Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de jardim da infância

Um Professor de jardim da infância trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de jardim da infância

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;

  • Atividades

    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • definir métodos de avaliação;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • pintar;
    • interagir com a comunidade;
    • escrever letras e números;
    • alimentar os alunos;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • observar a linguagem;
    • cantar músicas;
    • supervisionar recreio;
    • elaborar relatórios;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • atualizar-se;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • identificar material pedagógico;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • ler textos;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • administrar biblioteca circulante;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • confeccionar material pedagógico;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • reestruturar estratégias;
    • elaborar estórias com alunos;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • preencher diário de classe;
    • limpar material;
    • comprar material pedagógico;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • demonstrar sensibilidade;
    • contar estórias;
    • estabelecer vínculos;
    • orientar atividades artísticas;
    • trocar roupa dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • explicar atividades propostas;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • servir alimentação aos alunos;
    • desenhar;
    • contornar situações adversas;
    • selecionar material didático;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • recortar materiais;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • utilizar sucata;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • demonstrar criatividade;
    • desenvolver atividades com informática;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • construir regras com os alunos;
    • mostrar filmes;
    • definir objetivos da ação didática;
    • observar o raciocínio lógico;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • trocar roupa de cama;
    • organizar espaços em geral;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • convocar pais e responsáveis;
    • demonstrar senso de organização;
    • solicitar material pedagógico;
    • colar materiais;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • preencher agenda;
    • demonstrar afetividade;
    • organizar eventos na escola;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • dar banho nos alunos;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • participar da definição do horário;
    • supervisionar refeições;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • elaborar cronograma;
    • discutir resultados dos projetos;
    • orientar higiene pessoal;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • trocar fralda dos alunos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • demonstrar paciência;
    • servir como referencial de conduta;
    • participar de conselhos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • preencher fichas de avaliação;
    • modelar massas e argila;
    • auto avaliar-se;
    • demonstrar versatilidade;
    • comentar filmes;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • investigar interesse do aluno;
    • higienizar brinquedos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • orientar atividades de desenho;
    • definir atividades pedagógicas;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • ensinar culinária;
    • organizar sala de aula;
    • corrigir atividades;
    • apresentar regras da escola;
    • organizar material pedagógico;
    • registrar observações;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • planejar o roteiro de aula;
    • brincar com os alunos;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • demonstrar autocontrole;
    • reciclar material;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • observar a socialização;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;


    Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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