Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de circo no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- atuar no ensino da arte;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
Atividades
- participar de seminários colóquios e congressos;
- definir objetivos de cursos;
- participar da definição de políticas culturais;
- definir programas de cursos;
- avaliar alunos;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- demonstrar atitude crítica;
- constituir equipes de trabalho;
- organizar festivais e mostras;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- supervisionar produções de natureza artística;
- coordenar comissões;
- organizar oficinas e minicursos;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- participar de comissões;
- elaborar relatórios;
- analisar processos de recepção artística;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- participar de bancas de concurso;
- definir grades curriculares;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- prestar atendimento a alunos;
- realizar curadoria;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- coordenar cursos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- assessorar grupos artísticos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- programar espetáculos;
- dar palestras e conferências;
- coordenar grupos de estudo;
- emitir pareceres;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- trabalhar em equipe;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- demonstrar percepção estética;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- assessorar a mídia;
- ministrar oficinas e minicursos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- elaborar projetos de pesquisa;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- participar de conselhos editoriais;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- dar entrevistas;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- definir carga horária;
- programar palestras e conferências;
- participar de debates na mídia;
- elaborar ementas;
- coordenar publicações;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- identificar pré-requisitos;
- analisar processos de criação artística;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- supervisionar alunos em estágios;
- organizar exposições;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- difundir resultados de pesquisa;
- prestar consultoria;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- assessorar editoras;
- assessorar entidades de ensino;
Setores que mais contratam Professor de circo no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental