Salário para o cargo de Professor de circo no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de circo no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

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Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de circo no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • atuar no ensino da arte;

Atividades

  • avaliar alunos;
  • identificar pré-requisitos;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • dar entrevistas;
  • definir programas de cursos;
  • trabalhar em equipe;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • organizar festivais e mostras;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • elaborar ementas;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • assessorar editoras;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • participar de conselhos editoriais;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar de bancas de concurso;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • programar palestras e conferências;
  • constituir equipes de trabalho;
  • programar espetáculos;
  • prestar consultoria;
  • definir grades curriculares;
  • coordenar publicações;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • coordenar cursos;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • emitir pareceres;
  • coordenar comissões;
  • definir carga horária;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • demonstrar atitude crítica;
  • elaborar relatórios;
  • analisar processos de criação artística;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • assessorar a mídia;
  • analisar processos de recepção artística;
  • assessorar grupos artísticos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • participar de debates na mídia;
  • prestar atendimento a alunos;
  • realizar curadoria;
  • coordenar grupos de estudo;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • assessorar entidades de ensino;
  • demonstrar percepção estética;
  • dar palestras e conferências;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • definir objetivos de cursos;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • participar de comissões;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • organizar exposições;


Setores que mais contratam Professor de circo no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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