Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de jardim da infância

Um Professor de jardim da infância trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de jardim da infância

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • organizar o trabalho;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • comentar filmes;
    • definir objetivos da ação didática;
    • recortar materiais;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • estabelecer vínculos;
    • escrever letras e números;
    • desenvolver atividades com informática;
    • preencher fichas de avaliação;
    • elaborar cronograma;
    • dar banho nos alunos;
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • construir regras com os alunos;
    • organizar sala de aula;
    • preencher agenda;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • demonstrar criatividade;
    • colar materiais;
    • demonstrar versatilidade;
    • observar o raciocínio lógico;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • selecionar material didático;
    • trocar roupa de cama;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • explicar atividades propostas;
    • limpar material;
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • atualizar-se;
    • ler textos;
    • preencher diário de classe;
    • observar a linguagem;
    • comprar material pedagógico;
    • higienizar brinquedos;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • pintar;
    • cantar músicas;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • contar estórias;
    • orientar atividades artísticas;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • auto avaliar-se;
    • corrigir atividades;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • solicitar material pedagógico;
    • reciclar material;
    • servir alimentação aos alunos;
    • demonstrar autocontrole;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • orientar higiene pessoal;
    • interagir com a comunidade;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • desenhar;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • trocar fralda dos alunos;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • demonstrar senso de organização;
    • servir como referencial de conduta;
    • mostrar filmes;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • demonstrar afetividade;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • contornar situações adversas;
    • participar de conselhos;
    • supervisionar refeições;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • participar da definição do horário;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • organizar espaços em geral;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • orientar atividades de desenho;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • definir métodos de avaliação;
    • organizar eventos na escola;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • confeccionar material pedagógico;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • apresentar regras da escola;
    • trocar roupa dos alunos;
    • definir atividades pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • investigar interesse do aluno;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • reestruturar estratégias;
    • utilizar sucata;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • elaborar relatórios;
    • registrar observações;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar estórias com alunos;
    • supervisionar recreio;
    • organizar material pedagógico;
    • administrar biblioteca circulante;
    • modelar massas e argila;
    • demonstrar sensibilidade;
    • planejar o roteiro de aula;
    • alimentar os alunos;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • ensinar culinária;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • brincar com os alunos;
    • demonstrar paciência;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • identificar material pedagógico;
    • desenvolver atividades artísticas;
    • observar a socialização;
    • convocar pais e responsáveis;
    • discutir resultados dos projetos;


    Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional