Salário para o cargo de Professor de circo no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de circo no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de circo no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • planejar cursos;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • elaborar projetos de pesquisa;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • coordenar publicações;
  • constituir equipes de trabalho;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • dar entrevistas;
  • programar palestras e conferências;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • elaborar relatórios;
  • prestar atendimento a alunos;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • participar de debates na mídia;
  • coordenar comissões;
  • coordenar cursos;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • elaborar ementas;
  • organizar festivais e mostras;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • avaliar alunos;
  • participar de conselhos editoriais;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • realizar curadoria;
  • prestar consultoria;
  • assessorar a mídia;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • programar espetáculos;
  • trabalhar em equipe;
  • dar palestras e conferências;
  • analisar processos de criação artística;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • definir programas de cursos;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • assessorar grupos artísticos;
  • definir grades curriculares;
  • organizar exposições;
  • demonstrar percepção estética;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • participar de bancas de concurso;
  • definir objetivos de cursos;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • emitir pareceres;
  • assessorar editoras;
  • assessorar entidades de ensino;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • participar de comissões;
  • coordenar grupos de estudo;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • definir carga horária;
  • demonstrar atitude crítica;
  • identificar pré-requisitos;
  • analisar processos de recepção artística;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;


Setores que mais contratam Professor de circo no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens