Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de teatro no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de circo no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- coordenar comissões;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- supervisionar produções de natureza artística;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- analisar processos de recepção artística;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- assessorar entidades de ensino;
- demonstrar atitude crítica;
- definir grades curriculares;
- elaborar ementas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- demonstrar percepção estética;
- programar palestras e conferências;
- definir objetivos de cursos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- identificar pré-requisitos;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- participar de debates na mídia;
- supervisionar alunos em estágios;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- emitir pareceres;
- coordenar grupos de pesquisa;
- elaborar projetos de pesquisa;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- constituir equipes de trabalho;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- organizar festivais e mostras;
- trabalhar em equipe;
- analisar processos de criação artística;
- participar de bancas de concurso;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar grupos artísticos;
- avaliar alunos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- ministrar oficinas e minicursos;
- coordenar grupos de estudo;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- dar entrevistas;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- prestar consultoria;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- participar de comissões;
- realizar curadoria;
- definir carga horária;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- prestar atendimento a alunos;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- participar da definição de políticas culturais;
- coordenar cursos;
- coordenar publicações;
- definir programas de cursos;
- assessorar a mídia;
- organizar oficinas e minicursos;
- organizar exposições;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- participar de conselhos editoriais;
- difundir resultados de pesquisa;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- elaborar relatórios;
- dar palestras e conferências;
- programar espetáculos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- assessorar editoras;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
Setores que mais contratam Professor de circo no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental