Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de jardim da infância

Um Professor de jardim da infância trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.153,10 e R$ 8.572,33, com a média salarial de R$ 2.734,20 e o salário mediana em R$ 1.567,54 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de jardim da infância

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.734,20 32.810,36 683,55 15,88
1º Quartil 1.153,10 13.837,25 288,28 6,70
Salário Mediana 1.567,54 18.810,48 391,89 9,10
3º Quartil 6.537,63 78.451,53 1.634,41 37,97
Teto Salarial 8.572,33 102.868,00 2.143,08 49,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.308 - 23.070 6.182,68 1.308,07 2.380,72 19.046,39 23.069,56
Porto Alegre - RS 1.057 - 2.713 1.560,60 1.056,98 1.514,44 2.239,82 2.712,94
Rio de Janeiro - RJ 1.112 - 11.325 3.275,97 1.112,01 1.288,95 9.349,60 11.324,52
Caxias do Sul - RS 1.377 - 2.462 1.620,81 1.376,61 1.534,17 2.032,24 2.461,51
Juiz de Fora - MG 1.257 - 1.899 1.378,27 1.257,17 1.300,57 1.568,01 1.899,22
Belo Horizonte - MG 1.347 - 3.598 2.130,57 1.346,70 2.107,90 2.970,31 3.597,73
Campinas - SP 1.656 - 3.414 2.046,76 1.656,31 1.860,31 2.818,49 3.413,84
Osasco - SP 1.743 - 2.631 2.022,97 1.742,77 2.087,31 2.171,78 2.630,52
Curitiba - PR 1.169 - 2.635 1.579,67 1.168,82 1.505,32 2.175,76 2.635,34
Garça - SP 1.800 - 2.875 2.027,61 1.800,48 1.885,44 2.373,82 2.875,24
Videira - SC 2.580 - 4.437 3.374,23 2.580,45 3.662,95 3.662,95 4.436,67
Ipatinga - MG 1.626 - 2.473 1.803,90 1.625,59 1.783,00 2.041,33 2.472,52
Salvador - BA 1.143 - 3.283 1.803,05 1.143,06 1.650,00 2.710,66 3.283,24
Uberlândia - MG 1.160 - 2.797 1.679,04 1.160,44 1.621,28 2.308,85 2.796,54
Ponta Grossa - PR 1.628 - 10.378 4.529,12 1.627,82 4.204,46 8.567,94 10.377,75
Canoas - RS 1.350 - 2.162 1.552,87 1.350,45 1.529,01 1.784,93 2.161,96
Contagem - MG 1.422 - 2.350 1.670,11 1.422,18 1.640,00 1.940,42 2.350,29
Florianópolis - SC 1.230 - 3.370 1.891,43 1.230,23 1.647,90 2.781,91 3.369,53
Niterói - RJ 1.352 - 5.174 2.485,21 1.351,55 1.992,53 4.272,04 5.174,42
Fortaleza - CE 960 - 2.792 1.419,78 960,35 1.200,00 2.305,12 2.792,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 12.490 3.881,82 1.312,66 1.932,96 10.311,81 12.489,97
Rio Grande do Sul 1.146 - 3.271 1.732,18 1.145,61 1.529,01 2.700,88 3.271,39
Minas Gerais 1.188 - 8.235 2.772,84 1.188,39 1.534,00 6.798,59 8.234,65
Rio de Janeiro 1.126 - 8.662 2.761,62 1.126,25 1.344,60 7.151,05 8.661,56
Santa Catarina 1.189 - 4.644 2.125,36 1.188,96 1.700,00 3.834,50 4.644,46
Paraná 1.105 - 5.189 2.089,36 1.105,09 1.408,88 4.284,17 5.189,11
Bahia 1.031 - 2.886 1.556,49 1.031,17 1.410,00 2.382,54 2.885,81
Pernambuco 1.048 - 4.509 1.907,32 1.047,55 1.391,00 3.722,65 4.508,98
Goiás 1.118 - 3.796 1.887,53 1.117,65 1.525,17 3.134,10 3.796,12
Mato Grosso do Sul 1.144 - 6.972 2.558,99 1.144,00 1.696,13 5.756,19 6.972,07
Ceará 977 - 10.718 3.049,53 977,28 1.123,77 8.848,55 10.717,63
Mato Grosso 1.286 - 6.010 2.421,10 1.286,18 1.630,00 4.962,29 6.010,47
Maranhão 1.038 - 3.119 1.514,96 1.037,98 1.279,09 2.575,25 3.119,22
Distrito Federal 1.230 - 3.514 1.776,92 1.230,09 1.434,30 2.901,50 3.514,38
Rio Grande do Norte 1.076 - 13.049 3.594,30 1.075,59 1.260,00 10.773,10 13.048,70
Amazonas 1.045 - 2.254 1.323,63 1.045,00 1.200,00 1.861,13 2.254,25
Pará 1.138 - 5.226 2.174,98 1.138,21 1.490,10 4.314,41 5.225,75
Espírito Santo 1.090 - 2.629 1.503,95 1.089,87 1.344,01 2.170,92 2.629,48
Alagoas 1.067 - 2.266 1.298,63 1.067,32 1.147,25 1.870,91 2.266,11
Paraíba 1.052 - 2.569 1.359,41 1.052,23 1.100,00 2.120,77 2.568,74
Sergipe 1.045 - 6.934 2.289,94 1.045,00 1.124,75 5.724,89 6.934,16
Rondônia 1.199 - 4.893 2.206,86 1.199,09 1.600,00 4.039,75 4.893,07
Piauí 1.076 - 2.480 1.407,57 1.075,77 1.307,09 2.047,13 2.479,55
Tocantins 1.069 - 2.302 1.360,69 1.069,41 1.250,00 1.900,78 2.302,28
Amapá 1.098 - 1.453 1.168,57 1.098,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Acre 1.120 - 1.453 1.138,46 1.120,00 1.120,00 1.200,00 1.453,48
Roraima 1.045 - 1.565 1.107,95 1.045,00 1.045,00 1.292,02 1.564,93


Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • construir regras com os alunos;
    • supervisionar refeições;
    • cantar músicas;
    • colar materiais;
    • elaborar estórias com alunos;
    • demonstrar paciência;
    • organizar sala de aula;
    • observar higiene dos brinquedos;
    • escrever letras e números;
    • comentar filmes;
    • demonstrar senso de organização;
    • debater projeto com direção e coordenação;
    • contornar situações adversas;
    • dramatizar estórias e músicas;
    • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
    • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
    • desenvolver capacidades intelectuais;
    • participar da definição do horário;
    • observar a socialização;
    • alimentar os alunos;
    • ler textos;
    • registrar observações;
    • utilizar sucata;
    • supervisionar entrada e saída dos alunos;
    • comprar material pedagógico;
    • observar a linguagem;
    • organizar espaço para momento do sono e descanso;
    • contar estórias;
    • corrigir atividades;
    • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
    • organizar espaços em geral;
    • trabalhar em equipe;
    • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
    • convocar pais e responsáveis;
    • participar da associação de pais e mestres;
    • preencher diário de classe;
    • limpar sala de aula e mobiliário;
    • interagir com a comunidade;
    • desenvolver atividades com informática;
    • estabelecer vínculos;
    • preencher agenda;
    • determinar parâmetros do projeto;
    • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
    • pintar;
    • reestruturar estratégias;
    • demonstrar autocontrole;
    • organizar material pedagógico;
    • preencher fichas de avaliação;
    • solicitar material pedagógico;
    • definir objetivos da ação didática;
    • visitar locais para eventos extracurriculares;
    • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
    • organizar pastas de atividades dos alunos;
    • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
    • administrar biblioteca circulante;
    • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
    • organizar eventos na escola;
    • reunir-se com pais e responsáveis;
    • planejar o roteiro de aula;
    • participar de eventos de qualificação profissional;
    • criar espaço para brincadeiras;
    • avaliar atividades dos alunos;
    • discutir plano de aula com coordenação e direção;
    • explicar atividades propostas;
    • trocar fralda dos alunos;
    • discutir resultados dos projetos;
    • ensinar culinária;
    • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
    • trocar roupa dos alunos;
    • orientar atividades de desenho;
    • selecionar material didático;
    • definir técnica de trabalho (estratégias);
    • participar de conselhos;
    • modelar massas e argila;
    • elaborar relatórios;
    • orientar higiene pessoal;
    • demonstrar afetividade;
    • auto avaliar-se;
    • desenvolver capacidades emocionais;
    • observar o raciocínio lógico;
    • investigar interesse do aluno;
    • higienizar brinquedos;
    • identificar material pedagógico;
    • organizar eventos extracurriculares;
    • criar jogos e brincadeiras;
    • apresentar regras da escola;
    • orientar atividades com jogos e brinquedos;
    • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
    • conversar com alunos (roda da conversa);
    • servir alimentação aos alunos;
    • brincar com os alunos;
    • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
    • desenvolver capacidades motoras;
    • participar da elaboração de calendário escolar;
    • demonstrar criatividade;
    • definir métodos de avaliação;
    • reunir-se com a coordenação e a direção;
    • apresentar projeto aos alunos;
    • dar banho nos alunos;
    • demonstrar versatilidade;
    • trocar roupa de cama;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar cronograma;
    • encaminhar alunos para outros profissionais;
    • recortar materiais;
    • desenhar;
    • servir como referencial de conduta;
    • supervisionar momento do sono e descanso;
    • atualizar-se;
    • confeccionar material pedagógico;
    • definir atividades pedagógicas;
    • observar o desenvolvimento motor;
    • limpar material;
    • supervisionar recreio;
    • conferir cadastro dos alunos;
    • orientar atividades artísticas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • mostrar filmes;
    • reciclar material;
    • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
    • desenvolver atividades artísticas;


    Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Ensino médio
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista