonstrar paciência;
    • observar a linguagem;
    • reciclar material;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • comentar filmes;
    • contornar situações adversas;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • limpar material;
    • estabelecer vínculos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • cantar músicas;
    • atualizar-se;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • confeccionar material pedagógico;
    • demonstrar afetividade;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • orientar atividades artísticas;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • elaborar cronograma;
    • orientar atividades de desenho;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • demonstrar sensibilidade;
    • solicitar material pedagógico;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • organizar sala de aula;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir métodos de avaliação;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • organizar espaços em geral;
    • apresentar regras da escola;
    • desenvolver atividades com informática;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • servir alimentação aos alunos;
    • preencher diário de classe;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • orientar higiene pessoal;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • preencher fichas de avaliação;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • recortar materiais;
    • utilizar sucata;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • ler textos;
    • discutir resultados dos projetos;
    • trocar fralda dos alunos;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • mostrar filmes;
    • desenhar;
    • elaborar relatórios;
    • administrar biblioteca circulante;
    • escrever letras e números;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • servir como referencial de conduta;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • registrar observações;
    • contar estórias;
    • brincar com os alunos;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • pintar;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • corrigir atividades;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • organizar eventos na escola;
    • demonstrar criatividade;
    • selecionar material didático;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • investigar interesse do aluno;
    • convocar pais e responsáveis;
    • construir regras com os alunos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • definir atividades pedagógicas;


    Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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