Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • ensinar alunos;
  • organizar o trabalho;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • planejar ações didáticas;

Atividades

  • corrigir atividades;
  • dar banho nos alunos;
  • preencher agenda;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • estabelecer vínculos;
  • mostrar filmes;
  • demonstrar senso de organização;
  • supervisionar recreio;
  • trabalhar em equipe;
  • registrar observações;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • demonstrar criatividade;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • demonstrar afetividade;
  • definir métodos de avaliação;
  • colar materiais;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • recortar materiais;
  • ler textos;
  • alimentar os alunos;
  • supervisionar refeições;
  • modelar massas e argila;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • comentar filmes;
  • definir objetivos da ação didática;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • servir como referencial de conduta;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • desenvolver atividades com informática;
  • orientar atividades artísticas;
  • ensinar culinária;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • observar a socialização;
  • identificar material pedagógico;
  • interagir com a comunidade;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • elaborar estórias com alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • apresentar projeto aos alunos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • trocar fralda dos alunos;
  • participar de conselhos;
  • elaborar relatórios;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • organizar eventos na escola;
  • auto avaliar-se;
  • selecionar material didático;
  • desenhar;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar autocontrole;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • elaborar cronograma;
  • orientar atividades de desenho;
  • construir regras com os alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • trocar roupa de cama;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • organizar espaços em geral;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • reciclar material;
  • discutir resultados dos projetos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • servir alimentação aos alunos;
  • trocar roupa dos alunos;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • cantar músicas;
  • pintar;
  • demonstrar versatilidade;
  • contornar situações adversas;
  • reestruturar estratégias;
  • observar a linguagem;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • organizar sala de aula;
  • convocar pais e responsáveis;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar sensibilidade;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • brincar com os alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • atualizar-se;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • preencher fichas de avaliação;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • organizar material pedagógico;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • escrever letras e números;
  • preencher diário de classe;
  • utilizar sucata;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • confeccionar material pedagógico;
  • limpar material;
  • explicar atividades propostas;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • solicitar material pedagógico;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • orientar higiene pessoal;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • contar estórias;
  • apresentar regras da escola;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • investigar interesse do aluno;
  • administrar biblioteca circulante;
  • avaliar atividades dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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