Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;

Atividades

  • pintar;
  • dar banho nos alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • orientar atividades artísticas;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • cantar músicas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • interagir com a comunidade;
  • demonstrar afetividade;
  • demonstrar versatilidade;
  • colar materiais;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • organizar sala de aula;
  • supervisionar refeições;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • comprar material pedagógico;
  • observar a linguagem;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • definir objetivos da ação didática;
  • preencher fichas de avaliação;
  • atualizar-se;
  • ensinar culinária;
  • selecionar material didático;
  • modelar massas e argila;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • trocar fralda dos alunos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • escrever letras e números;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • estabelecer vínculos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • elaborar cronograma;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • orientar atividades de desenho;
  • reciclar material;
  • desenvolver atividades com informática;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • ler textos;
  • construir regras com os alunos;
  • supervisionar recreio;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • elaborar relatórios;
  • solicitar material pedagógico;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • convocar pais e responsáveis;
  • desenhar;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • preencher agenda;
  • orientar higiene pessoal;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • organizar espaços em geral;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • elaborar estórias com alunos;
  • alimentar os alunos;
  • organizar eventos na escola;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • registrar observações;
  • servir alimentação aos alunos;
  • utilizar sucata;
  • reestruturar estratégias;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • observar o raciocínio lógico;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • investigar interesse do aluno;
  • preencher diário de classe;
  • trocar roupa de cama;
  • mostrar filmes;
  • contar estórias;
  • demonstrar criatividade;
  • administrar biblioteca circulante;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • demonstrar senso de organização;
  • apresentar regras da escola;
  • identificar material pedagógico;
  • discutir resultados dos projetos;
  • comentar filmes;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • participar da definição do horário;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • contornar situações adversas;
  • limpar material;
  • organizar material pedagógico;
  • definir métodos de avaliação;
  • observar a socialização;
  • corrigir atividades;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • auto avaliar-se;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • participar de conselhos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • brincar com os alunos;
  • trocar roupa dos alunos;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • servir como referencial de conduta;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • explicar atividades propostas;
  • recortar materiais;
  • desenvolver capacidades emocionais;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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