Salário para o cargo de Professor de circo no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de circo no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de circo no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • atuar no ensino da arte;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;

Atividades

  • participar de comissões;
  • assessorar a mídia;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • demonstrar percepção estética;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • coordenar comissões;
  • programar palestras e conferências;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • elaborar relatórios;
  • participar de bancas de concurso;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • definir carga horária;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • emitir pareceres;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • avaliar alunos;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • prestar atendimento a alunos;
  • participar de conselhos editoriais;
  • organizar festivais e mostras;
  • definir grades curriculares;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • participar de debates na mídia;
  • prestar consultoria;
  • analisar processos de recepção artística;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • coordenar grupos de estudo;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • assessorar editoras;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • constituir equipes de trabalho;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • definir programas de cursos;
  • definir objetivos de cursos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • organizar exposições;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • dar palestras e conferências;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • coordenar publicações;
  • elaborar ementas;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • demonstrar atitude crítica;
  • assessorar entidades de ensino;
  • analisar processos de criação artística;
  • realizar curadoria;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • identificar pré-requisitos;
  • dar entrevistas;
  • programar espetáculos;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • coordenar cursos;
  • trabalhar em equipe;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • assessorar grupos artísticos;


Setores que mais contratam Professor de circo no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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