Salário para o cargo de Professor de teatro no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisa em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no ensino da arte;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • definir grades curriculares;
  • emitir pareceres;
  • avaliar alunos;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de debates na mídia;
  • elaborar ementas;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • coordenar grupos de estudo;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • elaborar relatórios;
  • participar de bancas de concurso;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • analisar processos de recepção artística;
  • coordenar comissões;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • prestar atendimento a alunos;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • organizar exposições;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • demonstrar percepção estética;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • definir carga horária;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • demonstrar atitude crítica;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • definir objetivos de cursos;
  • assessorar a mídia;
  • assessorar editoras;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • organizar festivais e mostras;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • coordenar cursos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • definir programas de cursos;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • programar palestras e conferências;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • assessorar grupos artísticos;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • participar de conselhos editoriais;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • participar de comissões;
  • coordenar publicações;
  • assessorar entidades de ensino;
  • dar entrevistas;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • programar espetáculos;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • identificar pré-requisitos;
  • analisar processos de criação artística;
  • constituir equipes de trabalho;
  • realizar curadoria;
  • dar palestras e conferências;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • prestar consultoria;


Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Arte educador
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Arte educador