Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de circo no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- atuar no ensino da arte;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- demonstrar competências pessoais;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
Atividades
- dar palestras e conferências;
- elaborar relatórios;
- assessorar a mídia;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- constituir equipes de trabalho;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- coordenar grupos de pesquisa;
- definir grades curriculares;
- ministrar oficinas e minicursos;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- analisar processos de criação artística;
- participar de bancas de concurso;
- coordenar publicações;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- analisar processos de recepção artística;
- definir carga horária;
- definir programas de cursos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- prestar atendimento a alunos;
- organizar exposições;
- emitir pareceres;
- assessorar grupos artísticos;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- participar de debates na mídia;
- identificar pré-requisitos;
- programar espetáculos;
- coordenar cursos;
- coordenar grupos de estudo;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- assessorar editoras;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- avaliar alunos;
- difundir resultados de pesquisa;
- demonstrar percepção estética;
- dar entrevistas;
- definir objetivos de cursos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- coordenar comissões;
- organizar festivais e mostras;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- programar palestras e conferências;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- elaborar projetos de pesquisa;
- supervisionar alunos em estágios;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- participar de comissões;
- demonstrar atitude crítica;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- elaborar ementas;
- supervisionar produções de natureza artística;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- assessorar entidades de ensino;
- organizar oficinas e minicursos;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- prestar consultoria;
- trabalhar em equipe;
- participar da definição de políticas culturais;
- realizar curadoria;
- participar de conselhos editoriais;
Setores que mais contratam Professor de circo no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental