Salário para o cargo de Professor de dança no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de dança no ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Quanto ganha um Professor de dança no ensino superior

Um Professor de dança no ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.991,32 e R$ 9.216,41, com a média salarial de R$ 4.203,72 e o salário mediana em R$ 3.312,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de dança no ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.203,72 50.444,64 1.050,93 28,02
1º Quartil 1.991,32 23.895,84 497,83 13,28
Salário Mediana 3.312,00 39.744,00 828,00 22,08
3º Quartil 7.609,13 91.309,56 1.902,28 50,73
Teto Salarial 9.216,41 110.596,92 2.304,10 61,44


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de dança no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • planejar cursos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • atuar no ensino da arte;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • desenvolver pesquisa em artes;

Atividades

  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • dar entrevistas;
  • definir objetivos de cursos;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • definir carga horária;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • dar palestras e conferências;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • programar espetáculos;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • participar de debates na mídia;
  • avaliar alunos;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • analisar processos de criação artística;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • assessorar entidades de ensino;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • coordenar grupos de estudo;
  • coordenar comissões;
  • elaborar ementas;
  • constituir equipes de trabalho;
  • analisar processos de recepção artística;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • coordenar cursos;
  • organizar exposições;
  • emitir pareceres;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar pré-requisitos;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • realizar curadoria;
  • participar de conselhos editoriais;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • prestar atendimento a alunos;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • demonstrar percepção estética;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • coordenar publicações;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • programar palestras e conferências;
  • organizar festivais e mostras;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • prestar consultoria;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • elaborar relatórios;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • demonstrar atitude crítica;
  • assessorar a mídia;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • participar de bancas de concurso;
  • definir programas de cursos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • assessorar grupos artísticos;
  • assessorar editoras;
  • definir grades curriculares;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • participar de comissões;


Setores que mais contratam Professor de dança no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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