Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de maternal

Um Professor de maternal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,80 e R$ 7.084,18, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de maternal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.290,80 15.489,55 322,70 7,50
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 5.402,70 64.832,35 1.350,67 31,38
Teto Salarial 7.084,18 85.010,12 1.771,04 41,15


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;

  • Atividades

    • corrigir atividades;
    • utilizar sucata;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • definir atividades pedagógicas;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • cantar músicas;
    • pintar;
    • demonstrar senso de organização;
    • organizar sala de aula;
    • contornar situações adversas;
    • elaborar cronograma;
    • convocar pais e responsáveis;
    • confeccionar material pedagógico;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • higienizar brinquedos;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • planejar o roteiro de aula;
    • elaborar estórias com alunos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • colar materiais;
    • demonstrar afetividade;
    • participar da definição do horário;
    • desenvolver atividades com informática;
    • preencher diário de classe;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • servir alimentação aos alunos;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • discutir resultados dos projetos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • supervisionar refeições;
    • limpar material;
    • reestruturar estratégias;
    • demonstrar paciência;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • preencher fichas de avaliação;
    • organizar material pedagógico;
    • contar estórias;
    • ensinar culinária;
    • organizar espaços em geral;
    • dar banho nos alunos;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • trocar roupa dos alunos;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • comprar material pedagógico;
    • definir métodos de avaliação;
    • modelar massas e argila;
    • escrever letras e números;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • mostrar filmes;
    • desenhar;
    • elaborar relatórios;
    • organizar eventos na escola;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • alimentar os alunos;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • observar higiene dos brinquedos;
    • construir regras com os alunos;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • trocar fralda dos alunos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • demonstrar versatilidade;
    • preencher agenda;
    • registrar observações;
    • atualizar-se;
    • comentar filmes;
    • trocar roupa de cama;
    • investigar interesse do aluno;
    • demonstrar sensibilidade;
    • recortar materiais;
    • apresentar regras da escola;
    • identificar material pedagógico;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar autocontrole;
    • explicar atividades propostas;
    • servir como referencial de conduta;
    • interagir com a comunidade;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • brincar com os alunos;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • participar de conselhos;
    • orientar higiene pessoal;
    • orientar atividades artísticas;
    • observar o raciocínio lógico;
    • estabelecer vínculos;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • definir objetivos da ação didática;
    • supervisionar recreio;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • selecionar material didático;
    • orientar atividades de desenho;
    • solicitar material pedagógico;
    • ler textos;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • observar a linguagem;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • reciclar material;
    • demonstrar criatividade;
    • auto avaliar-se;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • observar a socialização;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;


    Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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